Mecanismo que incentiva a organização e implementação de políticas públicas esportivas nos municípios, por meio do fomento à criação e manutenção de conselhos municipais de esportes e realização de programas e projetos esportivos.
Acesse: http://fjp.mg.gov.br/robin-hood/ Grupo onde os(as) Gestores(as) Esportivos(as) Municipais poderão acessar novidades sobre esta política pública e informações gerais da DFOPE - Orientações e Termos de uso - https://bit.ly/orient-ICMSEsportivoTelegram - Link para acesso ao grupo - https://bit.ly/ICMSEsportivo-Telegram
Como participar
O município deve indicar um(a) servidor(a) público(a) do quadro de pessoal da prefeitura, que será responsável pelo cadastro no Sistema de Informação ICMS Esportivo (http://icms.esportes.mg.gov.br/) de todas as informações e documentos comprobatórios relativos à participação do município no ano base. Acesse o passo a passo para cadastro do gestor esportivo municipal aqui.
A cada ano o município deverá comprovar o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes por meio do envio de documentos exigidos pela Legislação do ICMS Esportivo.
Comprovado o pleno funcionamento do conselho municipal de esportes, o município deverá comprovar todos os programas e projetos esportivos que participou ou realizou no ano base. Vale lembrar que, a comprovação depende do cumprimento dos requisitos obrigatórios previstos na legislação de cada Atividade Esportiva. Cada programa e projeto esportivo comprovado gera uma pontuação para o município, a qual será posteriormente convertida em recursos financeiros.
Os repasses do ICMS Esportivo são feitos no ano seguinte ao ano da análise dos programas e projetos esportivos e são depositados semanalmente no caixa único da prefeitura. É possível acompanhar o consolidado mensal dos repasses no site da Lei Robin Hood, gerenciado pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Grupo do ICMS no Telegram