Promove o desenvolvimento social, por meio de políticas públicas de inclusão produtiva, trabalho, emprego, geração de renda, empreendedorismo, economia popular solidária e educação profissional.
Acesse o Painel do Sine e confira as vagas disponíveis em Minas Gerais.
Minas Forma
O Programa Minas Forma é uma iniciativa pioneira desenvolvida para oferecer cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) é responsável pelo desenvolvimento do Minas Forma, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas), que pertence ao Sistema Fecomércio MG.
O programa disponibilizará 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios Minas Gerais. Na primeira fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços.
Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.
Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício, e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa busca permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda.
O cronograma das turmas foi definido pelo Senac e a Sedese-MG é responsável pela mobilização dos municípios contemplados e do público prioritário para formação das turmas.
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado em se formar por meio da capacitação e lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.
Os seguintes municípios serão contemplados na primeira fase do programa:
Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.
Trajeto Moda
Promove a inclusão produtiva e geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da oferta de variadas qualificações, como ofício da costura, inteligência emocional, cidadania, empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, educação financeira e desenvolvimento de coleção.
Trajeto Renda
Promove a inclusão socioprodutiva dos indivíduos e das famílias em situação de vulnerabilidade, seja por meio da a criação e desenvolvimento dos meios de geração de renda, inserção dos beneficiados no mercado de trabalho, estímulo das cadeias produtivas locais ou estabelecimento de melhores alternativas de escoamento da produção.
Fundos Rotativos Solidários
Promove o apoio e fomento aos grupos de economia popular solidária e a sua produção de forma a minimizar os problemas, tais como falta de acesso a recursos para fomento de sua produção e consequente escoamento de seus produtos, além da qualificação necessária com relação aos fundos rotativos solidários, seu desenvolvimento, manutenção e organização, por meio da implementação e estruturação de fundos rotativos solidários para a melhoria da produção e geração de renda.
Ponte Digital
Projeto desenvolvido para garantir à população o acesso às políticas públicas no campo do trabalho, emprego e geração de renda, como: Emissão de carteira de trabalho digital, Postagem de seguro-desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Fomento ao Empreendedorismo, prestando o atendimento por meio dos serviços digitais.
Sistema Nacional de Emprego (Sine)
Tem por objetivo estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, em todos os níveis de capacitação, ofertando serviços de intermediação de mão-de-obra: encaminhamento para vagas de emprego, cadastro de currículo, divulgação das vagas; habilitação ao seguro-desemprego; orientação à emissão da CTPS Digital; fomento à qualificação social e profissional; fomento às atividades autônomas e empreendedoras, entre outros serviços.
Formação Profissional
Oferta de cursos de qualificação profissional voltados para potencializar a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho ou em outras formas alternativas de geração de renda, por meio da promoção de capacitação alinhada com as demandas dos diferentes setores da economia mineira.