Noticias

Governo de Minas amplia protagonismo jovem com nova conferência estadual

Encontro reúne jovens de todas as regiões do estado para construir propostas do Plano Estadual de Juventudes

Banner Juventudes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), realiza nos dias 12 e 13/12, a 6ª Conferência Estadual das Juventudes, que vai reunir jovens, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir o futuro das políticas públicas de juventude em Minas Gerais.

Com o tema “Juventude Protagonista: Planejando e Transformando”, a conferência se consolida como o principal espaço de diálogo entre governo e sociedade civil, garantindo que a voz dos jovens seja ouvida, valorizada e incorporada ao processo de planejamento público. Serão mais de 150 delegados, representando todas as regiões mineiras, além de convidados que vão ampliar o debate para este segmento da população.

Para o diretor Estadual de Políticas das Juventudes da Sedese, Matheus Biancardine, a conferência representa um marco para Minas Gerais. “A juventude passa por um momento de transformação, com isso temos a responsabilidade e a oportunidade de planejar o futuro dessa e das próximas gerações. Dar voz as lideranças jovens, que com responsabilidade e escuta ativa, se elegeram em etapas municipais. Essa será a primeira etapa de construção do Plano Estadual de Juventudes e nossa maior missão é criar a base para que a juventude tenha sua perspectiva de futuro e sonhe em crescer em Minas Gerais”, afirma o diretor.

O encontro é voltado para jovens de 15 a 29 anos, gestores municipais da política de juventude, conselheiros e delegados eleitos nas conferências municipais e livres. A participação é exclusiva para delegados previamente eleitos.

A conferência tem como foco interiorizar a política de juventude, assegurando que diferentes realidades e demandas regionais sejam contempladas. Durante os dois dias de programação, os participantes vão elaborar propostas para compor o Plano Estadual de Juventudes, documento que vai orientar as ações do governo nos próximos anos.

Ao reunir representantes de todas as regiões de Minas Gerais, o evento reafirma o compromisso do Governo e da Sedese em planejar, fortalecer e democratizar as políticas voltadas às juventudes, estimulando o protagonismo jovem e a construção coletiva de soluções.

Inscrições (exclusivas para delegados eleitos): clique aqui
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sedese avalia Jemg, após recorde com todos os municípios mineiros inscritos em 2025

Maior evento esportivo do Brasil será avaliado nos dias 18 e 19/12

seminari Jemg 2025 Tiago Estanislau

Após bater um marco histórico com 100% dos municípios mineiros inscritos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2025, o Governo de Minas dá um novo passo para fortalecer ainda mais a competição. Nos dias 18 e 19/12, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realiza o Seminário de Avaliação do Jemg, no Auditório do Museu do Mineirão, em Belo Horizonte.

O encontro será no Auditório do Museu do Mineirão, em Belo Horizonte, reunindo gestores municipais, representantes das escolas, profissionais de educação física e equipes técnicas da Sedese, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

O objetivo do seminário é apresentar os resultados da última edição, avaliar impactos e alinhar novas propostas e estratégias para o ano seguinte, fortalecendo ainda mais o caráter educacional, esportivo e inclusivo dos jogos. Para participar, é preciso realizar inscrição clicando aqui.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o seminário reafirma o compromisso do Governo de Minas com a formação integral dos jovens. “Este evento é fundamental para avaliarmos os resultados, ouvirmos os municípios e construirmos, juntos, um Jemg ainda mais forte e representativo”, destaca a secretária.

“Reunir todos os municípios do estado, pela primeira vez com adesão total, é a prova de que o esporte escolar transforma vidas e fortalece laços comunitários. O seminário é um espaço de diálogo e aperfeiçoamento, que reforça nosso compromisso com uma política pública que já faz parte da identidade de Minas Gerais”, enfatiza Alê Portela.

Jemg 2025: avanços para o futuro

O marco de 100% dos municípios mineiros inscritos demonstra o fortalecimento do Jemg enquanto política pública de educação e inclusão social. O alcance do programa do Governo de Minas reforça o compromisso com o acesso ao esporte escolar, a promoção da formação integral dos estudantes e estímulo à prática esportiva como ferramenta de cidadania.

O Seminário será dividido em dois dias, com foco específico em diferentes modalidades. Confira aqui a programação completa. Durante o evento, gestores e representantes terão a oportunidade de avaliar indicadores, compartilhar boas práticas e sugerir melhorias que irão orientar a edição de 2026 do Jemg. O subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes, ressalta que “a participação dos municípios é fundamental para qualificar o processo e ampliar o impacto dos jogos em todas as regiões do estado”, avalia o subsecretário.


Serviço

Seminário de Avaliação do Jemg 2025
Data: 18 e 19/12
Local: Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n° - Pampulha/ Belo Horizonte
Inscrição: clique aqui

Governo de Minas lança novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

Iniciativa organiza e integra ações de diferentes órgãos para fortalecer políticas de combate à fome e melhorar acesso da população a alimentação saudável

WhatsApp Image 2025 11 25 at 15.05.53 1

O Governo de Minas, por meio da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, presidida pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), apresentou nesta terça-feira (25/11), em Belo Horizonte, o VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (VI PLESANS-MG). A entrega oficial ocorreu durante o Seminário de Monitoramento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), reunindo gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Com a publicação, Minas se torna o primeiro estado do país a chegar à sexta edição do Plano, o que evidencia o avanço do Estado na área de segurança alimentar. A medida também cumpre mais uma meta do Plano de Ação Climática de Minas Gerais, ao fortalecer políticas de produção, abastecimento e consumo sustentável de alimentos. Isso reforça o compromisso do governo em planejar, coordenar e apoiar ações que visam melhorar o acesso da população a itens adequados e saudáveis, especialmente entre as famílias em situação de vulnerabilidade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou a importância da iniciativa:

“Este Plano organiza e orienta o trabalho do Estado nos próximos anos e oferece referência para que os municípios qualifiquem suas próprias ações. Quanto mais alinhamento e planejamento entre Estado e municípios, maior é a nossa capacidade de alcançar quem mais precisa. A sexta edição do Plano representa um avanço concreto na governança da política de segurança alimentar em Minas e reafirma o compromisso do governo com a melhoria do acesso da população a alimentos adequados e saudáveis”, afirmou a secretária.

A assessora-chefe de Segurança Alimentar da Sedese, Joana Brant, enfatizou que o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável é entregue acompanhado da publicação de uma resolução específica, assinada por todos os secretários que compõem a Câmara Intersetorial. “Isso fortalece a articulação da política de SAN em Minas Gerais e reafirma o compromisso conjunto do Governo de Minas com o enfrentamento da fome e a promoção da alimentação saudável”, destacou Joana Brant.

WhatsApp Image 2025 11 25 at 17.35.31 1

Plano orienta ações e reforça participação dos municípios

O VI PLESANS-MG reúne diretrizes e metas voltadas ao fortalecimento do direito à alimentação adequada e ao desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis. O documento foi elaborado de forma integrada pela CAISANS-MG — instância que representa as secretarias de Estado na política de segurança alimentar — e pelo CONSEA-MG, a partir das deliberações da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Sua construção contou ainda com a participação de secretarias municipais, universidades, conselhos de políticas públicas e demais instituições e entidades comprometidas com o aprimoramento da agenda de segurança alimentar em Minas Gerais.

A versão publicada passou por uma revisão técnica ampliada desde a sua aprovação, em dezembro de 2024, garantindo alinhamento ao PPAG 2024–2027 e atualizando indicadores e ações estratégicas.

“A partir de agora, Minas Gerais passa a contar com um instrumento legítimo para orientar, monitorar e avaliar as ações de segurança alimentar e nutricional em todo o estado. Com a publicação do sexto Plano Estadual, sabemos quais são os programas, metas e ações que precisam chegar à população mineira, fortalecendo a política pública e garantindo transparência e controle social,” Luiz Felipe de Paiva, presidente do Consea-MG.

Encontro destaca avanços no monitoramento

Ao longo do evento, especialistas e gestores discutiram desafios e avanços no monitoramento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, com participação da Caisan Nacional, da Universidade Federal de São João del-Rei, da Fundação João Pinheiro e de órgãos que atuam na área.

A Caisans-MG reforçou que o VI PLESANS-MG será monitorado de forma contínua, com acompanhamento das metas, atualização de indicadores e diálogo permanente com municípios e instituições parceiras.

O Governo de Minas segue trabalhando para ampliar o acesso à alimentação adequada e fortalecer políticas públicas que garantem proteção e dignidade às famílias em todo o estado.

 

Clique aqui e confira o novo Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Clique aqui é confira a oto da resolução.

 

 

Sedese reforça apoio aos municípios na adesão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Gestores dos municípios elegíveis têm até 9/12 para confirmar adesão no sistema Sou SUAS e receber recursos

PETI cofinanciamento

Municípios mineiros interessados em receber recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) já podem assinar o Termo de Aceite e Compromisso para o cofinanciamento. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), oferece apoio e orientação para que os municípios façam a adesão e implementem as ações do programa.

Os recursos são destinados aos municípios elegíveis e integram as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A retomada do cofinanciamento foi aprovada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A medida reforça a articulação intersetorial e amplia o apoio às ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil no país.

Como aderir ao cofinanciamento

Para aderir ao cofinanciamento, os gestores municipais devem:

Acessar o sistema Sou SUAS e preencher o Termo de Aceite eletrônico;
Submeter o documento à aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);
Concluir o aceite até 9/12.

Municípios elegíveis

A lista dos municípios habilitados ao cofinanciamento foi definida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), contemplando localidades de diferentes portes populacionais. A relação completa pode ser conferida clicando aqui.

Os valores mensais destinados a cada município, definidos conforme o porte populacional, estão disponíveis diretamente no Termo de Aceite, no sistema Sou SUAS.

Apoio aos municípios

A Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), está à disposição para orientar os gestores em caso de dúvidas sobre o procedimento de aceite.


Canais de atendimento:
(31) 3916-8194
(31) 3916-8027 (WhatsApp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sine oferece mais de 16 mil oportunidades de emprego em Minas Gerais

Trabalhadores à procura de vagas podem realizar pesquisa pela internet

Vagas Sine 25 11 25 Foto Gil Leonardi

Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais disponibilizam um total de 16.799 oportunidades de trabalho. Os números são da última atualização do Painel de Informações do sistema, feita nessa segunda-feira (24/11).

A plataforma, administrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), permite ao trabalhador acessar pelo site todas as vagas oferecidas pelas unidades do Sine no estado. É possível filtrar a busca por região, cidade, área de atuação ou unidade desejada.

Conforme o painel, a ocupação com maior oferta é a de alimentador de linha de produção, que reúne 2.653 vagas. Em seguida, aparecem operador de caixa, com 1.013 oportunidades, e operador de telemarketing receptivo, com 896.

Entre as unidades, o Sine Uberlândia lidera em quantidade de postos, somando 5.508. Na sequência, estão o Sine BH Central de Vaga, com 1.819 vagas, e o Sine Pedro Leopoldo, que contabiliza 808.

Como se candidatar

Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Os interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade