Noticias

Governo de Minas fortalece políticas para mulheres com a 5ª Conferência Estadual

Encontro amplia participação popular e reafirma compromisso do Estado com proteção e direitos das mulheres

WhatsApp Image 2025 08 27 at 18.50.02

 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (Supdm), deu início à 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres nesta quarta-feira, 27/08. O evento, que acontece em Belo Horizonte, vai até 29/08 e marca a volta da participação da sociedade no debate sobre a criação de políticas públicas. O objetivo principal é fortalecer a participação popular e criar ações que realmente atendam às necessidades das mulheres.

Durante a conferência, governo e sociedade civil trabalham juntos para consolidar os direitos das mulheres, combater a violência de gênero e promover a autonomia e a igualdade.

Cerca de 600 delegadas eleitas nas fases municipais e regionais participam do evento, representando a sociedade civil, movimentos sociais e o poder público. Elas foram escolhidas nas 16 conferências regionais, que reuniram cerca de 3 mil mulheres em todo o estado para unificar propostas. No fim do encontro, novas delegadas serão eleitas para representar Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância da retomada das conferências após quase dez anos para a construção, ampliação e aperfeiçoamento das políticas públicas para as mineiras. “A expectativa do Governo de Minas é ouvir as mulheres e colocar em prática as propostas votadas nas etapas regionais, bem como acolher a diversidade das propostas na Conferência Estadual e chegar ao encontro nacional com união e representatividade”, afirma a secretária.

Enquanto a subsecretária de Estado de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho enfatizou que são mais de 1.500 propostas para analisar e discutir durante a conferência. “Estamos entregando a 5ª Conferência Estadual depois de 10 anos sem acontecer. Esse é o resultado de um trabalho em conjunto e, com sonoridade e apoio de todas as instituições, essa mulherada potente vai fazer a junção das melhores propostas e levar para o encontro nacional”, assinala a subsecretária Joana Coelho.

WhatsApp Image 2025 08 27 at 13.29.36Ações de Apoio às Mulheres

Para Bárbara Ravenna, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais (CEM-MG), depois de 120 conferências municipais e 16 conferências regionais, as delegadas mineiras têm a missão de escolher as melhores propostas de políticas públicas para Minas e para o Brasil. “Essa mobilização de mulheres de diferentes territórios e realidades mostra a força do processo democrático em curso”, afirma Ravenna.

Durante a conferência, os participantes terão palestras e trabalhos em grupo organizados em oito eixos temáticos como economia do cuidado, igualdade no mundo do trabalho, saúde integral das mulheres e enfrentamento à violência de gênero. O encontro também vai incluir a eleição de delegadas que representarão o estado na conferência nacional.

Além do processo das conferências, a Sedese desenvolve outras ações voltadas para o público feminino, como o Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna) e o Protocolo Fale Agora. O cerna é um espaço de referência para o enfrentamento da violência doméstica e familiar, oferecendo apoio técnico para os 853 municípios mineiros. Já o Protocolo Fale Agora, desenvolvido pela Sedese, é uma ferramenta para enfrentar a violência sexual em espaços de lazer e turismo, oferecendo orientações e fluxos de atendimento para as vítimas.

Governo de Minas expande projeto Trajeto Moda para 122 municípios até o fim de 2026

Iniciativa deve capacitar mais de 1,7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado

Expansão trajeto Moda 2025 Foto Cristiano Machado Imprensa MG 1

Governo de Minas vai expandir o projeto Trajeto Moda para 122 cidades mineiras até o final de 2026, e deve atender mais de 1,7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento social e na moda sustentável.

O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (26/8), em Belo Horizonte, a ampliação da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A expansão será viabilizada em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio de articulação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).

Durante as atividades, as alunas aprendem, de forma gratuita, desde técnicas de corte e costura até noções de empreendedorismo e gestão de negócios, com foco no reaproveitamento de materiais. Algumas das formações oferecidas são Inteligência Emocional, Cidadania, Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo, Educação Financeira e Precificação, Segmento de Moda e Economia Circular e Manutenção de Máquinas.

"Estamos dando todo o apoio, através do Trajeto Moda, que já mostrou que funciona, e que muda para melhor a vida de muitas mulheres, principalmente naquelas cidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, onde os obstáculos são geralmente maiores", ressaltou o governador de Minas Gerais.

A cerimônia do anúncio de expansão do Trajeto Moda também teve a entrega simbólica de 779 máquinas de costura para 30 municípios já contemplados pelo projeto, além de homenagem às alunas e um desfile com peças confeccionadas pelas próprias mulheres.

"Para mim, é muita felicidade ver aqui todo esse processo acontecendo, essas peças de roupas aqui expostas, produzidas, criadas por essas pessoas que agora têm condição de oferecer algo que dê essa dignidade e, principalmente, uma vida melhor e com mais autoestima", afirmou Romeu Zema.

Sobre o Programa

Criado em 2021, o Trajeto Moda já atendeu 644 mulheres de 47 municípios de diferentes regiões do estado, como Almenara e Rio Vermelho, no Vale do Jequitinhonha, Buritizeiro e Januária, no Norte de Minas, Coluna e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Belo Horizonte, Ouro Branco e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O programa já tinha previsão de chegar a 92 municípios até 2026. Com a nova parceria junto ao Ministério Público, mais 30 municípios serão contemplados, ampliando o alcance para 122 cidades. O Governo de Minas somará investimentos de R$ 17 milhões ao projeto durante desde 2021, com recursos aplicados em máquinas, capacitações e assessoramento técnico.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas, Alê Portela, acredita que o Trajeto Moda vai além de um curso profissionalizante. Para ela, o programa trabalha o resgate da habilidade socioemocional das mulheres atendidas.

"Estamos falando de centenas de mulheres que já estão empreendendo, prestando serviços e gerando renda para suas famílias. Esta caminhada está apenas no início e, com a expansão do projeto, vamos capacitar cada vez mais mulheres, o que representa mais dignidade, esperança e transformação social", frisou Alê Portela.

Foto Armando Jr 2 1Para Jesiane Aparecida Silva, aluna em Bocaiúva, no Norte de Minas, o projeto foi um divisor de águas. "Graças ao Trajeto Moda, eu tenho a oportunidade de montar um ateliê em casa para atender e continuar com o que eu gosto de fazer, que é a costura. Vai me ajudar também com os meus filhos, já que cuido deles sozinha", comemorou Jesiane.

O Trajeto Moda tem ainda parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Industrial (Senai-MG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto Cultural Boa Esperança (ICBE), que atuam como instituições executoras e asseguram a qualidade e a excelência da qualificação profissional oferecida para as alunas.

Jemg 2025 entra para a história com adesão de todos os 853 municípios mineiros 

Competição mobilizou mais de 50 mil estudantes e reafirma papel do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social em Minas

Encerramento Jemg 2025Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) entraram para a história em 2025. A competição organizada pelo Governo de Minas reuniu, pela primeira vez, todos os 853 municípios mineiros, atingindo a marca inédita de 100% de adesão. Desde abril, mais de 50 mil estudantes-atletas participaram do evento que movimentou o calendário esportivo e educacional do estado. 

Encerrado no último dia 22/8, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o Jemg 2025 teve um investimento superior a R$ 25 milhões das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE), o que garantiu estrutura e apoio para estudantes, técnicos e equipes. 

Entre os avanços desta edição está o custeio integral de hospedagem e alimentação para os atletas paralímpicos durante a etapa estadual, um marco para a inclusão esportiva, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e parcerias privadas. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, enfatizou o impacto social do evento: 

“O Jemg é um exemplo concreto de como o esporte pode transformar vidas. Oferecemos condições de participação para todos os estudantes, inclusive os paralímpicos, reafirmando o compromisso do Governo de Minas com a inclusão. O esporte fortalece vínculos com a escola, promove disciplina, respeito e abre portas para o futuro dos nossos jovens. É uma política pública que transforma sonhos em oportunidades reais”, avaliou a secretária. 

Com 32 modalidades, sendo 18 convencionais e 14 para pessoas com deficiência, o Jemg 2025 movimentou não apenas as quadras e pistas, mas também as economias locais das cidades-sede.  Além de Poços de Caldas, as cidades de Pará de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Araguari, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, receberam etapas da competição, fortalecendo o vínculo entre esporte, desenvolvimento regional e inclusão social. 

Julia Oliveira Foto Cristiano FonsecaPortas abertas para o Brasil

Mais do que um torneio estadual, o Jemg funciona como vitrine de talentos. Os campeões da etapa estadual agora vão representar Minas Gerais em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, levando o talento mineiro para todo o país. 

A jovem atleta Júlia Oliveira, da cidade de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, foi campeã do Lançamento de Dardo, durante os Jogos em Uberlândia. “Foi um ano inteiro de treino. É muita emoção representar minha escola. Esse foi meu melhor Jemg em questão de premiação e eu espero representar Minas Gerais do melhor jeito”, ressalta a estudante da Escola Estadual Paraisense. 

O professor Waldney Magela também compartilhou a emoção de participar da etapa estadual paralímpica. “É uma satisfação muito grande estar vivenciando esse momento. A gente sai renovado de presenciar tanta superação que esses meninos passam. Esse ano, na etapa estadual, a gente teve uma acolhida de uma qualidade incrível. O Estado conseguiu mobilizar e trazer as empresas para somar junto com a gente, fortalecendo o esporte cada vez mais”, avaliou o professor.

Este ano, o Jemg contou com apoio oficial da Liga Esportiva NESCAU® e a etapa paralímpica foi financiada com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, através da captação realizada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) junto ao grupo Grupo Ferrero®. 

Sedese abre inscrições para curso de Gestão do SUAS com foco no Plano Municipal de Assistência Social

Iniciativa oferece 40 horas de formação online para profissionais que atuam diariamente na gestão do Sistema Único de Assistência Social

FOTO SITE 2

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), está com inscrições abertas para o Curso de Gestão do SUAS com foco no Plano Municipal de Assistência Social. Os interessados têm até o dia 15/10 para garantir sua vaga na capacitação ofertada pela por meio da plataforma EducaSUAS.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a política de assistência social no estado, contribuindo para a formação e atualização dos profissionais que atuam diariamente na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O curso é totalmente online e autoinstrucional, permitindo que cada participante organize seus horários de estudo de acordo com sua rotina. A formação vai até 20 de dezembro de 2025, com carga horária total de 40 horas.

Os interessados devem utilizar um e-mail pessoal no ato da inscrição e, em até cinco dias úteis, receberão os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Para receber o certificado, é necessário obter pelo menos 60% de aproveitamento.

Esta é uma oportunidade importante para profissionais do SUAS se atualizarem e aprofundarem conhecimentos sobre a elaboração e execução dos Planos Municipais de Assistência Social, instrumento essencial para o planejamento e fortalecimento da política pública em cada território.

Serviço

Tema: Curso de Gestão do SUAS com foco no Plano Municipal de Assistência Social

Início: 20/08/2025

Término: 20/12/2025

Carga horária: 40 horas

Inscrições: 28/07/2025 a 15/10/2025

Link de inscrição: clique aqui

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Governo de Minas realiza 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

Capital sedia evento que marca avanço histórico da participação feminina no estado 

Conferência Teófilo Otoni Foto Lívia Ferreira

Com escuta ativa e construção coletiva, Minas segue avançando em defesa das mulheres. Depois de percorrer 9,9 mil quilômetros pelo estado de Minas Gerais para ouvir, propor e fortalecer as políticas públicas durante as 16 Conferências Regionais que reuniram cerca de 2.550 pessoas, chegou a hora de unificar todas as propostas aprovadas nas etapas regionais nesta 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Apenas as delegadas eleitas podem participar da conferência e devem confirmar a inscrição preenchendo o formulário enviado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A etapa estadual marca um avanço histórico e acontece em Belo Horizonte, nos dias 26, 27 e 28/8, com a expectativa de participação de 750 delegadas. O tema deste ano é “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais e pelo Instituto Periférico, a conferência vai eleger as 178 representantes mineiras que levarão as propostas para a etapa nacional, em Brasília. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância da retomada das conferências após quase dez anos para a construção, ampliação e aperfeiçoamento das políticas públicas para as mineiras. “A expectativa do Governo de Minas é ouvir as mulheres e colocar em prática as propostas votadas nas etapas regionais, bem como acolher a diversidade das propostas na Conferência Estadual e chegar ao encontro nacional com união e representatividade”, afirma a secretária. 

Para Bárbara Ravenna, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais (CEM-MG), a etapa estadual é a consolidação das propostas que as mulheres fizeram ao longo do processo e é também o grande encontro com a pluralidade das mineiras de todas as regiões do Estado. “Nossa expectativa é alta depois de 10 anos sem conferências. Esperamos debates qualificados, propostas ousadas e viáveis que enfrentem as desigualdades e tragam soluções concretas para os desafios do cotidiano”, pontua Ravenna. 

Na opinião da diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, as 16 conferências regionais mostraram que Minas tem muito a contribuir com escuta, diálogo, experiência e diversidade. “Certamente, as mineiras vão fazer toda a diferença na construção de um Brasil mais justo para todas com a apresentação de propostas abrangentes, interseccionais e sensíveis às desigualdades estruturais que afetam as mulheres em diferentes contextos em nosso Estado”, explica Santoro. 

Conferências Regionais

Com mais de 2.550 mulheres de 242 municípios reunidas durante as 16 Conferências Regionais realizadas em julho, foram unificadas dezenas de propostas e eleitas 32 delegadas representantes da sociedade civil e do poder público. As equipes organizadoras das conferências percorreram 9.900 quilômetros em cerca de 30 dias para realizar uma escuta qualificada e o mais diversificada possível. 

Os 16 municípios a realizarem as Conferências Regionais foram Araxá, Almenara, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Diamantina, Viçosa, Barbacena, Governador Valadares, Caxambu, Varginha, Januária, Pirapora, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Mariana e Juiz de Fora. E foi isso que garantiu ampla representatividade e participação de todas as regiões do Estado, do Norte ao Sul de Minas, passando pela Zona da Mata, pelos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Região Central do Estado foi possível dar voz às mineiras. 

Conferência Nacional

Após a conclusão das etapas municipais, regionais e estaduais, acontece a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), marcada para 29 e 30/9 e 1º/10, em Brasília. A mobilização de mulheres de diferentes territórios e realidades demonstra a capilaridade e a força do processo democrático em curso para debater, propor e fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, à proteção dos direitos e à valorização da diversidade das mulheres brasileiras. Promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM) e pelo Ministério das Mulheres, a Conferência Nacional tem como tema "Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”. 

Projeto Mulheres de Minas

Fruto de um convênio que abrange a realização das Conferências Regionais, da Conferência Estadual e da participação das delegadas mineiras na Conferência Nacional, o projeto Mulheres de Minas também prevê a produção de materiais educativos, além da publicação de um relatório das conferências. A realização das conferências está a cargo do Instituto Periférico e conta com a organização do Conselho Estadual da Mulher de MG e do Governo de Minas, por meio da Sedese, e parceria da Codemge. 

Serviço 

Evento: Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais 

Data: 26, 27 e 28/8 (quarta, quinta e sexta) 

Horário: das 8h às 17h 

Local: Dayrell Hotel e Centro de Convenções (rua Espírito Santo, 901, bairro Centro) 

Confirmação de inscrição: Participam da Conferência Estadual somente as delegadas eleitas nas Conferências Municipais e Regionais. Ainda assim todas precisam confirmar sua inscrição via formulário on-line recebido por pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade