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Sedese realiza ciclo de palestras voltadas para o Esporte de Rendimento

A partir da próxima segunda-feira (29), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realiza a primeira edição da Semana do Conhecimento, com um ciclo de palestras que abordam o Esporte de Rendimento. A iniciativa acontece por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp). Serão cinco palestras entre os dias 30/6 e 3/7. O conteúdo é destinado a atletas de alto rendimento, treinadores, gestores esportivos e demais agentes ligados ao esporte.

As palestras serão realizadas virtualmente, como forma de prevenção e combate à disseminação da Covid-19. O objetivo é compartilhar experiências e vivências de profissionais do esporte de rendimento, sobre temas relevantes para quem atua no meio esportivo e também para os atletas que estão buscando inserção em outras áreas do mercado de trabalho. Os vídeos serão disponibilizados no canal do YouTube e perfil do Facebook da Sedese, às 17h de cada dia da programação.

De acordo com Samuel Souza, Diretor de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento da Sedese e coordenador da Semana de Conhecimento, o evento será de grande ajuda para o meio esportivo, principalmente neste período de isolamento social. “Nesse distanciamento, os atletas como um todo são afetados, principalmente os que tinham uma vida mais ativa de competições. Então nós buscamos trazer para os atletas, e também para quem trabalha com esporte, um momento de conhecimento nesse tempo ocioso, que vai agregar na manutenção das carreiras esportivas, pois são temas relevantes para esse público”, explica. Confira a programação:

Semana do Conhecimento programacao

Sedese divulga relação de candidatos selecionados para próxima fase do processo seletivo simplificado

O resultado dos candidatos aprovados na primeira e segunda fases do edital SEDESE 01/2020, publicado em 28 de Abril de 2020, e realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), já está disponível.

Os recursos devem ser interpostos nos dias 25 e 26/6. A análise dos recursos apresentados acontecerá ainda em junho, e a próxima etapa do processo seletivo - a fase de entrevistas com os candidatos - acontecerá nos dias 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14 e 15 de julho de 2020. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 17/7. As datas estão sujeitas a alterações.

Os demais atos do processo e demais informações sobre o Edital devem ser acompanhados pelos candidatos, através do site da Sedese: www.social.mg.gov.br.


O edital

O Edital nº 01/2020 da Sedese é destinado à contratação temporária de 18 profissionais de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, que atuarão em Belo Horizonte, Curvelo e Divinópolis, em ações de reparação e compensação dos danos provocados pelo rompimento da Barragem B1, da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Ao todo, foram registradas 707 inscrições para o processo. A seleção dos profissionais ocorre em função da celebração, em fevereiro deste ano, de um termo de acordo entre o Comitê Gestor Pró-Brumadinho e a Vale S.A, homologado em juízo em março. Os valores das contratações incluindo encargos, acréscimos e demais vantagens, serão custeados pela mineradora.

Confira as próximas datas:


Prazo de recursos terceira etapa: 20 e 21/7
Resultado final pós recurso: 23/7

Clique aqui para o formulário de interposição de recurso

Sedese vai distribuir mais de 175 mil cestas em Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), irá distribuir 175.500 cestas básicas a famílias mineiras em situação de vulnerabilidade nos 853 municípios. A ação será possível graças a uma parceria com o projeto “Fazer o bem faz bem”.

Desde o início do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Sedese vem articulando junto à iniciativa privada para garantir ações que minimizem seus efeitos nos públicos mais vulneráveis.

A logística para a distribuição das cestas será viabilizada por meio de parceria entre a Sedese, Defesa Civil e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Os alimentos serão recebidos em 19 batalhões e centros de distribuições da Defesa Civil em todo o estado, onde os municípios deverão fazer as retiradas.

Os donativos serão direcionados para diversos públicos, todos eles (com devido registro) identificados através do Cadastro Único de Assistência Social (Cadúnico) do Governo Federal e demais cadastros oficiais. São eles: pessoas na faixa de extrema pobreza, e que não tenham recebido o auxílio emergencial do Governo; pessoas idosas em situação de extrema pobreza; povos e comunidades tradicionais; catadores de material reciclável; jovens na faixa de pobreza que não foram atendidos pelo Bolsa Merenda, além de entidades que atendam população em situação de rua.

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, afirma que as doações são de extrema importância para o estado. “Sabemos como a pandemia afetou a renda das famílias, e aquelas que já tinham poucos recursos foram ainda mais impactadas com o isolamento social. As doações, principalmente de alimentos, trazem alívio e dignidade para essas famílias que precisam de apoio para superar esse momento”, explica.

Para divulgar e mobilizar os municípios, o Governo de Minas conta com o apoio da Associação Mineiro dos Municípios (AMM).

Termo de doação

O processo de doação será estabelecido por meio de Termo de Doação entre Sedese e Município, devendo ser tramitado pelo SEI!MG – Sistema eletrônico informações de MG, por meio de peticionamento eletrônico de usuário externo.

Clique aqui e confira o passo a passo.

Instituições produzem atividades esportivas para alunos com deficiência

Mesmo diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o trabalho realizado por instituições de apoio a pessoas com deficiência não parou. Através de um edital, lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em 2019 por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte com o objetivo de criar Núcleos de Fomento ao Paradesporto, as instituições estão oferecendo as atividades de forma virtual para os alunos. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos antes do período de isolamento social, além de fortalecer o contato com alunos e seus familiares.

O edital foi elaborado para que as atividades fossem realizadas presencialmente. Porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adaptado para permitir que que cada executor contemplado pudesse escolher entre três formas de atuação durante o período de isolamento social: teletrabalho, adiantamento de férias ou suspensão temporária do termo/convênio. Em Três Pontas, região Sul do Estado, a opção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi pelo teletrabalho. Os conteúdos são produzidos em vídeos, e postados na internet em um canal do YouTube criado exclusivamente para este fim. A Associação desenvolve conteúdos que estimulam a prática de atividades físicas, envolvendo inclusive música. Com o recurso, a APAE realizou a contratação de um professor e um estagiário, que além de criar o conteúdo, fazem o acompanhamento da execução das atividades.

Para a superintendente da APAE de Três Pontas, Maria Rosilda Reis, as atividades remotas têm funcionado, e estão acontecendo de forma divertida. Segundo ela, pelo menos 96% dos alunos estão participando ativamente do projeto. “Criamos uma rotina para postar os vídeos, e inclusive existem alguns desafios, que motivam ainda mais os alunos, principalmente porque eles já gostam muito de rede social, então a linguagem e o formato ajudam bastante. Fazemos com que seja uma forma de entretenimento, que seja prazeroso. Essa modalidade de trabalho também aproximou e uniu mais as famílias, que antes não tinham um contato tão frequente com os alunos. Tem sido muito positivo”, comemora.

No município de Turmalina, na região do Vale do Jequitinhonha, o termo com a Associação de Promoção ao Lavrador e Assistência ao Menor (APLAM) foi viabilizado via emenda parlamentar, e o objetivo principal é fomentar a prática de esporte, principalmente do futebol. O contato com os alunos e as atividades são repassadas às famílias através de três grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp.

O coordenador da unidade, Valtermir Assis de Castro, destaca que as atividades remotas são uma das principais aliadas contra a ociosidade. “As videoaulas são preparadas e enviadas no grupo, e as crianças fazem de casa. Como nosso conteúdo é voltado para o futebol, que é uma modalidade que eles gostam bastante, o retorno que temos recebido dos pais tem sido bom, principalmente porque ajuda a ocupar a mente dos alunos. O isolamento impôs um cenário em que as crianças ficam muito ociosas, e isso é prejudicial. Então, dessa forma, conseguimos fazer com que elas se mantenham ativas, explica.

Com o recurso da emenda, a APLAM de Turmalina contratou um coordenador, monitor, preparador de goleiros e secretária administrativa, para atingir a meta de atendimento de 200 beneficiários.

Sedese firma acordo para intercâmbio de sistemas de gestão esportiva

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), assinou um Acordo de Cooperação Técnica junto ao governo do Mato Grosso do Sul para intercâmbio de acesso e uso de sistemas informatizados de gerenciamento esportivo. A parceria envolve a Fundação de Desporto e Lazer do MS (Fundesporte) e a Fundação Escola de Governo (Escolagov).

O acordo, que não envolve repasses financeiros e tem duração de dois anos, prevê o acesso da Sedese/Subesp ao Portal Corporativo de Eventos da Escolagov, sistema educacional digital que permite a promoção de cursos de capacitação a distância (EaD), além da gestão de turmas e alunos em cada curso ofertado. A plataforma também possibilita coordenar eventos presenciais e monitorar as inscrições em eventos, como palestras, workshops e fóruns.

Por parte da Sedese, o intercâmbio acontece na disponibilização do acesso ao Sistema de Eventos Esportivos, plataforma desenvolvida pela Subsecretaria de Esportes que é referência nacional para a organização de competições. Nela, é possível emitir pré-súmulas, gerenciar inscrições e cadastros de membros das equipes, relacionar atletas e técnicos por equipe/município e acompanhar o andamento e as etapas dos eventos em execução.

De acordo com Frederico Pessoa, superintendente de Programas Esportivos da Subsecretaria de Esportes, a parceria é benéfica para os dois estados, e traz benefícios que vão ficar para além do período de isolamento social. “A tendência é que a modalidade de ensino a distância continue em alta mesmo após a pandemia. Então para nós é um recurso interessante, porque amplia a atuação do estado com ferramentas virtuais e possibilita que mais pessoas tenham acesso à formação. Um outro ponto é que essa parceria representa um estreitamento das relações entre os estados, que pode significar o início de outras parcerias futuras”, afirma.

A parceria entre as secretarias estaduais está dividida em três fases de execução. A primeira delas é a troca de informações, onde são apresentados detalhes e especificações dos sistemas, além das suas funcionalidades. Em seguida, começa a fase de aplicação, quando os softwares são efetivamente utilizados pelas entidades. Na terceira fase, que acontece ao fim da utilização dos programas, é realizado o feedback - um relatório de avaliação subjetiva da ferramenta utilizada.

 

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