Observatório do Esporte de Minas Gerais

Serviço:
Qualificações, divulgação de eventos e cursos gratuitamente, informações e dados sobre a comunidade esportiva mineira, que integra o conjunto de agentes e entidades que fomentam e incentivam o esporte no estado.

O que é?
Ação voltada à identificação e monitoramento de indicadores; fomento e realização de pesquisas e qualificações; promoção de espaços de diálogo com a comunidade esportiva mineira; e produção e disseminação de informações esportivas.
Para atendimento às suas finalidades, o trabalho do Observatório do Esporte de Minas Gerais subdivide-se em quatro eixos orientadores e linhas de pesquisa (Gestão; Saúde e Lazer; Educação e Formação; e Alto Rendimento).
O conteúdo do portal do Observatório do Esporte amplia a visibilidade de eventos mineiros cadastrados gratuitamente, divulga oportunidades de aprimoramento profissional, seletivas de atletas, vagas para profissionais do esporte, disponibiliza informações sobre projetos mineiros aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte aptos ao apoio de empresas e celebra conquistas de atletas mineiros em competições de abrangência nacional e mundial.

Legislação
Resolução SEESP nº 41 de dezembro de 2018, que institui o Observatório do Esporte de Minas Gerais e dá outras providências.

Quem pode utilizar este serviço?
Gestores públicos, conselheiros municipais de esportes, empresários, atletas, profissionais do esporte, acadêmicos, pesquisadores, dirigentes de entidades esportivas sem fins lucrativos e demais cidadãos interessados pelo esporte.

Como participar:
PESQUISAS - entenda sobre a realidade do esporte mineiro, por meio de estudos e pesquisas. Confira a Pesquisa Perfil e Atuação dos Conselheiros Municipais de Esportes, disponível em relatório, e o infográfico, a primeira publicação do Observatório do Esporte.
CURSOS ONLINE - aprenda passo a passo como participar dos programas de esportes do estado. Já foram ofertados os cursos sobre a Lei Estadual de Incentivo e o programa Melhor Geração. Em breve novas capacitações serão lançadas. Acesse a plataforma EaD do Observatório do Esporte e também o site.

Clique nos links para acesso a mais informações sobre os serviços:
OBSERVE – Infográficos sobre esporte
APOIE – confira projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte aptos ao apoio de empresas
TORÇA – veja a relação de beneficiários do Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico Estadual  e ainda principais resultados de atletas mineiros em destaque
DIALOGUE –  participe e confira iniciativas de diálogo entre o poder público e a sociedade civil para aprimoramentos das políticas públicas
OPORTUNIDADES – confira informações sobre seletivas de atletas, vagas para profissionais do esporte e editais de financiamento esportivo
PUBLICAÇÕES - acesse as cartilhas que objetivam fomentar a elaboração e execução de políticas públicas de esporte em Minas Gerais e, assim, proporcionar mais oportunidades de práticas esportivas à população.

Fundo Municipal de Esportes (FME)
Conselho Municipal de Esportes (CME)
ICMS Esportivo
Academias ao ar livre