Minas Programando
O projeto Minas Programando é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais com o objetivo de ofertar vagas em cursos de qualificação profissional na área de tecnologia da informação para mineiros e mineiras.
Oferta
O projeto tem objetivo de promover a inclusão digital e produtiva de públicos em situação de vulnerabilidade social, e espera qualificar 2.000 pessoas – prioritariamente mulheres – até o final de 2022, em cursos com cargas horárias entre 160 e 280 horas/aula. Dentre os cursos previstos, estão:
Operação de Computador
Programação Web
Administração de Banco de dados
Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
Programação de Dispositivos Móveis
Programação de Sistemas
Administração de Redes
Além do curso de qualificação profissional, participantes do Minas Programando terão acesso a atividades como seminários, workshops, mentorias e conteúdos voltados para orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Desigualdades no mercado de trabalho de TI
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está aquecido e vem oferecendo oportunidades de emprego. Entre 2012 e 2018, o número de estabelecimentos e o de vínculos formais de emprego nesse setor cresceram 7% e 9%, respectivamente, em Minas Gerais. Somado a este cenário, estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indica que até 2024 o Brasil poderá ter um déficit de 270 mil profissionais na área de TIC, sendo que habilidades e competências de programação são apontadas como mais demandadas pelas empresas. Ainda assim, as mulheres representam menos de 40% dos profissionais de TIC, e mulheres negras têm uma participação ainda mais restrita, o que sugere um contexto de desigualdades de gênero e de raça no acesso aos postos de trabalho do setor.
Dessa forma, são fundamentais projetos de inclusão produtiva, como o Minas Programando, para que os empregadores não sofram com escassez de mão de obra qualificada e para que toda a população, principalmente a mais vulnerável, tenha as condições de acessar essas oportunidades e se beneficiar do crescimento proporcionado pelo setor.
Ofertas
- Instituição ofertante: Utramig
Curso: Programador Web.
Carga horária: 200 horas.
Status: Encerrada.
- Instituição ofertante: Vollee Serviços Educacionais
Curso: Programação com Arduino: Criando Soluções com a Plataforma Tinkercad - 50 vagas exclusivas para mulheres.
Carga horária: 200 horas.
Status: Encerrada.
- Instituição ofertante: SENAC
Cursos: Administrador de Rede; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Operador de Computador; Programador de Dispositivos Móveis; Programador Web; Administrador de Banco de Dados.
Carga horária: 196 a 240 horas.
Status: Em execução.
Para consultar disponibilidade de vagas, acesse: https://www.mg.senac.br/Paginas/minas-programando.aspx
Dúvidas decorrentes do Minas Programando poderão ser direcionadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.