Iniciativa organiza e integra ações de diferentes órgãos para fortalecer políticas de combate à fome e melhorar acesso da população a alimentação saudável

O Governo de Minas, por meio da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, presidida pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), apresentou nesta terça-feira (25/11), em Belo Horizonte, o VI Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (VI PLESANS-MG). A entrega oficial ocorreu durante o Seminário de Monitoramento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), reunindo gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
Com a publicação, Minas se torna o primeiro estado do país a chegar à sexta edição do Plano, o que evidencia o avanço do Estado na área de segurança alimentar. A medida também cumpre mais uma meta do Plano de Ação Climática de Minas Gerais, ao fortalecer políticas de produção, abastecimento e consumo sustentável de alimentos. Isso reforça o compromisso do governo em planejar, coordenar e apoiar ações que visam melhorar o acesso da população a itens adequados e saudáveis, especialmente entre as famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou a importância da iniciativa:
“Este Plano organiza e orienta o trabalho do Estado nos próximos anos e oferece referência para que os municípios qualifiquem suas próprias ações. Quanto mais alinhamento e planejamento entre Estado e municípios, maior é a nossa capacidade de alcançar quem mais precisa. A sexta edição do Plano representa um avanço concreto na governança da política de segurança alimentar em Minas e reafirma o compromisso do governo com a melhoria do acesso da população a alimentos adequados e saudáveis”, afirmou a secretária.
A assessora-chefe de Segurança Alimentar da Sedese, Joana Brant, enfatizou que o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável é entregue acompanhado da publicação de uma resolução específica, assinada por todos os secretários que compõem a Câmara Intersetorial. “Isso fortalece a articulação da política de SAN em Minas Gerais e reafirma o compromisso conjunto do Governo de Minas com o enfrentamento da fome e a promoção da alimentação saudável”, destacou Joana Brant.
Plano orienta ações e reforça participação dos municípios
O VI PLESANS-MG reúne diretrizes e metas voltadas ao fortalecimento do direito à alimentação adequada e ao desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis. O documento foi elaborado de forma integrada pela CAISANS-MG — instância que representa as secretarias de Estado na política de segurança alimentar — e pelo CONSEA-MG, a partir das deliberações da 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Sua construção contou ainda com a participação de secretarias municipais, universidades, conselhos de políticas públicas e demais instituições e entidades comprometidas com o aprimoramento da agenda de segurança alimentar em Minas Gerais.
A versão publicada passou por uma revisão técnica ampliada desde a sua aprovação, em dezembro de 2024, garantindo alinhamento ao PPAG 2024–2027 e atualizando indicadores e ações estratégicas.
“A partir de agora, Minas Gerais passa a contar com um instrumento legítimo para orientar, monitorar e avaliar as ações de segurança alimentar e nutricional em todo o estado. Com a publicação do sexto Plano Estadual, sabemos quais são os programas, metas e ações que precisam chegar à população mineira, fortalecendo a política pública e garantindo transparência e controle social,” Luiz Felipe de Paiva, presidente do Consea-MG.
Encontro destaca avanços no monitoramento
Ao longo do evento, especialistas e gestores discutiram desafios e avanços no monitoramento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, com participação da Caisan Nacional, da Universidade Federal de São João del-Rei, da Fundação João Pinheiro e de órgãos que atuam na área.
A Caisans-MG reforçou que o VI PLESANS-MG será monitorado de forma contínua, com acompanhamento das metas, atualização de indicadores e diálogo permanente com municípios e instituições parceiras.
O Governo de Minas segue trabalhando para ampliar o acesso à alimentação adequada e fortalecer políticas públicas que garantem proteção e dignidade às famílias em todo o estado.
Clique aqui e confira o novo Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
Clique aqui é confira a oto da resolução.



