Plano Estadual de Economia Popular Solidária

O que é Economia Popular solidária

Economia solidária é um conjunto de atividades econômicas de produção, venda, troca, compra e finanças, organizadas coletivamente por trabalhadores e trabalhadoras no formato de autogestão e participação democrática de todo grupo nas decisões da gestão.  Isto porque o objetivo não são os resultados financeiros, mas sim a busca, do desenvolvimento humano, mantendo em harmonia o social, o político e o econômico. Portanto, na economia solidária o trabalho não tem patrão, nem empregado. Todos são responsáveis pelo empreendimento, decidem em conjunto e se beneficiam igualmente, promovendo o bem comum.

Plano Estadual de Economia Popular Solidária

O Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária de Minas Gerais - EPS é resultado da III Conferência Estadual de Economia Popular Solidária - Coees, realizada em junho de 2014, que reuniu as diversas pessoas envolvidas no movimento de Economia Popular Solidária de todo o Brasil.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de definir um conjunto de diretrizes para a consolidação e o desenvolvimento da política de Economia Popular Solidária no Estado de Minas Gerais. O plano é um documento com todas as propostas levantadas pelos grupos de economia solidária que buscam o desenvolvimento dos grupos. Ele foi construído para atender os quatro eixos principais:

Eixo 1: Conhecimento, Educação, Formação e Assessoramento

Criação do  Programa Estadual de Formação e Assessoramento Técnico da Economia Popular Solidária.

Eixo 2: Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis

Criação do Programa Estadual de incentivo e fortalecimento à produção, comercialização e consumo solidário.

Eixo 3: Financiamento, Crédito e Finanças Solidárias

Busca fortalecer as finanças solidárias e os empreendimentos com a criação de programas de financiamento e fomento, além de desenvolver o sistema estadual de finanças solidárias.

Eixo 4: Ambiente Institucional, Legislação e Integração de Políticas Públicas

Busca consolidar a política pública de Economia Popular Solidária no Estado de Minas Gerais, criando marcos regulatórios específicos e fortalecendo mecanismos de gestão e participação social.

Assim, o plano reuniu diversas propostas construídas de forma participativa e democrática, que formam, em seu conjunto, um arquivo com todas as necessidades dos grupos para desenvolvimento dos seus empreendimentos.

O plano é o documento legítimo que representa os interesses dos representantes estaduais (EES, Entidades de Apoio e Gestores Públicos) sendo a principal diretriz desta política pública no Estado de Minas Gerais.

Saiba mais.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade