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Sedese realiza 2º Evento da Agenda Permanente de Sistemas de Informação do Suas

site 2Com o objetivo de orientar e tirar as dúvidas dos municípios mineiros sobre os sistemas de informação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Sedese realizou, no dia 02/02, a II Agenda Permanente de Sistemas.

Por meio da Diretoria de Vigilância Socioassistencial, o evento teve como tema o Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira – Conselhos. A ação foi direcionada aos responsáveis do Conselho Municipal de Assistência Social pelo preenchimento e deliberação do Demonstrativo nos municípios, importante instrumento de prestação de contas anual de recursos federais.

O encontro contou com a presença de 159 participantes, sendo 118 participantes de 114 municípios mineiros e 41 profissionais de 19 Diretorias Regionais da Sedese.

O evento abordou tópicos como: Contextualização e marcos normativos da prestação de contas; O CMAS e suas atribuições relacionadas à prestação de contas do órgão gestor; Instrução de processo de prestação de contas (Portaria 124/2017); Acesso ao sistema; Preenchimento de cada aba do Demonstrativo (informações gerais; serviços/programas; gestão PBF e gestão SUAS) Funcionalidades do Demonstrativo Sintético (pendências, histórico de versões, habilitação e retificação do demonstrativo).

 

A gravação da agenda está disponível, no youtube, para aqueles municípios que não conseguiram acompanhar o evento ao vivo ou que desejem revê-lo.

Uma cópia da apresentação está disponível clicando aqui.

Uma nova videoconferência sobre o preenchimento do CNEAS - Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social está marcada para o dia 16/02/2022. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Contato para dúvidas/dificuldades: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sedese acompanha comitiva do Ministério da Cidadania em visita a Raposos

 A comitiva do Ministério da Cidadania que acompanha os trabalhos de apoio que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) vem desenvolvendo junto aos municípios atingidos pelas chuvas do início do ano visitou nesta sexta-feira (04/02) a cidade de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

As três entidades federativas de assistência social, representadas pela secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa; a secretária de Estado Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; e a secretária Municipal da pasta, Danúbia Cristina Izabel, acompanhadas de equipe técnica, se reuniram com o prefeito Sérgio Silveira Soares, o coordenador da Defesa Civil do município, Marcelo Soares, o Secretário de Obras, Liliano Rezende, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Costa, para discutirem a situação do município. 
 
Raposos foi uma das cidades mais atingidas pelos temporais do início do ano. O município tem cerca de 15 mil habitantes, dos quais aproximadamente 12 mil pessoas encontram-se desalojadas ou desabrigadas atualmente. Além da inundação, a cidade também enfrenta o problema do deslizamento de terra, pois a topografia da região é composta de encostas. 
 
Os programas do Governo de Minas e do Governo Federal voltados à situação de emergência foram apresentados à gestão municipal. Elizabeth Jucá destacou o Plano Recupera Minas, que irá repassar recursos aos municípios com situação de emergência reconhecida pelo Governo Dederal, num total de R$ 78 milhões. Cada município receberá R$ 1,2 mil por pessoa cadastrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Também por meio do Plano, o governo do estado, via BDMG, abriu uma linha de financiamento de R$ 200 milhões para construção habitacional de casas total ou parcialmente destruídas pelas chuvas. Cada cidade poderá inscrever projetos entre R$ 100 mil e R$ 2 milhões. A contratação já pode ser feita 100% on-line no site do banco (bdmg.mg.gov.br/municípios). “O problema habitacional surgido após esses desastres acabou se tornando uma questão de assistência social. Estamos mobilizando recursos e avaliando questões legais para darmos uma resposta mais efetiva e mais ágil para as pessoas que perderam suas moradias”, reafirmou Elizabeth Jucá.
 
Já a secretária Maria Yvelônia Barbosa destacou o cofinanciamento federal do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências, que provê recursos para alojamentos provisórios, disponibilizando R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas acolhidas aos municípios também com situação de calamidade ou emergência públicas reconhecidos pelo Governo Federal. Até o momento, conforme dados do Ministério da Cidadania, 43 municípios mineiros já acionaram o cofinanciamento (25 já receberam o repasse, 5 tiveram o pagamento autorizado e 13 estão em processo de triagem).
 
De acordo com a secretária Nacional de Assistência Social, o Brasil tem cerca de 1.500 municípios com situação de calamidade/emergência reconhecidos pelo Governo Federal. Destes, 413, quase um terço, estão em Minas Gerais. Além de conhecer de perto a realidade de perto, Maria Yvelônia Barbosa destacou a expertise de Minas em conduzir situações de emergência. “Confiamos nos trabalhos conduzidos por Minas. Estamos aqui para ouvir o que melhor atendem às pessoas. Certamente levaremos muito aprendizado que poderá ser replicado em âmbito nacional”, avaliou.
 
Após a reunião, a comitiva de Brasília visitou alguns dos pontos mais atingidos pelas chuvas no município. A subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco; o superintendente de Proteção Social Especial, Cristiano de Andrade; e a Diretora de Serviços e Benefícios Socioassistenciais, Soraia Cruz; todos ligados à Sedese, permaneceram com os gestores do município para prestar assessoria técnica ao sobre como acessar os recursos disponíveis, necessidades de alterações nas leis municipais e orientações sobre os gastos possíveis com o recurso federal.

Inscrições abertas para capacitação on-line sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos

capa curso scfvDando sequência à série de nove capacitações que serão ofertadas em 2022/2023, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) receberá, até 24 de fevereiro, inscrições para o curso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A iniciativa da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) é voltada para gestores, conselheiros e trabalhadores de nível superior ou médio, da rede governamental e não governamental dos municípios mineiros que ofertam o SCFV, de forma complementar ao trabalho social com famílias que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Em parceria com a Faculdade Pólis Civitas, o curso gratuito será ofertado na modalidade 100% on-line, com o início previsto para o dia 24 de fevereiro. A qualificação contará com materiais didáticos, aulas gravadas e ao vivo, fóruns de discussão e atividades avaliativas ministradas por um renomado profissional da área.

Com duração de 40 horas divididas em três módulos, a capacitação irá abordar a concepção e organização do SCFV, assim como os procedimentos metodológicos para sua execução, inclusive no período pandêmico.

 

Inscrição: até 24 de fevereiro de 2022

Início do curso: 24/02/2022

Encerramento: 29/04/2022

Carga Horária: 40h (com momentos síncronos e assíncronos em ambiente virtual de aprendizagem)

Público-alvo: Técnico de Referência SCFV, Técnico de Referência da Entidade, Orientador Social, Coordenador do Cras, Coordenador de Centro de Convivência, Coordenador da PSB, Gestores, demais profissionais do Cras e Creas, Conselheiros Municipais, Conselheiros Estaduais, Sedese - central e regionais.

Link de inscrição: https://poliscivitas.com.br/sedese/

Na data de início da capacitação, os inscritos receberão, no e-mail indicado no momento da inscrição, as orientações sobre a oferta da capacitação e acesso à aula inaugural on-line ao vivo.

 

Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas pelo canal de WhatsApp da Faculdade Polis Civitas: (41) 9.9249-2486.

Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atuação da Sedese na condução das emergências causadas pelas chuvas é referência para Governo Federal

Uma comitiva do Ministério da Cidadania reuniu-se nesta quinta-feira (03/02) com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, e equipe técnica, para tratar sobre os impactos das chuvas na população mineira e as ações emergenciais e pós-desastre no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). À frente da comitiva, o secretário Especial de Desenvolvimento Social, Robson Tuma, a secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa, o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais, André Veras, e a assessora do Gabinete da SNAS, Léa Roccha. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto também esteve presente.


Maria Yvelônia Barbosa disse que Minas Gerais é referência nacional na gestão de situações de crises. Além de ouvir as demandas do estado, ela enfatizou que também veio em busca da expertise de Minas em lidar com o tema para qualificar as propostas que estão sendo desenvolvidas pelo governo federal.

O estado foi um dos mais atingidos pelas chuvas do final de 2021 e início de 2022; 413 municípios, dos 853, decretaram situação de calamidade ou emergência. Regiões que tradicionalmente são atingidas pelas secas, como Vale do Mucuri e Jequitinhonha, foram inundadas.

A secretária Elizabeth Jucá disse que a Sedese mantém o apoio prestado aos municípios durante a situação emergencial e que um dos desafios agora é garantir a autonomia das pessoas.


A equipe técnica da Sedese está publicando normas que possibilitam a liberação de recursos para os municípios atingidos pelas chuvas e que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal e organizando material de orientação sobre utilização da verba. Por meio do Plano Recupera Minas, cada município afetado receberá o correspondente a R$ 1,2 mil por pessoa desabrigada ou desalojada, com base no cadastro realizado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) da Secretaria Nacional de Defesa Civil. As gestões municipais terão autonomia para decidir como repassarão o recurso para as famílias afetadas, podendo optar, por exemplo, por adquirir cestas básicas, kits de higiene ou até mesmo conceder os benefícios diretamente em dinheiro para as famílias atingidas. O total de recursos a ser transferido do estado para os municípios será de R$ 78 milhões. Por adotar a base de dados do S2ID, a iniciativa permitirá atender, inclusive, pessoas que não estão cadastradas nos programas sociais do governo, mas que também foram atingidas e precisam de apoio.

O Recupera Minas também irá disponibilizar, via BDMG, R$ 200 milhões em linha de crédito para reconstrução das casas afetadas pelas chuvas. Do total da verba disponibilizada, R$ 182 milhões são aporte direto do governo mineiro. Cada cidade poderá inscrever projetos financiáveis entre R$ 100 mil e R$ 2 milhões e a contratação já pode ser feita 100% on-line no site do banco (bdmg.mg.gov.br/municípios). A Sedese prestará apoio técnico para os municípios acessarem o recurso, com capacitação, preparo da documentação e elaboração de modelos de construção de casas e edifícios aptos a recebem o financiamento.


A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, reforçou o pedido de apoio à SNAS. Disse que a Seplag soma esforços à Sedese, com destinação de R$ 260 milhões aos municípios atingidos, e que Minas precisa de uma solução a médio prazo para as pessoas que ficaram sem suas moradias.

Maria Ivelônia Barbosa enfatizou que o governo federal tem trabalhado para simplificar processos para atendimentos a situações de emergência, caso da Portaria Nº 90/2013, que flexibilizou parâmetros e procedimentos para o cofinanciamento federal para proteção às famílias de atingidos por situações de calamidades públicas e emergências no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e que vai avaliar se as normativas e medidas legais adotadas pela Sedese podem ser replicadas no âmbito federal para ampliar o atendimento aos atingidos.

Um grande desafio, apontando pelas equipes da Sedese e da Secretaria Nacional é a capacitação dos gestores locais de assistência social e também dos gestores municipais quanto à utilização dos recursos, pois é comum municípios terem verba aportada, mas não conseguirem executar projetos necessários para atendimento à população por falta de conhecimento técnico.


Nesta sexta-feira (04/02), a comitiva do Ministério da Cidadania visitará a cidade de Raposos, acompanhada da secretária Elizabeth Jucá, da subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, Superintendente de Proteção Social Especial, Cristiano de Andrade e da Diretora de Serviços e Benefícios Socioassistenciais, Soraia Vanessa Silva Cruz.

Prorrogadas as inscrições para o Conselho de Igualdade Racial de MG

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial de Minas Gerais (Conepir/MG) prorrogam até 14 de fevereiro as inscrições para as organizações da sociedade civil se candidatarem a participar das eleições para compor o colegiado do Conselho.

Podem se candidatar entidades com atividades relacionadas às questões raciais e/ou étnicas com sede em Minas Gerais, com representação regional em pelo menos três municípios e, no mínimo, dois anos de existência. As organizações podem se inscrever como eleitoras ou candidatas.

O Conepir/MG é integrado por 11 representantes das organizações da sociedade civil, subdividida pelos segmentos: população negra, quilombolas, mulheres negras, movimento negro, juventude negra, comunidade LGBTQIA+ negra, religiões de matriz africana, povos indígenas, comunidade cigana e representantes de outras etnias.

Para efetivar a inscrição, após o preenchimento da Ficha de Inscrição Online disponível no link abaixo, é necessário encaminhar os documentos exigidos no item 4.2.2.1 do Edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até a data do recebimento de inscrição.
Mais informações: conselhos.social.mg.gov.br/conepir/

 

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