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Programa Percursos Gerais realiza semana de diálogos nas regionais de Montes Claros e Salinas

Técnicos do Percursos Gerais, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para combater a vulnerabilidade social nos municípios mineiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), deram continuidade nesta semana às visitas presenciais às regionais participantes da iniciativa.

No dia 18, o encontro ocorreu no município de Montes Claros, com a equipe da Diretoria Regional de Montes Claros e da Diretoria de Projetos Especiais DPE/Sedese, além de representantes de 11 municípios participantes do programa, sendo eles: Bonito de Minas, Cristália, Juvenília, Miravânia, Pai Pedro, Pintópolis, Santo Antônio do Retiro, São João da Ponte, São João das Missões, Varzelândia e Verdelândia.

Em Salinas, no dia 19, além da equipe da Diretoria Regional de Salinas e da Diretoria de Projetos Especiais, o prefeito de Ninheira, Wagner Antônio Sposito, também participou do evento, juntamente com representantes dos municípios de Cachoeira do Pajeú, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Josenópolis, Montezuma, Ninheira, Padre Carvalho, Rubelita e Santa Cruz de Salinas.

Dentre os objetivos dos encontros, está o alinhamento geral sobre o Programa Percursos Gerais, o acompanhamento de projetos nas regionais, o fluxo de encaminhamento e acompanhamento das famílias pelo CRAS, além de reforçar a importância da integração entre os órgãos municipais, ponto fundamental para garantir o êxito do programa.

As ações dessa semana fazem parte de uma série de encontros que vão ocorrer entre os meses de novembro e dezembro. Depois de Montes Claros, Salinas e Diamantina, a Regional de Teófilo Otoni será a última visita deste ano, no início de dezembro.

O Programa

O Percursos Gerais é parte da estratégia intersetorial do Governo do Estado para a redução das múltiplas formas de vulnerabilidade de famílias nas cidades mineiras com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) por meio do estímulo e capacitação das pessoas em direção à autonomia.

Sedese e Fundação João Pinheiro produzem diagnóstico sobre a desigualdade racial no mercado de trabalho mineiro

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), divulgou nesta sexta-feira (19/11), um boletim especial sobre mercado de trabalho mineiro que aponta as desigualdades de oportunidades entre brancos e negros no estado. Realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro, por meio da Coordenação de Estudos Populacionais da Diretoria de Estatística e Informações, esta é a primeira vez que o diagnóstico é produzido pelo Observatório do Trabalho de Minas Gerais.


O boletim apresenta a evolução do mercado de trabalho mineiro a partir de 2012, destacando a manutenção e o aprofundamento das condições de vulnerabilidade de inserção dos negros (pretos e pardos) no mundo do trabalho. As análises foram desenvolvidas a partir das estatísticas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).


Entre os principais resultados, o boletim destaca a piora dos principais indicadores do mercado de trabalho, sobretudo a partir da crise econômica de 2015; os efeitos negativos da pandemia na inserção da população negra no mercado de trabalho e o aumento expressivo na força de trabalho potencial, entre os segundos trimestre de 2020 e 2021.

Para ler a versão integral do boletim especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, clique aqui.

Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos é finalista da 6ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, é uma das finalistas da 6ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais, na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, com o Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), um modelo de gestão de políticas públicas em Direitos Humanos.

O Prêmio Inova é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com coordenação conjunta do BDMG e parceria da OGE-MG, que tem como objetivo proporcionar novas oportunidades, agregar conhecimento, possibilitar a troca de experiências e valorizar os servidores e suas iniciativas.

O concurso possui 3 etapas: a primeira foi o cadastro da iniciativa e avaliação de uma comissão. Foram inscritos 114 trabalhos válidos e apenas os 6, de cada categoria e modalidade (totalizando 18 trabalhos), com maior pontuação obtida na 1ª etapa de avaliação, prosseguiram para as etapas seguintes do concurso. Dentre esses, o SER-DH.

A segunda etapa começa nesta quinta-feira (18/11) e vai até o dia 30/11 com a votação por agentes públicos do Poder Executivo e pelos cidadãos do Estado de Minas Gerais, por meio do aplicativo MGApp e pelo site www.cidadao.mg.gov.br.

Para a coordenadora do SER-DH, Bárbara Amelize, “o reconhecimento do Sistema como finalista de um dos principais prêmios do Brasil, no âmbito da administração pública, reforça a importância da Sedese continuar se empenhando no aperfeiçoamento de metodologias para o cadastramento, encaminhamento e monitoramento dos casos de violações de Direitos Humanos. A iniciativa também fortalece as ferramentas que trazem visibilidade a valores inclusivos e democráticos para a sociedade civil”, explica.

O SER-DH

Lançado em 5 de março de 2020, o SER-DH é o modelo de gestão de políticas públicas em Direitos Humanos da Sedese, que tem como objetivo estabelecer, em conjunto com atores governamentais e não-governamentais, ferramentas de fortalecimento, modelagem e integração de redes setoriais de promoção e proteção de direitos.

A proposta é conhecer o real cenário mineiro de violações de direitos e, ao mesmo tempo, construir mecanismos e instrumentos de modelagem de redes que tornem os direitos humanos plenamente exigíveis e passíveis de proteção. Para tanto, o SER-DH está estruturado em torno de 34 grupos temáticos, que são grupos e identidades que historicamente foram submetidos às relações de dominação e à condição de invisibilidade e que, por isso, apresentam uma agenda de mobilização política e, também grupos e sujeitos que, de forma emergente, são invisibilizados ou desqualificados em discursos por não apresentarem características e experiências hegemônicas.

Para atender esses grupos, o SER-DH atua em três eixos centrais:

  • Integração de Redes, a partir do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos - SIMA;
  • Articulação de Redes, por meio da modelagem regional da rede de proteção, promoção e defesa dos Direitos Humanos e da confecção de acordos de cooperação técnica com entidades governamentais e não governamentais;
  • Incidência Política, através do suporte técnico aos municípios e disponibilização de espaço para aprimoramento técnico dos profissionais e para a disseminação de um conteúdo qualificado que fomente discussões em Direitos Humanos.

Com menos de dois anos de existência, 117 portas de entrada vinculadas a instituições, serviços e órgãos de diversas regiões de Minas Gerais implantaram o SIMA, resultando em 6.678 casos de violências registrados, encaminhados e monitorados (pontos em vermelho) e 1.622 ações de promoção em direitos humanos foram cadastradas (pontos em azul).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A taxa atual de resposta da rede aos casos de violências é de mais de 80%, garantindo aos cidadãos mineiros, a proteção e a reparação das violências.

Também foram disponibilizados 2.117 conteúdos no Portal SER-DH, construídos pelas coordenadorias temáticas em direitos humanos da Sedese, pelas parcerias com pessoas físicas e jurídicas do SER-DH, como a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Viçosa, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o Ministério Público e, ainda, pela própria equipe de composição do projeto, que resultaram em 267.812 acessos de 76.735 usuários de Minas Gerais, de todos os demais estados brasileiros e de mais 64 países no mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O SER-DH não apenas cresceu como buscou se qualificar: uma das primeiras ações foi a repaginação das ilustrações dos 34 grupos temáticos adotados pelo SER-DH com novas cargas simbólicas, como peles em cores diferentes, características físicas que abordam melhor a diversidade dos corpos, além de novas cenas temáticas.

Além disso, um ano após o lançamento do projeto, foi criado uma versão virtual do jogo “Quem sou eu”, um jogo de cartas, que contém 5 pistas para os participantes descobrirem o grupo retratado. As pistas mostram aspectos da realidade desses grupos e porque eles são vulnerabilizados. Mesmo com a pandemia, uma parceria entre a Sedese e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) viabilizou o envio para as escolas estaduais de nível médio do jogo “Quem sou eu” e um plano pedagógico, fisicamente, para subsidiar professores na realização de aulas práticas em Direitos Humanos.

A parceria com a SEE também permitiu o início do planejamento para que o Sima seja implantado em 3.609 escolas estaduais de 47 Superintendências Regionais de Ensino, o que garantiu sua presença em todos os 853 municípios mineiros. A adesão da SEE é um passo fundamental para o fortalecimento e promoção dos direitos humanos na rede estadual de ensino e vai permitir ao gestor escolar o registro, encaminhamento e monitoramento das situações de violação que ocorrem no ambiente escolar e o cadastro de ações de promoção de direitos humanos e a gestão integrada da rede de políticas públicas – objetivos também existentes no Programa Convivência Democrática, instituído pela Educação, em 2018.

Outra parceria importante foi realizada com o município de São Paulo, que passará a disponibilizar o SIMA para as instituições de proteção e promoção de Direitos Humanos locais e, também, construirá o Portal SER-DH da capital.

O projeto tem sido tão exitoso que também construiu um curso de qualificação no SER-DH disponibilizado para 25 municípios das regionais de Teófilo Otoni e Salinas (Trajetória para Autonomia). Para os 16 municípios de Teófilo Otoni vinculados ao Trajetória para Autonomia, o curso resultou em 45 escolas municipais com SIMA implantado e 75 servidores municipais capacitados. Para os 9 municípios de Salinas vinculados ao Trajetória para Autonomia, o curso ainda está em execução com previsão de término em 20/12/2021. Além disso, há também um curso de qualificação SER-DH construído para as escolas estaduais de Minas Gerais e Superintendências Regionais de Ensino (acordo de cooperação técnica entre SEE e Sedese), que será disponibilizado a partir de dezembro de 2021.

 

AGORA, O SER-DH PRECISA DO SEU VOTO NO PREMIO INOVA MINAS GERAIS!

PASSO A PASSO PARA VOTAÇÃO

Veja o passo a passo para votar no 6º Prêmio Inova.

  • Acesse o site https://cidadao.mg.gov.br/ ou faça o download do aplicativo MG App (iOS ou Android).
  • Faça seu cadastro para login e senha.
  • Acesse o item: “Votação Prêmio Inova”.
  • Clique em “Conhecer os trabalhos” ou direto em “Votar”.
  • Siga o fluxo para votar em um trabalho de cada categoria e modalidade.
  • Serão ao todo três votos, um para cada categoria.

Para mais informações acesse: www.premioinova.mg.gov.br

 

 

 

Governo de Minas se alia à iniciativa de combate à importunação sexual nos estádios

O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), é aliado na campanha “Todos contra a Importunação Sexual”, lançada nesta quinta-feira (18/11). A iniciativa reúne Mineirão, clubes e a Federação Mineira de Futebol (FMF) no combate ao comportamento abusivo contra as mulheres em partidas de futebol.


A partir do próximo sábado (20), no duelo entre Atlético e Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, os torcedores verão cartazes espalhados por todo o Mineirão com informações sobre a prática criminosa e instruções para que vítimas relatem casos de importunação na hora em que ocorrem.

As informações sobre a prática criminosa também serão veiculadas nas TVs, no telão e na Rádio Esplanada, incentivando que os torcedores denunciem condutas inapropriadas. Os vigilantes também estão sendo instruídos e receberão cartilhas sobre como agir no acolhimento às vítimas. Nas redes sociais, a campanha pode ser amplificada usando a hashtag #RepenseSuasAtitudesComAsMulheres.

Um canal no Whatsapp foi criado para facilitar as denúncias e agilizar o encaminhamento para a investigação dos órgãos de segurança. O canal pode ser acessado via QR Code, que estará disponível nos materiais da campanha.


A Sedese contribui com assessoramento técnico para produção do material publicitário, com indicação de linguagens mais assertivas para as abordagens de conscientização e instruções aos vigilantes. “Essa é uma campanha muito importante, pois estamos lidando com um problema antigo e estrutural. Somamos nossos esforços em busca de uma sociedade em que as mulheres se sintam respeitadas e que elas saibam também como proceder em casos de abuso e violação de direitos”, explica a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos, Jailane Devaroop.

A iniciativa tem ainda o apoio das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Instituto Galo.

 

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Vencedores da etapa on-line dos Jogos Escolares de Minas Gerias são premiados

Os estudantes-atletas campeões da segunda edição do E-JEMG receberam medalha e troféu nesta quarta-feira (17/11), em cerimônia realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Eles vieram acompanhados de familiares e da diretoria das escolas que representam, e foram recebidos pela subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, e pelo subsecretário de Esportes, José Francisco Filho (o Pelé do Vôlei).

O E-JEMG é a etapa eletrônica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (See), que tiveram as atividades presenciais suspensas nos últimos dois anos em função da pandemia de Covid-19. Os jogos são voltados a estudantes de 12 a 17 anos, das escolas públicas e particulares do estado. Com o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo e o aperfeiçoamento humano por meio das práticas esportivas, a competição estimula o vínculo do aluno e da família com a escola e contribui para a diminuição da evasão escolar.

O desafio de inovar no formato das competições de modo a manter a formação e a interação entre os estudantes teve resultado positivo. Em 2021, os jogos eletrônicos passaram de três para cinco modalidades: Fifa 2020, 8 Ball Pool (sinuca), Mario Kart Tour, Xadrez e NBA 2K20, nas categorias feminino, masculino e misto. A adesão também aumentou, saltando de cerca de 450 participações, em 2020, para aproximadamente 750 em 2021. Segundo os subsecretários, no próximo ano, as competições eletrônicas deverão ser mantidas, de forma concomitante às presenciais, após o fim do isolamento.

Mateus Rocha Silva, da Escola Estadual Odilon Behrens, de Guanhães, foi campeão de sinuca. Conta que não dominava o jogo de mesa e que precisou pesquisar na internet para aprender as principais jogadas e efeitos para as partidas on-line. “Procurava me concentrar antes dos jogos. Treinei com colegas e conheci muita gente de outras escolas. Eu muito feliz, não esperava ganhar, mas fui vencendo meus oponentes e hoje sou campeão”, comemora.

Rita Soares Mendes, diretora da Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida, de Ataleia, comemorou o bicampeonato de Pedro Lucas Macedo Amaral no Fifa 2020. “O esporte auxilia no desenvolvimento do aluno como um todo e é fundamental em cidades pequenas como a nossa, em que faltam opções de lazer. Sempre participamos do JEMG. Os alunos ficam motivados e isso influencia no desempenho escolar. A vitória do Pedro no on-line ano passado foi uma euforia e mais estudantes quiseram participar este ano. Estamos muito orgulhosos”.

Primeiros colocados de cada modalidade e módulo:

(Módulo I – nascidos em 2009, 2008 e 2007 / Módulo II – nascidos em 2006, 2005 e 2004)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modalidades E-JEMG 2021 - Participação de escolas e estudantes-atletas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LOGO BRANCA

 

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 Marca Participacao PNPC

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