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Percursos Gerais - Trajetória para Autonomia

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O Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, é um programa estratégico, intersetorial que tem como objetivo a redução das vulnerabilidades sociais e promoção da autonomia das famílias pobres e extremamente pobres de municípios rurais do estado de Minas Gerais. O programa se desenvolve por meio do apoio técnico aos municípios e acompanhamento das famílias atendidas através de ações integradas que respondam aos desafios locais, tendo como foco o fomento à inclusão produtiva.

Enquanto estratégia intersetorial de governo, o Programa é fundamentado em uma perspectiva multidimensional da pobreza rural, e se propõe a construir alternativas a partir da execução de projetos associados às áreas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Esses projetos envolvem as áreas de Assistência Social; Segurança Alimentar e Nutricional; Melhoria Habitacional;  Esporte e Lazer e; Inclusão Socioprodutiva.

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A trajetória planejada e fomentada pelo Programa se insere em uma dinâmica de busca por garantias de direitos que são fundamentais para uma cidadania plena. Dessa forma, a partir dos atendimentos e acompanhamentos, entende-se autonomia enquanto desenvolvimento da liberdade dos indivíduos e famílias para que possam reconhecer e expandir seus diversos potenciais.

Em seu 2º ciclo, o Percursos Gerais busca melhorar a vida de famílias e indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza de municípios que se encontram nas Regionais Sedese de Almenara, Araçuaí, Montes Claros e Salinas e que apresentam:

índices de vulnerabilidade climática extrema, muito alta ou alta;

percentual de famílias em situação de privação, de acordo com o cadastro único e o IPM (Índice de Pobreza Multidimensional), ultrapassa a média estadual.

O foco do Programa é no atendimento integrado de famílias com acesso à água e que tenham aptidão/interesse no desenvolvimento/aprimoramento de suas atividades produtivas (agricultura familiar, alimentos, artesanatos e afins), incluídas no Cadastro Único e prioritariamente em situação de pobreza.

Levando em consideração o público-alvo do Programa, é relevante salientar que a autonomia não é alcançada de forma individualizada. Pelo contrário, é reconhecido que o Programa atua enquanto rede de suporte para que comunidades locais possam ser pontos de articulação e desenvolvimento local.


Objetivos do Programa

O Programa tem como objetivo geral a redução das vulnerabilidades sociais e promoção da autonomia das famílias pobres e extremamente pobres de municípios rurais do Estado de Minas Gerais.

Ele se desenvolve por meio do apoio técnico aos municípios e acompanhamento das famílias atendidas, através de ações integradas que respondam aos desafios locais, tendo como foco o fomento à inclusão produtiva. Entende-se como autonomia o desenvolvimento da liberdade dos indivíduos e famílias para exercerem os seus direitos e expandirem seus potenciais de emancipação.

A partir dessa ótica, o programa agrega os seguintes objetivos específicos:

Acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade social, através da Assistência Social, a partir de uma visão integrada sobre as demandas familiares e os projetos ofertados no âmbito do programa;

Apoiar os agricultores(as), familiares e comunidades tradicionais por meio de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da produção agrícola familiar, de modo sustentável, auxiliando no processo de escoamento da produção para os mercados institucionais.

Fomentar e assessorar tecnicamente os municípios para a realização de projetos inclusivos, voltados para o esporte e lazer, promovendo ações educativas e culturais, viabilizando a sua inclusão e/ou potencialização como beneficiários das políticas públicas ofertadas pela Subsecretaria de Esportes.

Apoiar a melhoria das condições de habitação dos municípios, tornando as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis e, também, promover universalização do acesso à água, para o consumo humano e a produção agropecuária.

Incentivar indivíduos e famílias, através de formação profissional, assessoramento e comercialização, tendo como objetivo o fomento à inclusão produtiva, considerando as dinâmicas locais e aptidões técnicas.

 

Projeto Recomeço

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Projeto Recomeço

Projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de unir quem emprega a quem precisa trabalhar.
Com a pandemia e suas consequências sociais e econômicas, houve um crescimento significativo de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, e em Minas não foi diferente.
O projeto pretende aumentar a possibilidade desse público de conseguir um trabalho e amenizar os impactos sociais provocados pela pandemia, por meio da articulação entre órgãos de governo (federal, estadual e municipal), setores produtivos, organizações não-governamentais e entidades, identificando possibilidades e oportunidades de emprego e renda para as pessoas mais vulneráveis.

 

Histórico

O Projeto Recomeço foi elaborado a partir da preocupação do estado com o empobrecimento da população após o fim do auxílio emergencial, no fim de 2020. Projeções mostravam que o número de famílias abaixo da linha da pobreza poderia aumentar 40%.
Desde então, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social firmou parcerias com empresas e entidades, como Fiemg, Copasa, Cemig, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Sinduscon, Sicepot e Associação Mineira de Supermercados (AMIS), para aumentar a empregabilidade da população vulnerável.

 

Parcerias

A partir das parcerias firmadas, o Governo de Minas fará o cruzamento de dados do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que atualiza as informações dos inscritos para o encaminhamento aos postos de trabalho dos parceiros do projeto.
A ideia é reduzir a distância entre as vagas dos mais diversos setores produtivos e os mineiros que precisam de um trabalho. Também serão oferecidos cursos para o ensino de um ofício e capacitações. Ações de estímulo ao empreendedorismo, como programa de Hortas Urbanas, também estão programadas.
Já são parceiros do Projeto Recomeço:
FIEMG, Copasa, Sicepot, Sinduscon, Associaçao Mineira de Supermercados (AMIS), CSN, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Emater, Hub MG, AMM, CEMIG (Sindimig), Sebrae, UFMG, UEMG, BDMG, Sistema S, Sebrae e Fecomércio.

Municípios em que já existem parceiros – CSN, Sicepot e Sinduscon e COPASA por meio da OEC
Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Coração de Jesus, Lagoa Santa, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Ouro Branco e Nova Lima.

 

Vagas disponíveis

Almoxarife, mestre de obras, apontador de obras, servente de pedreiro, pedreiro, encarregado de obras, motorista de caminhão, rasteleiro de asfalto, eletricista, auxiliar de mina, auxiliar de laboratório de minério, operador de beneficiamento, operador de equipamentos móveis de mineração, mecânico.

 

Projeto Piloto

O projeto piloto teve início em março de 2021, quando a Copasa contratou mais de 30 pessoas por meio da iniciativa em Ibiaí, no Norte de Minas, para obra em uma das adutoras do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros (Sistema São Francisco). Novas vagas serão abertas à medida que a obra caminhar.
A previsão é que uma nova fase comece no município de Coração de Jesus no 2º semestre de 2021, além da inclusão dos municípios de Montes Claros e São João da Lagoa numa próxima etapa.

 

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Bolsa Merenda

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Bolsa Merenda é um benefício ofertado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), através de transferência de recursos para cerca de 380 mil estudantes da rede estadual de ensino.

O ticket, no valor de R$ 50 mensais, será destinado para os alunos inscritos no CadÚnico incluídos na faixa considerada de extrema pobreza.

Confira abaixo mais informações sobre o benefício:

 

1) O que é o Bolsa Merenda?

Benefício ofertado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), através de transferência de recursos para uma parcela dos estudantes da rede estadual de ensino

2) Quais os alunos serão beneficiado com esta bolsa?

Serão beneficiadas as famílias que têm cadastro no CadUnico, com renda per capita menor que 89 reais mensais, e tem algum membro da família matriculado na rede Estadual de ensino.

3) Quais são os critérios para recebimento da bolsa?

Serão atendidas todas as famílias que atendem aos critérios acima.

4) Qual o número de alunos por família que será contemplado com a bolsa? Cada um receberá um cartão?

Serão contemplados todos alunos da família. O recurso será R$50,00 por aluno. Portanto se uma família tiver 3 alunos na rede Estadual de Educação básica a família receberá um único benefício (e cartão) no valor de 150,00

5) Os alunos do EJA, poderão ser contemplados?

Sim, desde que esteja cadastrado no CadÚnico e tenha renda familiar percapta de até 89 reais mensais.

6) Quanto tempo receberei a bolsa?

A bolsa será por quatro meses ou até as aulas retornarem.

7) Posso deixar de receber em algum momento?

Quando as aulas retornarem a bolsa será interrompida

8) Quando irei começar a receber a bolsa?

O pagamento acontece dois dias uteis após o cadastro aprovado no aplicativo PagBank. Para receber o benefício, o responsável pela família cadastrado no CAD, deverá baixar o aplicativo PagBank, disponível no Google Play e App Store e realizar o cadastro. Para quem não tem acesso à smartphone, deverá entrar no site https://cadastro.pagseguro.uol.com.br/. Nos demais meses o benefício será pago todo dia 18 do mês.

Em caso em dúvida sobre o benefício, acessar o site http://social.mg.gov.br/bolsa-merenda ou, em caso de dúvida sobre a conta, utilize as opções abaixo:

Para o público do interior e demais regiões, a partir de telefone fixo. Tel.: 0800-728- 2174

Para o público do interior e demais regiões, a partir de celular. Tel.: 0+OPERADORA +11 4003-1775 (exemplo. 015 11 4003-1775)

Contato via E-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

9) Se eu não sacar o dinheiro e/ou movimentar a conta, a bolsa volta para o Estado?

Sim, se não houver nenhuma movimentação na conta em até 90 dias após a disponibilidade do auxílio, o dinheiro será recolhido.

10) Como faço para saber se irei receber a bolsa?

Basta fazer a consulta com seu cpf no site: http://social.mg.gov.br/bolsa-merenda

11) Onde posso me cadastrar para receber a bolsa?

Se sua família está contemplada no benefício você precisa cadastrar uma conta digital no aplicativo PagSeguro. É necessário o envio da foto legível do documento (RG e CNH) e da selfie segurando esse documento.

12) Outra pessoa pode fazer o cadastro em meu nome?

Você pode fazer o cadastro em qualquer celular mesmo que ele não seja seu, sendo que o benefício será concedido apenas para o CPF cadastrado. Pedimos o maior cuidado para não deixar informações confidenciais com terceiros e o acesso a sua conta que permitirá utilizar o recurso. Em caso de necessitar utilizar o celular de outra pessoa recomendamos o apoio de familiares e amigos próximos que o beneficiário tem confiança.

13) Poderei fazer o saque do valor da bolsa?

Sim. Aproximadamente 20 dias após a criação da conta você receberá em sua casa um cartão físico para ser utilizado na rede 24h nela você poderá realizar o saque do saldo da conta corrente.

14) Quem não tem acesso a internet, telefone, tablete como poderá fazer a solicitação do beneficio?

Para receber o benefício, o responsável pela família cadastrado no CAD, deverá baixar o aplicativo PagBank, disponível no Google Play e App Store e realizar o cadastro. Para quem não tem acesso à smartphone, deverá entrar no site https://cadastro.pagseguro.uol.com.br/
Após o cadastro, cartão chegará em até 20 dias úteis na sua residência. Caso o cartão não chegue, favor entrar em contato com o pagseguro pelo telefone

Para o público do interior e demais regiões, a partir de telefone fixo. Tel.: 0800-728- 2174

Para o público do interior e demais regiões, a partir de celular. Tel.: 0+OPERADORA +11 4003-1775 (exemplo. 015 11 4003-1775)

Contato via E-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

15) O CRAS pode fazer a solicitação da bolsa para mim?

Não compete ao Centro de Referência de Assistência Social realizar o cadastro ou solicitar a bolsa para o beneficiário.

16) Posso pegar o meu cartão no CRAS ou na minha escola?

Não, o cartão será entregue no endereço após o cadastro no PagSeguro

17) Por que não vou receber?

Porque receberão estudantes da rede estadual inscrito no CadÚnico na parcela considerada de extrema pobreza (aqueles que a média salarial per capita da família não ultrapasse os R$ 89) irá receber. Para saber mais acesse: http://social.mg.gov.br/bolsa-merenda

18) O benefício é um por aluno matriculado?

Sim.

19) Quanto tempo vou receber o benefício?

Todos irão receber por até 4 meses a partir de abril.

20) O que posso comprar com o benefício?

Com o valor, o beneficiário terá acesso a compra de alimentos em supermercados, padarias, sacolões, feiras livre, lanchonetes e outros locais.

21) Quais estabelecimentos vão receber o benefício?

Num primeiro momento, via QR Code, qualquer estabelecimento que tiver uma máquina PagSeguro (Moderninha Pro, Moderninha X, Moderninha Plus e Moderninha Smart). Depois, com a chegada do cartão, qualquer estabelecimento que aceite a bandeira VISA poderá concluir a compra.

22) Quando serão entregues os cartões?

O beneficiário terá acesso ao recurso por meio da plataforma digital PagSeguro em até dois dias após o cadastro e poderá utilizar o benefício por meio de transferências via aplicativo, pagamentos de boletos ou pagamento digital por QR Code. Os cartões, por sua vez, chegarão com o prazo máximo de 20 dias úteis após o cadastro aprovado pelo PagSeguro.

23) Quando vou começar a receber o benefício?

Dois dias úteis depois de se cadastrar e for aprovado no aplicativo do PagSeguro no primeiro mês. Nos outros meses todo dia 18

24) Caso o beneficiário realize o cadastro apenas no segundo, terceiro ou quarto mês do benefício, ele terá direito a requerer os valores dos meses anteriores ao cadastro?

Sim.

25) O que é Cash Back? Como ter direito?

Além dos serviços gratuitos oferecidos pelo PagSeguro PagBank, oferecemos uma série de promoções e incentivos para o uso da conta, com pagamento de dinheiro de volta para o consumidor – cashbacks

Adicionalmente ao benefício a ser ofertado pelo governo de Minas Gerais o PagSeguro PagBank irá ofertar os seguintes:

Abertura de Conta - Ao abrir a conta e receber a Bolsa Merenda cliente receberá mais R$20 reais de cashback, financiado 100% pelo Pagseguro PagBank

QR Code – utilizando o pagamento sem contato “QR Code” na rede credenciada PagSeguro, o cliente recebe 10% de cashback, limitado a R$ 30 por mês.

Recarga de Celular – ao fazer uma Recarregando Celular pré-pago no PagBank o cliente recebe 2% de cashback limitado a R$50 por mês.

 

26) Como faço cadastro no PagSeguro?

1. Baixe o super app PagBank e o acesse de seu celular
2. Informe seus dados cadastrais
3. Crie um PIN (Senha) e garanta mais segurança nas transações
4. Para finalizar, envie a foto do RG ou CNH do titular da conta e uma selfie do mesmo segurando esse documento. Ambas as fotos tem que estar legível para validação
5. Não se esqueça de pedir seu cartão da conta Visa que consegue usar em milhares de lugares.

 

 

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   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

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