Plano Estadual de Economia Popular Solidária

O que é Economia Popular solidária

Economia solidária é um conjunto de atividades econômicas de produção, venda, troca, compra e finanças, organizadas coletivamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão pela propriedade coletiva do capital e participação democrática nas decisões na gestão, ao mesmo tempo que se revela como um movimento social. Isto porque não tem os resultados financeiros como único fim, mas busca, principalmente, um desenvolvimento humano, mantendo em harmonia o social, o político e o econômico. Portanto, na economia solidária o trabalho não tem patrão, nem empregado. Todos são responsáveis pelo empreendimento, decidem em conjunto e se beneficiam igualmente, promovendo o bem comum.

 

Plano Estadual de Economia Popular Solidária

O Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária de Minas Gerais - EPS é resultado da III Conferência Estadual de Economia Popular Solidária - Coees, realizada em junho de 2014, que reuniu os diversos segmentos do movimento de Economia Popular Solidária.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer, participativa e democraticamente, um conjunto de diretrizes para a consolidação e o desenvolvimento da política de Economia Popular Solidária no Estado de Minas Gerais, constituindo-se em uma agenda de execução de propostas articuladas e um instrumento de controle social. Ela se encontra dividida em quatro eixos:

Eixo 1: Conhecimento, Educação, Formação e Assessoramento

Tendo como objetivo criar um Programa Estadual de Formação e Assessoramento Técnico da Economia Popular Solidária.

Eixo 2: Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis

Com o propósito de criar um Programa Estadual de incentivo e fortalecimento à produção, comercialização e consumo solidário.

Eixo 3: Financiamento, Crédito e Finanças Solidárias

Que busca fortalecer as finanças solidárias e os EES com a criação de programas de financiamento e fomento, além de subsidiar a criação do sistema estadual de finanças solidárias.

Eixo 4: Ambiente Institucional, Legislação e Integração de Políticas Públicas

Objetivando consolidar a política pública de Economia Popular Solidária no Estado de Minas Gerais, criando marcos regulatórios específicos e consolidando mecanismos de gestão e participação social.

 

Assim, o plano reuniu diversas propostas construídas de forma participativa e democrática, que formam, em seu conjunto, a vocalização legítima de seus representantes estaduais (EES, Entidades de Apoio e Gestores Públicos) constituindo-se como principal diretriz desta política pública no Estado de Minas Gerais possibilitando sua consolidação e constante aprimoramento.

Saiba mais.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade