Melhor Geração

O Programa Melhor Geração é uma ação da Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento (DIEPR) que visa estimular a prática de atividade física por idosos, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dos beneficiários, tanto nos aspectos sociais quanto físicos.

O programa consiste na implantação de núcleos de atividade física nos municípios mineiros, onde são promovidas atividades físicas variadas para pessoas acima de 60 anos, com frequência semanal mínima de duas vezes e com duração de 50 minutos cada aula.

Entre os objetivos do Melhor Geração estão o combate ao sedentarismo em idosos, melhora da qualidade de vida, adoção de um estilo de vida ativo e incentivo ao convívio social entre os idosos e a comunidade. Em cada núcleo implantado deve ser realizado um evento social aberto para toda a população do município, podendo ser realizadas atividades com o objetivo de socialização. 

O programa Melhor Geração possui duração de 12 meses e é executado através de convênio de saída entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e o município contemplado. Durante a execução do programa Melhor Geração no município, o mesmo deve realizar a prestação de informações sobre o andamento do Programa através da entrega de relatórios trimestrais solicitados pela Equipe Técnica da Subsecretaria de Esportes (SUBESP).

O Município contemplado com o Melhor Geração tem a oportunidade de capacitar os profissionais envolvidos na execução do programa, através de curso ministrado pela SUBESP, via Observatório do Esporte, de forma online. Nessa capacitação, é orientada a aplicação de testes físicos específicos para idosos, com o objetivo de analisar o impacto do Programa nas capacidades físicas dos idosos participantes e orientar na prescrição de exercícios adequados para o público do programa.

Atualmente, o Programa Melhor Geração está associado à atuação estratégica de atendimento prioritário da SEDESE, através do Programa Percursos Gerais. Desta forma, os municípios contemplados são os de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Estado.

No entanto, não se descarta a publicação de Editais de Seleção de outros municípios, dependendo da disponibilidade orçamentária destinada ao programa. Todos os Editais de Programas Esportivos são divulgados através do site e das redes sociais da SEDESE.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade