Evento impulsiona empreendedorismo e inserção produtiva dos jovens mineiros
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), deu início à Semana Estadual das Juventudes. O evento, que começou nesta terça-feira (12/8) com uma programação no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, se estende a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Montes Claros, no Norte de Minas.
Com o tema "Juventudes Criativas: Direitos, Renda e Raízes", a edição busca fortalecer o protagonismo juvenil e ampliar o acesso a políticas públicas para os jovens mineiros. O dia de abertura, que contou com a presença de autoridades, jovens participantes e gestores, teve oficinas gratuitas para jovens aprendizes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas mais eficazes e conectadas com a realidade da juventude.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância do diálogo e do protagonismo juvenil na criação de políticas públicas eficazes.
“Eventos como a Semana Estadual das Juventudes reafirmam o compromisso do Governo de Minas, que mantém um olhar para a juventude com a atenção e o investimento que ela merece. Políticas públicas eficazes são criadas em diálogo direto com quem vive essa realidade. Esta semana é um exemplo disso, um espaço para fortalecer o protagonismo juvenil, impulsionar talentos e garantir que a inclusão produtiva se torne uma realidade para todos, sem distinção," afirma a secretária.
A jovem Gabriele Gomes Moura, comentou a importância de participar do evento: "Achei a oficina muito importante, porque muitos jovens não sabem como se portar em um emprego. Ter essa oportunidade de aprender a se comunicar melhor e aprimorar nossa oratória é um ótimo começo de vida profissional. É muito bom ver que o Governo de Minas está incentivando a gente, jovens aprendizes, a conquistar o nosso primeiro trabalho", reforça a jovem aprendiz.
Outra participante da oficina, a jovem aprendiz Raíssa Ketlin Rodrigues Fraga, também destacou a relevância do evento, principalmente pela oportunidade e gratuidade oferecida. “Achei a iniciativa muito importante, porque é algo que atrai a gente e nos dá a oportunidade de crescer e ter um desenvolvimento profissional. É muito bom ver que o Governo de Minas está contribuindo com os jovens, pois muitos não têm a oportunidade, e essa ação é gratuita, o que ajuda muito quem não tem uma condição para se desenvolver," destaca Raíssa Ketilin.
A Semana Estadual das Juventudes busca impulsionar o empreendedorismo e a inserção produtiva dos jovens, além de estimular práticas culturais, esportivas e educativas. A iniciativa promove a integração de diferentes setores do Governo de Minas e da sociedade civil.
Próximos passos e programação
Em Belo Horizonte, a programação segue nos dias seguintes. No dia 13/8, na Casa de Direitos Humanos, foi realizado um encontro com gestores e conselheiros de juventude, com painéis sobre política pública e fortalecimento institucional. Já no dia 14/8, as atividades na capital incluem esportes pela manhã e oficinas e debates sobre empreendedorismo jovem à tarde.
A programação no interior do estado acontece em Uberlândia, com atividades dedicadas ao Dia do Estagiário. O encerramento oficial da semana está marcado para o dia 20 de agosto em Montes Claros, com foco especial no jovem do campo.
A semana
A Semana Estadual das Juventudes, instituída pela Lei nº 22.413/2016 foi criada em consonância com o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12/8. O Dia Internacional da Juventude, por sua vez, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com a recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em 1999.