Noticias

Governo de Minas premia municípios mineiros que se destacam na execução do programa Percursos Gerais

Mais de R$ 8 milhões em investimentos alcançam 2 mil famílias fortalecendo ações de trabalho e renda

WhatsApp Image 2025 11 14 at 14.20.49

O Governo de Minas realizou, nesta sexta-feira (14/11), na Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte, a cerimônia do Prêmio Percursos Gerais de Engajamento Municipal 2025, que reconhece a participação ativa e os resultados alcançados pelas gestões municipais na execução do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia.

O encontro reuniu prefeitos, gestores e técnicos de assistência social da região mineira da SUDENE, além de parceiros institucionais e representantes da Fundação João Pinheiro.

A iniciativa destacou o empenho das equipes que se sobressaíram na implementação do programa, voltado à superação da pobreza por meio da inclusão socioprodutiva. O prêmio reconhece as administrações municipais, servidores e técnicos que atuam diretamente nas ações do programa.

"O programa Percursos Gerais é a materialização do compromisso de transformar vidas: tirar famílias da pobreza com capacitação, apoio sócioemocional e acompanhamento dedicado. Agradeço o apoio essencial de cada município parceiro, da nossa equipe e das lideranças do Governo de Minas, que garantem dignidade e segurança alimentar. Celebramos hoje os resultados expressivos que já alcançamos, beneficiando milhares de famílias com um investimento significativo", afirmou o Secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ricardo Alves.

O Ranking de Engajamento Municipal foi apresentado como uma ferramenta para valorizar o trabalho das equipes técnicas municipais e incentivar boas práticas na implementação do programa. A classificação considera critérios como frequência das reuniões dos comitês locais, participação em eventos e capacitações, agilidade nas respostas à equipe gestora e apresentação de boas práticas nos municípios.

Municípios premiados se destacam pelo engajamento e boas práticas 

 O município de São João do Paraíso, consolidou-se como o mais engajado de 2025 ao conquistar o primeiro lugar nas categorias Boas Práticas e Ranking Geral do programa. No pódio da premiação geral, Berilo e São Romão ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. 

Em categorias específicas, também foram reconhecidos: Lagoa dos Patos (Frequência de reuniões dos comitês), Capitão Enéas (Participação em eventos presenciais), Guaraciama (Participação em capacitações) e São João do Pacuí (Agilidade nas respostas às solicitações da gestão do programa). Todos os municípios da região Norte de Minas. 

Ao todo, 56 municípios mineiros receberam certificados de reconhecimento pelo engajamento e pela execução das ações do Programa.

Investimento e impacto social 

Com foco na inclusão produtiva de famílias vulneráveis o Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia integra políticas públicas promovendo ações concretas para reduzir a pobreza em Minas Gerais. Já são mais de R$ 8 milhões em investimentos, acompanhando mais de 2 mil famílias e entregando kits de irrigação, apoio à produção, módulos sanitários e reformas habitacionais, além de ações de assessoramento produtivo e qualificação profissional. 

Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia 

O Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia é um programa do Governo de Minas que une diferentes áreas para reduzir vulnerabilidades sociais e fortalecer a autonomia de famílias em municípios rurais. A iniciativa oferece apoio técnico às prefeituras e acompanhamento direto das famílias atendidas, integrando ações de assistência social, segurança alimentar, habitação, esporte, lazer e inclusão produtiva para enfrentar desafios locais e impulsionar o desenvolvimento sustentável.


 

 

Governo de Minas promove Feirão de Empregos e Mutirão Cidadão na próxima terça-feira (18/11)

Parceria da Sedese e da Ouvidoria-Geral do Estado vai levar mais de 8.500 vagas de emprego e serviços gratuitos para a população

Feirão Empregos Sedese Foto Armando Jr

Para quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o Governo de Minas promove nova edição do Feirão de Empregos, uma das maiores ações do Estado voltadas à geração de trabalho e renda. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) que vai oferecer mais de 8.500 vagas de emprego. O evento será na próxima terça-feira (18/11), das 9h às 16h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

Ao todo, 66 empresas participarão do feirão, com vagas nos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência e jovens aprendizes. Para se candidatar, basta levar documento de identificação e currículo impresso.

Após o estado alcançar a marca histórica de 1 milhão de empregos gerados nos últimos anos, o Feirão de Empregos reforça o compromisso do Governo de Minas em criar oportunidades reais de trabalho e promover a autonomia dos mineiros.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância da iniciativa.

“Essa é mais uma grande ação do Governo de Minas para abrir portas, fortalecer o emprego e garantir que mais pessoas possam prosperar. Nosso foco é apoiar o trabalhador e criar condições para que todos tenham acesso a novas oportunidades”, afirma.

Qualificação e cidadania

Além das vagas de emprego, o público poderá conhecer o programa Minas Forma, também promovido pela Sedese, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, como comércio, serviços e indústria, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Saiba mais sobre o programa aqui.

Durante o evento, a Sedese também vai disponibilizar atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com orientações sobre cadastro, seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital, além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Confira os documentos necessários para a emissão da Ciptea.

Foto OGE Mg 1Mutirão Cidadão

Além de facilitar o contato entre o trabalhador e as empresas, o Feirão de Empregos da Sedese também vai contar com a parceria da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG), que vai levar o Mutirão Cidadão para a Praça da Estação.

O ouvidor-geral adjunto do Estado, Matheus Cheib, reforça que o propósito do Mutirão Cidadão é levar o Estado cada vez mais perto das pessoas, com a oferta de serviços essenciais.

“A parceria com a Sedese amplia o alcance da cidadania, unindo acesso a serviços básicos, escuta e oportunidades reais de transformação. Quando o Governo de Minas se faz presente de forma integrada, o cidadão sente que é parte do processo e percebe que a sua voz tem valor”, ressalta.

O Mutirão Cidadão contará com uma ampla oferta de serviços gratuitos à população, incluindo a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), atendimentos com troca de lâmpadas e orientações sobre faturas pela Copasa e Cemig, doação de roupas e retirada gratuita, por meio da campanha Arara Solidária do Serviço Social Autônomo (Servas) e agendamento de doação de sangue junto à Fundação Hemominas.

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), promoverá ações educativas sobre trânsito, enquanto a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prestará orientações sobre prevenção às drogas e à violência doméstica. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) oferecerá atendimento jurídico gratuito, e a prefeitura de Belo Horizonte participará com serviços do Procon, Assistência Social e Guarda Municipal.

Confira aqui a lista completa de serviços e documentos necessários para participar do Mutirão Cidadão.

O Feirão de Empregos e o Mutirão Cidadão reforçam o compromisso do Governo de Minas em aproximar oportunidades, promover cidadania e fortalecer o desenvolvimento social e econômico do estado. As duas iniciativas somam esforços para atender quem mais precisa, unindo serviços, capacitação e empregabilidade em um mesmo espaço.

Sedese divulga resultado preliminar do edital para expansão do Programa Leite para a Primeira Infância na RMBH

Nove municípios foram habilitados para integrar a nova etapa do programa, que fortalece a segurança alimentar e o desenvolvimento infantil em Minas Gerais

WhatsApp Image 2025 11 13 at 15.38.24A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulga, nesta quinta-feira (13/11), o resultado preliminar do edital para a nova fase de expansão do Programa Leite para a Primeira Infância (LPI) que será implantado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa marca o início da fase piloto na região, com a distribuição regular e gratuita de leite UHT para crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico.

Após a análise da documentação enviada pelas prefeituras e a aplicação dos critérios de vulnerabilidade social e nutricional, foram habilitados os municípios de Baldim, Sabará, Belo Horizonte, Matozinhos, Jaboticatubas, Itaguara, Lagoa Santa, Rio Manso e Juatuba.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca o papel estratégico da iniciativa.

“O Leite para a Primeira Infância é um programa que une cuidado, saúde e desenvolvimento. Ao expandir essa política para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, estamos dando mais um passo para garantir que nenhuma criança em situação de vulnerabilidade fique sem o acesso ao leite, um alimento adequado e saudável”, afirma Alê Portela.

Cronograma

O processo segue agora para as próximas etapas previstas no edital, com prazo para apresentação de recursos até o dia 21/11. Entre os dias 24 e 25/11, a Comissão de Habilitação vai realizar a análise dos recursos e o resultado definitivo será publicado no dia 26/11.

A assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT), que formaliza a entrada dos municípios no programa, está prevista até 1º/12. Em seguida, serão realizadas as capacitações das equipes municipais e a definição da logística de entrega do leite.

A expansão do LPI na RMBH representa um avanço importante nas políticas de atenção à primeira infância e de segurança alimentar em Minas Gerais. A ação integra o Programa Primeira Infância Minas e reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento integral das crianças e a garantia do direito humano à alimentação adequada.

Confira aqui a íntegra do resultado preliminar do Chamamento Público Nº 10/2025

Postos do Sine em Minas disponibilizam mais de 23 mil oportunidades de trabalho

Vagas em diversas áreas podem ser consultadas em painel disponível na internet
Caged Gil Leonardi

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em todo o estado Minas Gerais disponibilizam 23.711 vagas de trabalho, segundo o Painel de Informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Os interessados podem acessar o site da Sedese em seu aparelho eletrônico e verificar as oportunidades disponíveis em todo o estado, utilizando filtros por região, município, ocupação e unidade, agilizando o acesso à informação do cidadão.

De acordo com a atualização desta quinta-feira (13/11), a profissão com o maior número de vagas é alimentador de linha de produção, com 2.653 oportunidades, seguida por operador de caixa (1.580) e atendentes de lojas e mercados (1.278).

Entre as unidades do Sine com mais oportunidades de emprego, o Sine BH Central de Vagas lidera com 6.502 vagas, seguida pelo Sine Uberlândia, que oferece 6.122, e pelo Sine Ouro Preto, com 865 vagas.

Como se candidatar

Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Os interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.

Governo de Minas lança o programa Leite para a Primeira Infância em Montes Claros

Iniciativa da Sedese e do Idene vai atender mais de 5 mil famílias, com a distribuição de 16 mil litros de leite por semana

 

IMG 8674 capa matéria1O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), lançou, na última terça feira (11/11), em Montes Claros, região norte de Minas, o programa Leite para a Primeira Infância.

A iniciativa vai garantir que crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a um alimento essencial para o desenvolvimento nessa fase da vida. Ao mesmo tempo, o programa estimula a economia local, com a compra do leite diretamente de agricultores familiares da região.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou que o programa representa um avanço importante no cuidado com a primeira infância e para a política pública de segurança alimentar.

“O Leite para a Primeira Infância é uma política que une cuidado, solidariedade e desenvolvimento. Com ele, o Governo de Minas reafirma o compromisso de cuidar das nossas crianças e de gerar renda para quem produz o alimento. É uma iniciativa que fortalece as famílias e movimenta a economia local”, afirmou a secretária.

Como o programa funciona

Em Montes Claros, 5.414 famílias serão atendidas, com a entrega de mais de 16 mil litros de leite por semana. O programa é resultado da parceria entre Sedese, Idene e Prefeitura de Montes Claros, e prioriza mães solo.

A faixa etária de 2 a 6 anos foi definida com base em diretrizes de nutrição infantil e evidências científicas. O consumo de leite bovino para menores de 12 meses é contraindicado pelas normativas de saúde.

O programa promove a compra de leite produzido por agricultores familiares. A coordenação é realizada pelo Idene, responsável por credenciar os laticínios e/ ou cooperativas. Em seguida, o produto é entregue às prefeituras, que fazem a distribuição às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

Para Henrique Carvalho, diretor-geral do Idene, o lançamento do Leite para a Primeira Infância em Montes Claros representa mais um passo importante para levar o programa a um número cada vez maior de municípios do Norte e Nordeste de Minas.

“Desde que foi lançado, o programa vem alcançando bons resultados com um volume crescente de litros de leite distribuídos, o que significa que mais mães estão sendo atendidas e, com isso, mais crianças estão tendo a oportunidade de acesso a um complemento alimentar importante para o seu crescimento saudável”, enfatizou Henrique Carvalho.

Mais saúde e renda para as famílias mineiras

IMG 8682 leite1O Leite para a Primeira Infância já está presente em 77 municípios, atendendo 17 mil famílias e distribuindo mais de 400 mil litros de leite em todo o estado. O investimento inicial é de quase R$ 10 milhões, aplicados integralmente na compra do leite e na logística de distribuição.

A ação tem impactos nutricionais, sociais e econômicos: melhora a alimentação infantil, reduz desigualdades e movimenta a economia local ao criar oportunidades para os produtores da agricultura familiar.

O programa é desenvolvido pela Sedese dentro das políticas voltadas à Primeira Infância, que integram diferentes áreas do Governo de Minas para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e promover o bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade.

Com o Leite para a Primeira Infância, o Governo de Minas reafirma seu compromisso em investir na primeira infância, em segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento social.

A ação simboliza a união de esforços entre Estado, prefeituras e comunidades locais em prol de um futuro mais justo, saudável e próspero para todas as crianças mineiras.

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade