Serviços de Média Complexidade
Os serviços de média complexidade são aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. Dessa forma, os serviços requerem maior estruturação técnica operacional e atenção especializada e mais individualizada e/ou de acompanhamento sistemático e monitorado. Por violação de direitos entende-se a ocorrência de:
- Violência física, psicológica e negligência;
 - Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
 - Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
 - Tráfico de pessoas;
 - Situação de rua e mendicância;
 - Abandono;
 - Vivência de trabalho infantil;
 - Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
 - Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir da autonomia e bem-estar;
 - Descumprimento de condicionalidades do PBF e do Peti em decorrência de violação de direitos.
 
Serviços Ofertados
- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (Paefi);
 - Serviço Especializado em Abordagem Social;
 - Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
 - Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
 - Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
 
Condições: Famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos.
Formas de Acesso:
- Por identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social;
 - Por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurança Pública;
 - Demanda espontânea.
 
Unidades de Referência
 
Período de Funcionamento: Período mínimo de 5 (cinco) dias por semana, 8 (oito) horas diárias.
Abrangência: municipal e/ou regional.
Documentos:
- Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
 - Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop.
 - Parâmetros de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência.
 - Parâmetros de atuação do SUAS no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência.
 - Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos.
 - Orientações Técnicas: Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias, ofertado em Centro-Dia de Referência. Perguntas e Respostas.
 - Caderno de Orientações Técnicas para o aperfeiçoamento da gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti.
 - Política de Atendimento ao Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Estado de Minas Gerais
 
DÚVIDAS ? CONTATE-NOS:
Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade
+55 (31) 3916-8194
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WhatsApp da Subsecretaria de Assistência Social: (31) 98414-3074


