Mapa de Boas Práticas da Educação Profissional

A Superintendência de Educação Profissionalizante (SEP), vinculada à Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), elaborou o Mapa de Boas Práticas com a finalidade de reunir e consolidar práticas consideradas exemplares na área da Educação Profissional. A inciativa busca contribuir para a melhoria das ações de Educação Profissional no Estado e com a qualificação do ciclo da Política de Educação Profissional, servindo como referência e inspiração para as ações dessa Superintendência, bem como auxiliar na implementação do Planejamento Estratégico da SEP.

As práticas selecionadas para a composição do Mapa tiveram como ponto de partida a construção de desafios que foram norteados pelos objetivos da Superintendência no Decreto de Competências da Sedese (Decreto Estadual nº 47.761, 20 de novembro de 2019), os processos do Planejamento Estratégico da SEP e as diretrizes da Política Estadual de Qualificação Social e Profissional de Minas Gerais (Lei Estadual nº 23.448/19).

Chegou-se ao total de 9 desafios que foram agrupados em três eixos estratégicos, de forma a corresponder com os objetivos do planejamento estratégico desta Superintendência e as atividades desenvolvidas dentro deste órgão. O documento está dividido em seções: a primeira, que apresenta o processo de construção dos desafios e seleção das práticas; a segunda, onde apresenta-se a síntese dos eixos; e a terceira, quando apresentam-se as práticas mapeadas.