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Sedese municipaliza serviços prestados pelo Sine no Triângulo Mineiro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está municipalizando os serviços prestados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A municipalização promove uma aproximação do Sine com o cidadão e permite que a prefeitura possa prestar os serviços de forma focada e direcionada para as demandas do município.

Apesar da mudança, o atendimento do Sine/Uberlândia ao cidadão não será alterado. Os serviços de intermediação de mão de obra e habilitação ao Seguro-Desemprego serão mantidos. A prefeitura está estudando a possibilidade de mudança de endereço da unidade, mas ainda não há uma definição.

Vale ressaltar que a unidade está momentaneamente com o atendimento presencial suspenso, devido aos impactos causados pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, assim que ela retomar as atividades presenciais, já será sob a gestão do município.

Sedese lança campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, lança hoje a “Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa diante a Pandemia de Covid-19”, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil em ações que valorizem os idosos e previnam quaisquer tipos de violência sofrida por essa população, incluindo no período de isolamento social.

Lançada no Dia Mundial de Combate à Violência contra Pessoas Idosas (15 de junho), as ações utilizarão da tecnologia para se aproximar da sociedade. Através de mídias digitais, como podcasts e transmissões ao vivo pela internet, a campanha visa reforçar que o cuidado é uma das melhores formas de se prevenir a violência - não apenas física, mas também psicológica - contra a pessoa idosa, uma vez que essa população acaba se tornando invisibilizada ao longo do tempo. 

A identidade da campanha contém uma série de peças publicitárias, que abordam o benefício do cuidado para o processo de envelhecimento ativo, autônomo e saudável e também as consequências causadas na pessoa idosa acometida pela violência. Um Selo Social Digital integra o material, que será amplamente divulgado em redes sociais e enviado à rede de atendimento e proteção à pessoa idosa, além dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa.

Transmissões pela internet

Serão realizadas três lives entre hoje e 29 de junho. A primeira, que começa às 15h, vai abordar o cenário da violência em Minas Gerais, inclusive em relação às medidas protetivas e o período de quarentena, através da ótica do Sistema de Garantia dos Direitos. A conversa terá participação de representantes do Ministério Público de MG, Delegacia Especializada de Proteção e de Crimes Contra o Idoso e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/MG).

Na próxima semana, o assunto abordado na segunda-feira (22) será a cultura do cuidado na perspectiva do envelhecimento ativo, observando as consequências da Covid-19. A abordagem foca no cuidado ao longo da vida, e também nas consequências causadas pelo novo coronavírus. O debate conta com a presença da profa. Natália Horta (PUC/MG), representantes da regional mineira Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A transmissão também tem início às 15h.

A terceira live será no dia 29/06, às 15h, e vai tratar da importância da função protetiva nos diversos eixos da sociedade como forma de prevenção à violência, enfatizando que, em tempos de pandemia, medidas de como o distanciamento social são diferentes da falta de afeto ou abandono do idoso. A conversa terá a participação da Subsecretaria Subsecretaria de Assistência Social (SUBAS), Conselho Regional de Psicologia (CRP/MG) e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CEMAIS). 

As transmissões são abertas à toda a sociedade, e serão realizadas pelo canal da Sedese no YouTube.

Diversidade de formatos

Além das transmissões ao vivo, a campanha também conta com a divulgação de podcasts — episódios sonoros, com formato similar à um programa de rádio, mas que podem ser ouvidos no momento em que o usuário desejar. O conteúdo foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.

Um dos episódios disponíveis é, justamente, sobre violência contra pessoa idosa. Além dele, é possível encontrar programas que abordam as formas de prevenção ao coronavírus, direito do consumidor, saúde mental, qualidade do sono e muitos outros. Os episódios estão disponíveis para todos, gratuitamente, no Portal SER-DH.

 

Centrais de Libras da Sedese vão fornecer intérpretes para lives em Direitos Humanos

A Central de Libras da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) irá disponibilizar profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar, prioritariamente, pessoas com deficiência que queiram fazer lives durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, havendo disponibilidade de profissionais, o auxílio poderá ser estendido para outras pautas de direitos humanos.

Segundo o coordenador de Articulação e Atenção à Pessoa com Deficiência da Sedese Wesley Barbosa, atualmente são quatro intérpretes das Centrais de Interpretação de Libras de Belo Horizonte e de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele conta que foi criado um protocolo que estabelece no mínimo 5 dias de prazo para a solicitação do profissional de Libras para que haja o atendimento.

“A Covid-19 gerou essa possibilidade de interação maior com vários públicos, mostrou o quanto é importante trabalhar a acessibilidade”, afirmou Wesley Barbosa, enfatizando que as lives vieram para ficar.

Os interessados em fazer lives devem entrar em contato pelo telefone (32) 98816-3711 para fazer a reserva dos intérpretes. As Centrais de Interpretação de Libras foram criadas para auxiliar as pessoas surdas na intermediação de consultas médicas, atendimentos em bancos e em audiências, entre outras atividades. No entanto, neste momento de pandemia, têm sido muito acionadas por meio da rede hospitalar.

A youtuber Mayra Ribeiro de Oliveira do canal “Não viu, a Mayra vê”, foi a primeira a fazer uma live utilizando um intérprete de libras, que abordou a moda inclusiva para as pessoas com deficiência. Ela, como intermediadora, Isadora Nascimento, uma deficiente visual, e Patrícia Lourete, que tem deficiência física, falaram sobre a questão da moda.

“A intérprete de Libras foi fundamental para garantir o acesso da pessoa com surdez à live. Acredito que é necessário um intérprete pensando na questão da inclusão no sentido de que essas pessoas têm a possibilidade de assistir às transmissões com equiparação de direitos. E quando falo de equiparar direitos, penso na questão de trazer oportunidades iguais, respeitando as diferenças”, enfatizou Mayra, que é assistente social, feminista, poetiza e faz parte da Secretaria de Equidade de Gênero da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Ela considera um avanço a Central de Interpretação de Libras poder garantir essa oportunidade às pessoas.

Nesta quarta-feira (10), a prefeitura de Uberaba vai transmitir o evento “Falando sobre Dislexia, TDAH e Direitos das Pessoas com Deficiência em tempo de pandemia”, com a participação de um intérprete de Libras. A live contará com a neuropsicopedagoga Michelli Sabatini, presidente do Instituto Avivar, com Anderson Luís Coelho, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais (Conped-MG) e com o presidente do Conped/MG, Roberto Carlos Pinto.

Arte Salva: solicitações de donativos já podem ser realizadas

Elaborado através de uma parceria entre o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e mais de 50 órgãos e entidades parceiras, o AR.TE SALVA foi concebido para dar suporte emergencial a profissionais e comunidades dos setores da Cultura e Turismo de Minas Gerais, afetados diretamente pelas restrições sociais causadas pela pandemia de Covid-19. Objetiva-se também dar atenção aos povos e comunidades tradicionais, importantes integrantes da cadeia da turístico-cultural, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade.

Um dos objetivos da campanha é a arrecadação de donativos, especialmente cestas básicas e produtos alimentícios, para distribuir aos segmentos da cultura e do turismo, buscando garantir a segurança alimentar desses públicos. Para isso, os grupos, comunidades e instituições devem enviar as solicitações para os Conselhos de Direitos, órgãos responsáveis por definirem os contemplados, uma vez que seus membros são eleitos para representar seus segmentos.

Os conselhos responsáveis por levantar, receber e validar as listagens dos atendidos pela campanha são: Conselho Estadual de Cultura (CONSEC); Conselho Estadual de Turismo (CET); Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR) e a Comissão Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CEPCT).
A solicitação deve conter o nome da comunidade/instituição, a quantidade de cestas básicas solicitadas, o município onde o grupo está localizado e os dados de contato de representantes, como nome, telefone e e-mail.

Confira os endereços disponibilizados para envio das listas:
Cultura
CONSEC –
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Turismo
CET - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Povos e Comunidades Tradicionais
CEPCT - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Igualdade Racial
CONEPIR - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sedese incentiva e apoia participação de mineiros em evento sobre os impactos econômicos provocados pelo Coronavírus

 

Frente aos novos impactos econômicos provocados pela pandemia de COVID-19, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lançou um desafio público convidando brasileiros das mais diversas áreas para desenvolver soluções tecnológicas que contribuam para a recolocação profissional, capacitação e empreendedorismo nesse contexto.

O evento “Desafio ENAP Coronathon – Enfrentando os impactos econômicos” é um hackathon totalmente on-line, realizado em parceria com a Microsoft Brasil, que acontecerá de 10 a 14 de junho, a partir das seguintes etapas:

 

  1. Formação das equipes disciplinares;
  2. Imersão – Identificação e conhecimento do problema;
  3. Geração de ideias;
  4. Prototipação – transformação das ideias em algo concreto;
  5. Solução final para o desafio.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, participou da idealização do Coronathon e vai atuar na composição da mentoria do evento, com orientação aos participantes no desenvolvimento das melhores soluções e esclarecendo de dúvidas.

Os participantes se dedicarão a discutir sobre o seguinte desafio: "Como podemos oferecer a melhor orientação profissional aos trabalhadores para a ocupação de vagas de emprego e para o empreendedorismo?"

A expectativa da ENAP, a partir da proposta trazida pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia, é gerar ideias, conhecimentos e soluções que ajudem a melhorar as condições de geração de emprego e renda, a partir de iniciativas de análises de dados.

As inscrições para participar do hackathon poderão ser feitas até às 17h do dia 10 de junho, por meio do site da ENAP ( clique aqui ), onde também está disponível o regulamento para participar do evento.

No dia 17 de junho, serão divulgadas as soluções selecionadas que receberão uma premiação de até R$8 mil.

 

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