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Sedese e Sebrae realizam formação em mídias digitais para os empreendimentos da Economia Popular Solidária

A parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sebrae continua desenvolvendo o assessoramento e apoio para o público da Economia Popular Solidária. Com o objetivo de ampliar o conhecimento desses empreendimentos em relação às ferramentas digitais disponíveis para a realização da comercialização dos produtos por meio da internet, foi realizado um levantamento das necessidades de cada grupo em relação às vendas on-line e, a partir desta semana, uma série de atividades de apoio e formação serão realizadas.

Nesta quinta-feira (21/5), às 14hs, ocorre um webinar sobre “Como potencializar as vendas do seu negócio com as mídias digitais?”, com o objetivo de discutir possibilidades e caminhos para que os empreendimentos sejam sensibilizados para a temática, promovendo um alinhamento inicial que permitirá o avanço das condições deste público gerar sua própria renda por meio da comercialização on-line dos seus produtos.

A expectativa é de um público de cerca de 200 empreendimentos da Economia Popular Solidária de Belo Horizonte e região metropolitana, atingindo cerca de 1 mil beneficiários diretos, considerando a composição dos grupos.

Já está programado para o dia 28/5 o segundo webinar da série de ações voltadas para esses empreendimentos, com o tema “Dicas para organizar as finanças da sua empresa”. Esta edição vai ter como objetivo orientar os empreendimentos para a gestão financeira dos seus negócios, buscando direcionar as questões mais relevantes para a adequada organização e comercialização dos produtos de modo a proporcionar a renda para estas famílias.

Nas próximas semanas ainda serão promovidos workshops voltados para a utilização de ferramentas como o Whastapp e o Instagram, e metodologias de gestão financeira, que esperam fomentar a comercialização dos produtos. Todos estes espaços de formação criados serão realizados de maneira on-line e ficarão disponíveis posteriormente nas redes sociais da Sedese e do Sebrae.

Feira On-line da Economia Popular Solidária

Com a suspensão das feiras de Economia Popular Solidária pelas orientações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Sedese buscou como alternativa para a geração de renda destas famílias o fomento à venda dos produtos pela internet, permitindo a divulgação e comercialização dos produtos.

Além desta etapa de assessoramento promovida em parceria com o Sebrae, será disponibilizada também uma ferramenta para oferecer os produtos de maneira eficiente, divulgando no site da Sedese e nas redes sociais da secretaria e do governo. Com estas ações, este projeto de iniciativa da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, pretende mitigar os efeitos da crise e das medidas de isolamento, ofertando aos trabalhadores uma alternativa de geração de renda que poderá ser ampliada e desenvolvida de maneira contínua.

Os empreendimentos econômicos solidários foram mobilizados por meio das redes de artesanato, confecção e alimentação, partindo inicialmente do público que participa mensalmente da Feira de Economia Popular Solidária da Cidade Administrativa. A secretaria realizou ainda uma aproximação com o grupo de estudos da UFMG, Colmeia, que promoveu um “catálogo virtual dos empreendimentos”, buscando ampliar a capacidade de mobilização destes grupos. Acesse o catálogo: https://colmeiasolidariaufmg.wordpress.com/

Central do Trabalhador Autônomo da Sedese conta com 451 profissionais à disposição da população

Neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as pessoas interessadas em contratar a prestação de serviços dos trabalhadores podem contar com os serviços da Central do Trabalhador Autônomo (CTA) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Atualmente, a CTA possui profissionais nas áreas de faxina, serviços gerais, para lavar e passar roupas e cozinheiras, todos orientados dentro do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), para evitar a propagação da doença. Hoje, a Central conta com 451 profissionais.

            As diárias em Belo Horizonte custam R$ 120,00, com o transporte incluído, para 8 horas de serviço. No interior do Estado, nas cidades que já contam com os serviços da central, o valor da diária varia de acordo com a economia local e os acordos entre solicitantes e trabalhadores.  A contratação na capital mineira pode ser feita pelo telefone (31) 3916-9077, facilitando a vida dos contratantes. Hoje, já há unidades da Central do Trabalhador Autônomo também nos municípios de Betim, Itabira, Barão de Cocais, Patrocínio e em Piumhí.

Para a realização das atividades, são seguidas todas as normas de higienização preconizadas tanto pela Secretaria de Estado da Saúde quanto pela OMS, como o uso de máscaras, lavar as mãos com água e sabão com frequência, uso de álcool gel, evitar contatos físicos e não levar as mãos aos olhos, nariz ou boca.

Pensando na saúde e segurança de trabalhadores e solicitantes dos serviços, a Sedese desenvolveu uma cartilha de orientações em relação à Covid-19. Este material está sendo compartilhado tanto com profissionais que trabalham na prestação de serviços quanto com os contratantes, com o objetivo de contribuir para a prevenção da doença. A ideia da Sedese é oferecer um serviço de qualidade com os devidos cuidados e conscientização dos profissionais e interessados na mão de obra em relação à pandemia. A cartilha foi elaborada levando em consideração as orientações do “Programa Minas Consciente”, do governo de Minas.

            A Central passou por um processo de reestruturação e a Sedese quer ampliar os atendimentos para as demais regiões do Estado, incluindo novas ocupações nos serviços disponibilizados à população. A intenção da Secretaria é garantir que mais profissionais mineiros possam oferecer seus serviços de maneira facilitada e segura, além de permitir à população em geral ter acesso aos profissionais que necessita.

            “Tem 27 anos que sou cadastrada na Central do Trabalhador Autônomo. Sempre trabalhei como diarista, minha única fonte de renda. Dessa forma,  criei todos meus filhos e coloquei comida na mesa em casa”, conta a diarista Margarida Cândida da Silva, que presta serviços de faxineira e passadeira. Ela lembra que hoje as duas filhas dela também já estão prestando serviços na Central.

            Gleidiane Storck, técnica da Diretoria de Geração de Renda e Economia Solidária da Sedese, afirma que o serviço de intermediação busca auxiliar os trabalhadores na própria geração de renda. “É muito importante e gratificante poder ajudar esses trabalhadores, facilitando a relação entre oferta e demanda dos serviços, ou seja, entre trabalhadores e solicitantes. Os profissionais ofertam serviços com qualidade e preços justos. A Sedese trabalha na busca constante de oferecer à população um serviço prático e eficiente”, conta.

            O diretor de Geração de Renda e Economia Popular Solidária da Sedese, Matheus Fernandes Nascimento, explica que a intenção da Sedese é aproximar esse trabalhador de quem tem interesse em contratar os serviços, oferecendo facilidade e qualidade nesta relação.  “Este serviço da Central no Trabalhador Autônomo tem um potencial relevante ao ampliar as oportunidades aos trabalhadores. Em um cenário de desemprego e dificuldades de recolocação no mercado formal, os trabalhadores buscam sua própria renda de diversas maneiras, inclusive na prestação de serviços”, enfatiza.

Governo inicia pagamento da segunda parcela do Bolsa Merenda

O Governo de Minas começa a pagar nesta segunda-feira (18/5) a segunda parcela, no valor de R$ 50, do Bolsa Merenda, criado para auxiliar as famílias de alunos da rede estadual nesse momento de dificuldades devido à pandemia. Ao todo, serão beneficiados 380 mil estudantes por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Até esta segunda-feira (18/5), 117 mil alunos haviam se cadastrado no PagBank PagSeguro - plataforma utilizada pelo Estado para fazer a transferência - e recebido o benefício. As demais crianças e adolescentes que têm direito ao Bolsa Merenda devem se inscrever no aplicativo para ter acesso ao auxílio.

Ao todo, serão pagas quatro parcelas e o pagamento pode ser consultado no MG App, disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Baixada a ferramenta, basta o interessado clicar no menu “Desenvolvimento Social”.

Com a primeira parcela do Bolsa Merenda a moradora de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Edionne Gomes Batista Silva conseguiu comprar leite, frutas, biscoitos e iogurte para os três filhos, Wanderson, João Vitor e Thauany Silva, que estudam Escola Estadual Custódio da Costa Pereira. “Essa ajuda veio em boa hora. Como estamos sem condições financeiras, estávamos precisando de alguns alimentos. Assim que recebi o valor já fui ao supermercado” conta a mãe, que espera a outra etapa do auxílio. “Esses produtos são mais caros para comprarmos no dia a dia, então estamos aguardando o segundo depósito”, completa Edionne.

Em Campina Verde, também no Triângulo Mineiro, Kátia de Souza Alves vai utilizar a outra parcela do Bolsa Merenda para comprar os alimentos de café da manhã e lanche da tarde para o filho, Dione de Souza, de que estuda na Escola Estadual Ana Chaves. “Estou ansiosa para receber o benefício e poder comprar bolachas, leite, chocolate, e as frutas que ele gosta de comer”, afirma.

Quem tem direito

Para ter acesso ao benefício, a família deve estar incluída na faixa de extrema pobreza, em que a renda per capita não ultrapasse R$ 89 mensais. Todos os filhos matriculados na rede estadual de ensino têm direito ao auxílio. Em um núcleo familiar com quatro alunos matriculados nas escolas estaduais, por exemplo, será fornecido um cartão único no valor de R$ 200.

O responsável pela família inscrito no CadÚnico deve se cadastrar no aplicativo PagBank, que fará a aprovação do benefício. A inscrição é simples: basta baixar o aplicativo PagSeguro PagBank, disponível no Google Play e na App Store e realizar o cadastro. Também é possível realizar o processo pelo site https://cadastro.pagseguro.uol.com.br/. Porém, neste caso, é preciso concluir a abertura da conta no aplicativo efetuando o envio dos documentos (foto do RG ou CNH e selfie segurando este documento).

O pagamento está sendo feito desde abril, dois dias após a abertura do cadastro autorizado pela plataforma PagSeguro. Os cartões, no entanto, chegam à casa das famílias em até 20 dias úteis após a aprovação da inscrição.

O cadastro pode ser feito de qualquer celular, mesmo que o aparelho não seja da pessoa beneficiada. No entanto, o benefício é concedido apenas para o CPF fornecido. É necessário ter muito cuidado para não deixar informações confidenciais com terceiros, além da senha de acesso à conta do beneficiário. É aconselhável, se for utilizar o celular de outra pessoa, que conte com a ajuda de familiares ou amigos próximos de extrema confiança.

Valor

Dos R$ 50 disponibilizados, R$ 30 vêm do Governo de Minas e os outros R$ 20 do Ministério Público. O recurso pode ser utilizado na aquisição de alimentos em supermercados, padarias, sacolões, feiras livres, lanchonetes e outros estabelecimentos.

Mesmo antes da chegada do cartão, qualquer estabelecimento pode aceitar o pagamento via QR Code, desde que tenha uma máquina PagSeguro (Moderninha Pro, Moderninha X, Moderninha Plus e Moderninha Smart). Após a entrega do cartão, qualquer loja que tenha a bandeira Visa pode fazer a venda de produtos.

Além dos R$ 50 disponibilizados pelo Governo de Minas, os pais ou responsáveis inscritos no CadÚnico têm direito a outros R$ 20 de cashback, um método de compra em que o consumidor recebe de volta parte do dinheiro de utilizou na aquisição dos produtos.

Confira abaixo como fazer o cadastro na plataforma PagSeguro:

1. Baixe o super app PagBank e o acesse de seu celular;

2. Informe seus dados cadastrais;

3. Crie um PIN (Senha) e garanta mais segurança nas transações;

4. Para finalizar, envie a foto do RG ou CNH do titular da conta e uma selfie segurando esse documento. Ambas as fotos tem que estar legível para validação.

Utramig abre inscrições para edital de contratação de bolsistas

A Utramig está com inscrições abertas ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de bolsistas e formação de cadastro de reserva nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que a Fundação vai ofertar em breve. São 25 vagas para as funções de Coordenador de Polo, Professor Mediador, Professor Autor e para a Equipe Multidisciplinar.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou presencialmente na sede da Utramig (av. Afonso Pena, 3400 – Cruzeiro – BH). As vagas ofertadas nesse edital são para o planejamento e execução dos cursos de curta duração a distância, que serão realizados ainda neste semestre.

O Diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, Rogério Luis Massensini, destaca que as capacitações vão ser fundamentais para o enfrentamento do período pós-pandemia, que exigirá trabalhadores qualificados nas oportunidades de realocação. “A gente levou em conta fatores econômicos e de mercado de trabalho, não só da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas de todo o estado, para propor esses cursos”.

O Diretor ressalta que, apesar da pandemia e do isolamento social, as atividades da Utramig não pararam um só momento. “Estamos empenhados em realizar o máximo de atividades possíveis. Poderíamos aguardar o fim da pandemia para lançar este edital, mas a possibilidade de gerar oportunidades de trabalho, por via remota, nos motivou”. Ele também enfatiza que as pessoas que necessitam de capacitação para uma realocação profissional não podem aguardar. “O momento é novo para todo mundo, não importa onde a pessoa esteja. Então, vamos nos empenhar para qualificar mineiros das mais diversas regiões, mesmo com todas as dificuldades”.

Para acessar o Edital, clique aqui!

Confira, abaixo, as informações sobre cada função:

 

Função

Escolaridade

Valor por hora

Coordenador de Polo

Graduação em Pedagogia ou Psicologia

R$ 36,00

Equipe Multidisciplinar 1

Graduação Tecnológica em Ciências da Computação ou Designer Gráfico ou Web Designer ou Desenho Industrial ou Produção Multimídia ou Cinema de Animação

R$ 36,00

Equipe Multidisciplinar 2

Graduação em Letras ou Pedagogia

R$ 36,00

Professor autor – Eixo Gestão e Negócios

Graduação em Administração, Psicologia. Especialização em Recursos Humanos

R$ 50,00

Professor autor – Eixo Ambiente e Saúde

Graduação em Enfermagem

R$ 50,00

Função Professor mediador

Curso

Escolaridade

Valor por hora

Agente de Recepção de Reservas em Meios de Hospedagem

Graduação em Comunicação, Relações Públicas, Turismo

R$ 25,00

Assistente Logística

Graduado em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais

R$ 25,00

Assistente Financeiro

Graduação na área de Ciências Exatas

R$ 25,00

Libras

Graduação em Letras com especialização em Língua Brasileira de Sinais

R$ 25,00

Microempreendedor Individual

Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Economia ou Ciências Contábeis

R$ 25,00

Promotor de Vendas

Graduação em Administração de Empresas / Marketing, Tecnológico em Marketing, Logística ou Processos Gerenciais

R$ 25,00

Recepcionista

Graduado em Administração ou Relações Públicas

R$ 25,00

Observatório do Esporte da Sedese lança duas novas edições on-line do curso sobre a Lei Estadual de Incentivo

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, realiza novas edições on-line do curso sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. A qualificação busca garantir aos participantes maior conhecimento sobre a legislação, procedimentos e orientações sobre a elaboração e cadastro de projetos para a captação de recursos junto às empresas apoiadoras.


O curso será oferecido ao público a partir do dia 25 de maio, desta vez dividido em duas novas edições. A segunda edição será destinada especificamente às cidades da Regional Sedese de Teófilo Otoni, atendidas pelo programa “Percursos Gerais - Trajetória para Autonomia”. Já a terceira edição será disponibilizada para o público em geral.

A capacitação é gratuita e destinada a gestores públicos, de entidades sem fins lucrativos, conselheiros municipais de esportes, profissionais e estudantes de Educação Física, bem como demais envolvidos no fomento e incentivo ao esporte no Estado, que tenham interesse em atuar na elaboração de projetos e captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Cleber Brito, diretor de Gestão da Lei de Incentivo ao Esporte, destaca a pertinência do novo curso sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. “Compreendo que a importância está, principalmente, no reconhecimento e consolidação do Observatório do Esporte como ferramenta de diálogo entre setores público, privado e sociedade civil, visando, claro, o fomento do esporte de uma maneira geral”.

Sobre as novidades do curso em relação à turma piloto, a coordenadora do Observatório do Esporte, Ana Paula de Jesus, destaca as principais: “Tendo por base o estudo que fizemos da avaliação da 1ª edição, incorporamos melhorias expressivas, como uso de linguagem mais didática, de soluções para maior acessibilidade das pessoas com deficiência e, graças à contribuição da (DGLIE) Diretoria de Gestão da Lei de Incentivo, disponibilizaremos projetos padrão, ou seja, exemplos de projetos esportivos que atendem a requisitos da Lei Estadual de Incentivo e que visam auxiliar aos cursistas na elaboração de seus próprios projetos, um dos maiores desafios identificados. ”

A edição exclusiva do curso para o programa "Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia", traz aprimoramentos ainda mais específicos. Segundo Cleber Brito, o acompanhamento técnico, disponível aos alunos que concluírem o módulo 3, é a principal novidade. "Outro ponto relevante, é a oportunidade do aluno conhecer a plataforma da Lei de Incentivo mais a fundo. Pois, alguns exercícios e atividades serão dentro do Sistema de Teste, que é um espelho do Sistema corrente”, explica.

É importante que os interessados em participar da capacitação fiquem atendo às datas. Os contemplados pelo programa 'Percursos Gerais', devem fazer sua inscrição entre hoje (18) e 25 de maio. Os demais interessados, que se enquadram na edição disponível para todo o Estado, devem fazer sua inscrição a partir do dia 25 de maio, data de disponibilização do curso para ambas as edições.

As inscrições devem ser feitas na plataforma ead.observatoriodoesporte.mg.gov.br. Primeiramente, o futuro cursista deve se cadastrar na Plataforma EAD do Observatório do Esporte e, logo após, inscrever-se no curso selecionado, conforme passo a passo: https://bit.ly/2ygITVM.

Já as pessoas relacionadas às cidades atendidas pelo programa Percursos Gerais, após o cadastro na Plataforma, devem entrar em contato com o Observatório do Esporte pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., demonstrando interesse em participar dessa turma.

Os participantes que comprovarem participação mínima necessária terão direito ao certificado de conclusão da qualificação. O certificado poderá ser utilizado como documentação comprobatória de programas/projetos para os municípios habilitados a participarem do ICMS Esportivo ano base 2020.

Outras informações sobre o curso podem ser encontradas na própria plataforma ou com a equipe do Observatório do Esporte pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os municípios da Regional Teófilo Otoni da Sedese contemplados pelo programa "Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia foram Água Boa, Ataléia, Bertópolis, Caraí, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Ladainha, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Santa Helena de Minas e Setubinha.

 

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