ICMS Esportivo 2025: Diálogo reúne mais de 500 gestores municipais e bate recorde de participação
A capacitação reuniu representantes de diversos municípios mineiros em um espaço virtual voltado para a troca de experiências e aprendizado
O 1º Diálogo do ICMS Esportivo de 2025, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), realizado no dia 15/1, marca um momento histórico para o fortalecimento das políticas públicas esportivas em Minas Gerais. Com 538 participantes, o evento alcançou um recorde de adesão, reforçando o interesse dos gestores municipais em qualificar a gestão esportiva local.
A capacitação, realizada na plataforma Microsoft Teams, reuniu representantes de diversos municípios mineiros em um espaço virtual voltado para troca de experiências e aprendizado. Durante o encontro, foram abordados temas essenciais como o processo de comprovação do Conselho Municipal de Esportes, a inserção de documentos relativos ao ano-base 2024 e a validação de programas e projetos esportivos, passos indispensáveis para que as cidades possam acessar os recursos do ICMS Esportivo.
Impacto direto no esporte local
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, participou da abertura do encontro e enfatizou a importância da parceria com os gestores municipais. "Minas Gerais tem se destacado nas políticas públicas na área esportiva e, para que isso seja sempre possível, é imprescindível um diálogo aberto com todos vocês. A Sedese está de portas abertas e também estamos indo a diversos municípios para capacitar e levar informações sobre as ações da Secretaria. Sem informação, a gente não consegue trabalhar a política pública", ressaltou Alê Portela.
Ela também destacou o papel do esporte como instrumento de transformação social e a necessidade de incentivo. "Este é o início de uma trajetória de sucesso em parceria com os gestores municipais e a sociedade civil para que possamos alavancar ainda mais o esporte em toda Minas Gerais", afirmou.
Para o subsecretário de Esportes, Tomás Mendes, o sucesso do diálogo reflete o compromisso dos gestores municipais com o desenvolvimento do esporte como ferramenta de transformação social. “Essa troca de conhecimento é essencial para garantir que os municípios possam potencializar os recursos do ICMS Esportivo, impactando diretamente a qualidade de vida de milhares de mineiros”, destacou Tomás.
O evento também foi uma oportunidade para reforçar a importância da comprovação adequada de ações e projetos esportivos, o que contribui para ampliar os investimentos em infraestrutura, inclusão social e desenvolvimento de atividades esportivas nas cidades.
Participação valorizada
Além de esclarecer dúvidas e oferecer capacitação, a participação no diálogo contará como pontuação no programa para o ano-base 2025, incentivando ainda mais o engajamento dos municípios. A presença expressiva dos gestores demonstra o interesse em aprimorar as estratégias locais, otimizando os benefícios trazidos pelo ICMS Esportivo.
Transformação social por meio do esporte
Com o recorde de participação registrado no 1º Diálogo do ICMS Esportivo de 2025, a Sedese reforça sua missão de promover o desenvolvimento do esporte em Minas Gerais. A iniciativa destacou como o trabalho conjunto entre estado e municípios é capaz de consolidar o esporte como um poderoso instrumento de inclusão e cidadania em todo o território mineiro.
Este marco histórico sinaliza o compromisso das gestões locais em garantir que o esporte chegue a cada vez mais cidadãos, contribuindo para a construção de um estado mais saudável, inclusivo e conectado aos valores do desenvolvimento social.