Encontro reforça o compromisso do Governo de Minas com o desenvolvimento e a inclusão da juventude mineira
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) realizou, nesta segunda-feira (20/10), a Reunião Integrada da Política de Juventude, que reuniu gestores municipais e conselheiros estaduais do Conselho Estadual da Juventude (Cejvue). O encontro marcou um importante espaço de diálogo e construção conjunta de estratégias voltadas para fortalecer as ações públicas destinadas à juventude mineira.
Essa foi a segunda reunião do ano organizada pela Diretoria Estadual de Políticas para Juventudes, que tem consolidado a política de escuta ativa que a Sedese vem implementando junto aos municípios e aos conselhos representativos. Durante o encontro, foram debatidos temas relacionados às principais necessidades e desafios enfrentados pelos jovens de Minas Gerais, como acesso à educação, oportunidades de trabalho, participação social e desenvolvimento integral.
O diretor estadual de Políticas para as Juventudes, Matheus Biancardini, apresentou as políticas públicas em andamento e as propostas de novas ações a serem executadas, reforçando o compromisso do Governo de Minas em promover políticas efetivas que contribuam para o protagonismo e a inclusão da juventude.
Matheus Biancardini destacou que o objetivo central dos encontros é garantir que as políticas públicas cheguem de forma efetiva a todos os jovens mineiros. “Recebemos gestores e conselheiros de juventude para discutir como podemos melhorar a vida do jovem mineiro na ponta”, destacou. Matheus ressaltou ainda a importância da construção de um plano de política pública para atender às necessidades desses jovens.
A reunião também serviu como um espaço de troca de experiências entre gestores municipais e conselheiros estaduais, que puderam compartilhar boas práticas e identificar caminhos para o fortalecimento das políticas de juventude em seus territórios.
Com ações articuladas entre Estado e municípios, a Sedese reafirma seu papel de coordenação e apoio técnico às políticas de juventude, promovendo espaços de participação, capacitação e escuta qualificada. A Reunião Integrada reforça, mais uma vez, a importância da gestão compartilhada e democrática, pilar fundamental para que as políticas públicas sejam mais inclusivas, efetivas e transformadoras.