Dúvidas frequentes e documentos importantes

Dúvidas frequentes

 

  • As ações serão presencialmente?

Durante o ano de 2020 e quase todo 2021, foram feitos eventos e reuniões de forma totalmente online devido às restrições causadas pela pandemia do Novo Coronavírus. Contudo, a Sedese está atenta aos dados como o avanço da vacinação, taxa de transmissão comunitária e a possibilidade de realização de eventos presenciais menores, seguindo todas as regras sanitárias. Para 2022, há possibilidade do aumento de eventos presenciais, mas sempre seguindo os protocolos e instruções dos órgãos especializados em saúde. 

  • Como é feito o contato entre o Percursos Gerais e os gestores municipais?

A Diretoria de Projetos Especiais - DPE é, além de responsável pela gestão do programa, responsável por facilitar a comunicação entre os projetos que fazem parte do Percursos Gerais e os gestores municipais. Além disso, a nossa estrutura de comunicação conta com a participação das Diretorias Regionais da Sedese que atuam diretamente com os municípios tirando dúvidas e apoiando na resolução de problemas.A forma principal de contato com os gestores é por e-mail e grupos de whatsapp, coordenados junto às Diretorias Regionais. 

  • Por que o município precisa indicar pontos focais?

Os pontos focais são as pessoas designadas pelos municípios a acompanhar  cada um dos projetos do programa. Cada projeto deve ter, idealmente, dois pontos focais em cada município, e esses atores locais têm como responsabilidade fazer a ponte entre as informações passadas pelo projeto ao qual ele foi designado, e o público alvo do projeto em seu município, auxiliando na mobilização para atividades. Os pontos focais são fundamentais para garantia de sucesso na implementação e execução dos projetos inseridos no Programa Percursos Gerais, nos municípios contemplados, por isso a indicação de pessoas comprometidas com o programa é tão relevante.

  • O Percursos Gerais é um programa sob responsabilidade da Assistência Social?

Não. O Programa Percursos Gerais: Trajetória para autonomia é um programa estratégico do Governo de Minas, de responsabilidade da Superintendência de Integração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese. Porém, a Assistência Social tem papel extremamente importante para o funcionamento do programa, uma vez que é por meio de mecanismos da assistência, como o CadÚnico, que é feita a seleção e o acompanhamento das famílias contempladas pelas ações do Programa. Além disso, a pasta da Assistência Social conta com um projeto dentro do programa, o AproximAÇÃO SUAS.  A Secretaria de Assistência Municipal é o ponto de contato da Sedese com o município, mas o programa é de responsabilidade de todos os gestores municipais. É importante ressaltar que além da Assistência Social, a Sedese atua no desenvolvimento de projetos que integram diversas áreas, como Geração de Renda, Segurança Alimentar e Nutricional, Esportes, Habitação, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos.

  • Como posso saber quais projetos e entregas serão feitas no meu município? 

O Programa Percursos Gerais conta com um leque de projetos, e cada um deles tem ações e entregas de acordo com a temática que trabalham. Durante o período de implementação,é feito um Diagnóstico Local, reunião onde representantes municipais de várias temáticas, como esportes, assistência social, habitação, etc, discutirão sobre a realidade de seus municípios, suas potencialidades e maiores necessidades, levando em conta as áreas de atuação do programa. Com base neste diagnóstico, os projetos poderão fazer algumas alterações em suas entregas, para adequar às necessidades locais e isso tudo será apresentado aos técnicos e gestores municipais no Planejamento Local, outra etapa da implementação do programa. É a partir do Planejamento Local que é possível, de fato, compreender quais serão as ações em seu município. A descrição das entregas e ações de cada projeto também serão enviadas aos municípios em um documento denominado Sumário Executivo. 

 

Documentos e links importantes 

Cartilha Percursos Gerais 

Caderno Regional de Teófilo Otoni 

Cartilha de Orientação para Acompanhamento das Famílias

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade