Acessibilidade

Minas Forma

Matricule-se 

O Programa Minas Forma é uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), para oferecer formação socioprofissional para qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  

 


Objetivo geral

Incluir pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio de oferta de cursos de formação socioprofissional.


Quem pode participar?

O Programa Minas Forma é destinado a todos os mineiros. Poderão participar do pessoas com idade acima de 16 ou 18 anos (de acordo com a especificidade de cada curso). Além da idade, alguns cursos exigem comprovação de escolaridade mínima ou experiência prévia para garantir o devido aproveitamento pelos alunos do conteúdo ministrado. Os cursos estão aptos para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência.


Quantas vagas serão ofertadas?

O Programa atenderá vários setores, focando na inclusão no mercado de trabalho e geração de renda. Nesta primeira fase, destinada ao setor de Turismo e Cultura, serão disponibilizadas 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, em 101 municípios de Minas Gerais.


Carga horária e benefício

Os cursos têm carga horária que varia entre 35 horas e 100 horas e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, a serem pagos semanalmente, mediante presença regular em sala de aula.

Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa busca permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda.


Como realizar a matrícula?

As matrículas para as turmas são realizadas por ordem de chegada e são abertas com, no mínimo, 90 dias de antecedência da data prevista para início de cada turma. A pessoa que tiver interesse deve apresentar os documentos para realização da matrícula de forma presencial (em municípios que dispõem de unidade SENAC ou ponto de apoio) ou de forma online. A consulta da relação de turmas abertas bem como os procedimentos necessários para realizar a matrícula online podem ser feitos clicando aqui. 

  


Unidades SENAC

A relação de municípios que dispõem de unidade SENAC ou ponto de apoio para matrículas presenciais, bem como seus respectivos endereços, telefone para contato e horários de atendimento pode ser consultada a seguir ou clicando aqui!


Para mais informações, entre em contato com os canais de atendimento SENAC 0800 724 44 40 ou 31 3057-8600 (WhatsApp) 

Local

Município

Endereço para Matrícula Presencial

Horário de Atendimento

  Unidade Senac   

Alfenas

Av. Mario Barbosa Vieira, 1174, Loteamento Trevo

  Segunda a sexta: 08:00 às 21:00  

Araxá

Rua Antônio de Castro Alves, 85, Bairro Vila Fertiza

Belo Horizonte

  CENTRO - Rua dos Goitacazes, 1159, Bairro Barro Preto; VENDA NOVA - Av. Liége, 213, Bairro Europa  

Betim

Rua Rio de Janeiro, 199, Bairro Brasiléia

Conselheiro Lafaiete

Rua Tavares de Melo, 630, Bairro Centro

Contagem

Rua Paineiras, 1.300, Bairro Eldorado

Coronel Fabriciano

Rua Albert Scharlet, 303, Bairro Centro

Curvelo

Rua Sica Pio Fernandes, 41, Bairro Centro

Diamantina

Rua Macau de Cima, 17, Bairro Centro

Divinópolis

Av. Antonio Olímpio de Morais, 293, Bairro Centro

   Governador Valadares   

Av. JK, 1825, Bairro Vila Bretas

Guaxupé

Rua Professora Nilza Nunes Gonçalves, 64, Bairro Jardim Vera Cruz

Ipatinga

Rua Itajubá, 250, Bairro Centro

Itabira

Praça Doutor Acrísio Alvarenga, 07, Bairro Centro

Itajubá

Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 319, Bairro Avenida

Ituiutaba

Rua do Tijuco, 71, Bairro Novo Mundo

Juiz de Fora

Av. Barão do Rio Branco, 3330, Bairro Alto dos Passos

Lavras

Rua Comandante Soares Junior, 68, Bairro Arthur Bernardes

Manhuaçu

Rua Hilda Varga Leitão de Almeida, 60, Bairro Alfa Sul

Montes Claros

Av. Deputado Esteves Rodrigues, 250, Bairro Centro

Patrocínio

Av. João Alves do Nascimento, 2264, Bairro Nossa Senhora de Fátima

Poços de Caldas

Rua Cerro Azul, 525, Bairro Jardim dos Estados

Pouso Alegre

Av. Vicente Simões, 370, Bairro Centro

São João Del Rei

Rua Marechal Deodoro, 131, Bairro Centro

Sete Lagoas

Rua José Duarte de Paiva, 775, Bairro Vila Santa Helena

Tiradentes

Rua São Francisco de Paula, 164, Bairro Cascalho

Uberaba

Av. Dr. Odilon Fernandes, 333, Bairro Estados Unidos

Uberlândia

Av. Belo Horizonte, 525, Bairro Martins

Varginha

Rua Mariana Figueiredo, 401, Bairro Vila Adelaide



Municípios atendidos

Os seguintes municípios serão contemplados na primeira fase do programa:

Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.


Cursos disponíveis

Aperfeiçoamento em serviços de cozinha; Boas práticas para serviços de alimentação; Depilação com linha; Elaboração de roteiros turísticos; Escovista iniciante; Estratégias de vendas para comércio de rua; Ferramentas de marketing digital; Formação de barista: preparo e serviço de café; Intensivo de formação de sushiman, Pizzas doces e salgadas; Processos operacionais de recepção e reservas em meios de hospedagem; Qualidade no atendimento ao cliente; Salgados simples e finos; Técnicas básicas para camareiro; Técnicas básicas para chapeiro; Técnicas de atendimento em lanchonetes e entregas; Técnicas de operação de caixa; Técnicas de organização de eventos; Técnicas e práticas de lazer e recreação; Técnicas para churrasco; Técnicas para garçom; Turismo cultural; Condutor de visitantes; Turismo cultural e de natureza.


Quer conhecer mais?

Precisa de mais informações? Entre em contato com a equipe da Diretoria de Articulação e Planejamento da Educação Profissional.

Canais de atendimento SENAC: 0800 724 44 40 ou 31 3057-8600 (WhatsApp)

Equipe técnica: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda

 

Promove o desenvolvimento social, por meio de políticas públicas de inclusão produtiva, trabalho, emprego, geração de renda, empreendedorismo, economia popular solidária e educação profissional.

 

Acesse o Painel do Sine e confira as vagas disponíveis em Minas Gerais.


Trajeto Moda

Promove a inclusão produtiva e geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da oferta de variadas qualificações, como ofício da costura, inteligência emocional, cidadania, empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, educação financeira e desenvolvimento de coleção.


 Ciclos do projeto:

 
O projeto já conta com três ciclos de expansão:
 
  • 1º ciclo (2023/2024): 34 municípios
Municípios: Almenara, Ataléia, Belo Horizonte, Bonito de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Coluna, Couto de Magalhães de Minas, Crisólita, Diamantina, Felisburgo, Francisco Sá, Frei Gaspar, Frei Lagonegro, Governador Valadares, Guaraciama, Igarapé, Joaíma, Mata Verde, Monte Azul, Muriaé, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Pedras de Maria da Cruz, Ribeirão das Neves, Rio Vermelho, Rubelita, Salinas, Serro, Taiobeiras, Varzelândia.
  • 2º ciclo (2024/2025): 28 municípios 
Municípios: Alvorada de Minas, Bocaiúva, Bom Jesus do Amparo; Brasília de Minas, Cássia, Central de Minas, Corinto, Curral de Dentro, Curvelo, Divinópolis, Divisópolis, Espinosa, Januária, Mathias Lobato, Miradouro, Ouro Branco, Paraguaçu, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, Prados, Santa Bárbara, Santa Fé de Minas, Santa Rita do Itueto, São Francisco, Setubinha, Três Marias, Uberaba.
  • 3º ciclo (2025/2026): 30 municípios 
Municípios:  Araçuaí, Belo Horizonte, Botumirim, Cachoeira da Prata, Chapada Gaúcha, Claro dos Porções, Coração de Jesus, Datas, Engenheiro Navarro, Itabira, Jaíba, Jacutinga, Joaquim Felício, Juramento, Ladainha, Matias Cardoso, Mato Verde, Minas Novas, Mirabela, Montes Claros, Nova Serrana, Guarda Mor, Poços de Caldas, Porterinha, Riacho dos Machados, Santa Maria do Salto, São João do Pacuí, São João Evangelista, São José da Barra, Ubaí, Vargem Grande do Rio Pardo.

Minas Forma

O Programa Minas Forma é uma iniciativa pioneira desenvolvida para oferecer cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) é responsável pelo desenvolvimento do Minas Forma, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas), que pertence ao Sistema Fecomércio MG.

O programa disponibilizará 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios Minas Gerais. Na primeira fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços.

Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.

Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício, e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa busca permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda.

O cronograma das turmas foi definido pelo Senac e a Sedese-MG é responsável pela mobilização dos municípios contemplados e do público prioritário para formação das turmas.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado em se formar por meio da capacitação e lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.

Os seguintes municípios serão contemplados na primeira fase do programa:

Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.


Trajeto Renda

Promove a inclusão socioprodutiva dos indivíduos e das famílias em situação de vulnerabilidade, seja por meio da a criação e desenvolvimento dos meios de geração de renda, inserção dos beneficiados no mercado de trabalho, estímulo das cadeias produtivas locais ou estabelecimento de melhores alternativas de escoamento da produção.


 

 

Fundos Rotativos Solidários

Promove o apoio e fomento aos grupos de economia popular solidária e a sua produção de forma a minimizar os problemas, tais como falta de acesso a recursos para fomento de sua produção e consequente escoamento de seus produtos, além da qualificação necessária com relação aos fundos rotativos solidários, seu desenvolvimento, manutenção e organização, por meio da implementação e estruturação de fundos rotativos solidários para a melhoria da produção e geração de renda.


Ponte Digital

Projeto desenvolvido para garantir à população o acesso às políticas públicas no campo do trabalho, emprego e geração de renda, como: Emissão de carteira de trabalho digital, Postagem de seguro-desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Fomento ao Empreendedorismo, prestando o atendimento por meio dos serviços digitais.


Sistema Nacional de Emprego (Sine)

Tem por objetivo estabelecer condições para adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho, em todos os níveis de capacitação, ofertando serviços de intermediação de mão-de-obra: encaminhamento para vagas de emprego, cadastro de currículo, divulgação das vagas; habilitação ao seguro-desemprego; orientação à emissão da CTPS Digital; fomento à qualificação social e profissional; fomento às atividades autônomas e empreendedoras, entre outros serviços.


Formação Profissional

Oferta de cursos de qualificação profissional voltados para potencializar a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho ou em outras formas alternativas de geração de renda, por meio da promoção de capacitação alinhada com as demandas dos diferentes setores da economia mineira.

Painel de Vagas do Sine

O Painel de Informações sobre o Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um instrumento de consulta às vagas de emprego abertas nas 133 unidades de atendimento Sine em todo o Estado de Minas Gerais. 

A ferramenta possibilita ao cidadão verificar oportunidades de trabalho de acordo com seu município, unidade de atendimento e ocupação. É possível também consultar as vagas abertas para pessoas com deficiência.

Empreenda Jovem

Empreenda Jovem

O projeto Empreenda Jovem é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais com o objetivo de ofertar vagas em cursos de qualificação profissional para a formação e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao Empreendedorismo.

Importância

O empreendedorismo é crucial para a geração de riquezas do país. É responsável por promover o crescimento econômico, melhora a condição de vida das pessoas e gera mais empregos, e com isso vem o aumento de renda da população. Ser empreendedor individual acarreta muitas responsabilidades, além de ser eficaz para quem cria o próprio negócio, é também para os outros, pois com seu trabalho, pode-se gerar mais empregos.

O objetivo principal do Empreenda Jovem é contribuir para a formação e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto, seja ele técnico ou empresarial. O empreendedor deve possuir um conjunto de características que o auxiliem na criação e execução do seu negócio, como senso de iniciativa, comprometimento e autoconfiança, além de habilidades técnico-administrativas. Dessa forma, torna-se necessário contribuir para o crescimento de tais características na juventude que deseja atuar com o empreendedorismo.

Oferta

Por meio de cursos de qualificação com foco no mercado de trabalho, o projeto busca atender jovens, e tem o intuito de reduzir as vulnerabilidades e o risco social, ampliando as oportunidades de inclusão produtiva e geração de renda, preparando esse público para o desenvolvimento de novos negócios. Espera-se qualificar 1.200 pessoas, prioritariamente jovens de 18 a 29 anos, até o final de 2022, em cursos com carga horária de 160 e 168 horas/aula.

Cursos

  • Assistente Administrativo
  • Assistente de Logística
  • Comprador
  • E-Commerce
  • Estoquista
  • Promotor de Vendas
  • Representante Comercial
  • Vendedor
  • Web Designer

Instituição ofertante: SENAC MINAS

Entre dezembro/2001 e maio/2022, 880 alunos iniciaram os cursos em parceria com o Senac Minas.

Próximas turmas: Estão previstas inscrições para novas turmas dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Trilha E-commerce (Comércio em meios digitais). Todos os cursos serão realizados a distância, na modalidade ensino remoto, com previsão de início em de abril de 2022.

 

Para se inscrever, acesse o link: https://www.mg.senac.br/Paginas/empreenda-jovem.aspx

Dúvidas decorrentes do Empreenda Jovem podem ser direcionadas para o e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editais

Editais 2025

Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025 - Programa Evolução Jovem

Aviso 2 - Prorrogação de prazo (Cronograma atualizado)

Ata de Julgamento de Propostas - Edital SedeseSubipter Nº 012025 - Refitificada

1ª Errata - Ata de Julgamento de Propostas - Edital SedeseSubipter Nº 012025

Ata de Julgamento de Propostas - Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025

Orientações para entrega de documentos

1ª Retificação Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025 

Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025 (RETIFICADO - Atualizado em 14/03/2025)

Anexo I – Termo de Referência do Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025 (RETIFICADO- Atualizado em 14/3/2025)

Anexo II - Critérios para Avaliação das Propostas (RETIFICADO - Atualizado em 14/3/2025)

Anexo III – Cronograma do Processo de Seleção Pública (RETIFICADO - Atualizado em 14/3/2025)

Pedido e resposta - Impugnação

Esclarecimento 1

Esclarecimento 2

Esclarecimento 3

Esclarecimento 4

Esclarecimento 5

Ata Sessão Pública Esclarecimentos 17/03/2025


Aviso 1 - Sessão Pública de Esclarecimentos

Extrato Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025 - Processo de Seleção Pública para celebração de Termo de Parceria

Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025

Anexo I – Termo de Referência do Edital Sedese/Subipter Nº 01/2025

Anexo II - Critérios para Avaliação das Propostas

Anexo III – Cronograma do Processo de Seleção Pública

Anexo Iv - Minuta do Termo de Parceria e seus anexos

Anexo V – Municípios com Previsão de Atendimento

Resolução Sedese Nº 22 de 28 de Fevereiro de 2025 - Institui a Comissão Julgadora do Processo de Seleção Pública

MANUAL CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO SEI MG


Editais 2024

 

Edital Sedese Nº10/2024

Ato de Homologação - Edital de Chamamento Público Sedese Nº10/2024

Ato Recursal com Concordância de Administrador Público

Resultado preliminar Edital de Chamamento Público Sedese N.º 10/2024

Ata de Sessão Pública de Abertura das propostas - 20-01-25

Sessão Pública de Abertura das Propostas Técnicas do Edital Sedese/DGREPS nº 10/2024 - Conforme previsto no artigo 3°, inciso II, da Resolução Sedese n°109/2024, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese torna público o agendamento para realização da Sessão Pública de abertura das pastas contendo propostas técnicas e documentações do Edital de chamamento público 10/2024. A Sessão Pública ocorrerá no dia 20/01/2025 às 14 horas na plataforma de reuniões online Teams.

Resolução da Comissão de Seleção

Extrato de publicação - Edital nº 10/2024

Edital de Chamamento Público nº 10/2024 - Seleção de organização da sociedade civil interessada em celebrar TERMO DE COLABORAÇÃO para a estruturação de 10 (dez) Fundos Rotativos Solidários.


Edital Sedese Nº09/2024

Homologação -  Resultado Definitivo

Decisão Recursal com concordância de administrador público

Ato de Resultado SEDESE/SUBIPTER-SFTEPS-DGREPS nº 1/2024 (Referente ao Edital De Chamamento Nº 09/2024)

Ata Da Sessão Pública De Abertura Sobre O Edital De Chamamento Nº 09/2024

Resolução de Comissão de Seleção n.º 91/2024

Sessão Pública para propostas - Edital 09/2024 - Conforme previsto no artigo 3°, inciso II, da Resolução Sedese n° 91/2024, a Sessão Pública para abertura de propostas relacionadas ao Edital de chamamento público 09/2024 será realizada dia 11/11/2024 às 17:30 horas, na Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, Prédio Minas 14° andar (Sedese - Rodovia Papa João Paulo II, 4.143, Serra Verde, Belo Horizonte). A gravação também será disponibilizada posteriormente.  

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SEDESE N° 09/2024 - seleção de Organização da Sociedade Civil para a execução do projeto Trajeto Renda


 

Editais 2022

Resultado do Edital de Chamamento Público Sedese n° 12/2022

Edital de Fundos Rotativos Solidários

Pedidos de esclarecimento, conforme prazos do item 9.1 do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SEDESE N° 12/2022:

Dúvida: O edital fala que não pode identificar a OSC, contudo a pasta 02 pede documentos que identificam a OSC como proceder ? Primeiro envia pasta 01 e depois do resultado envia a pasta 02? ou as duas têm que ser enviadas juntas?

Resposta: A documentação encaminhada nas pastas são recebidas pelos servidores que não fazem parte da comissão de seleção.

No dia da live de abertura pública das pastas, somente a pasta 1 com a proposta técnica é aberta, e no edital é vedada qualquer menção a entidade que encaminhou o documento. Cabe ressaltar que o item 7.4.3 do edital esclarece que "É autorizado o envio das pastas em e-mails separados, obrigatoriamente no mesmo dia, caso haja limite de tamanho dos arquivos para envio único."

Errata - Edital de Fundos Rotativos


Editais de Chamamento Público Sedese 10/2021

Editais de Chamamento Público Sedese 10/2021

Classificação definitiva das Organizações da Sociedade Civil 27/11/2021

Edital de Chamamento Público Sedese 10/2021

Resultado do Edital N° 10/2021


Pedidos de esclarecimento, conforme prazos do item 9.1 do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SEDESE N° 10/2021:

No item 5.1, sobre o endereço da prestação de serviços, podemos inserir os 31 municípios nominalmente, sem os respectivos endereços. Ou se colocamos “a ser informado”? 

  • O Edital de Chamamento 10/2021 aponta a necessidade da OSC definir e preparar espaço físico para as atividades a serem desenvolvidas em cada um dos 31 municípios previstos, mas apenas após o início da execução. A obrigação consta no Edital em sua cláusula "3.4.11 – Quadro de metas e etapas – Meta 1; Etapa 1.2: Definição da estrutura física de apoio às ações do projeto”.

Assim, para fins de preenchimento do item 5.1 do “Modelo de Proposta de Plano de Trabalho”, a inexistência de endereços das estruturas físicas municipais não elimina uma OSC do processo de seleção. Todavia, a Comissão de Seleção aponta a necessidade, no mínimo, da indicação dos 31 municípios a atender, pois a definição do endereço ocorrerá após a celebração da parceria.

  • No item 12 "Equipe de contato da OSC", deverá constar o nome do responsável, mesmo sendo este da própria entidade, mas sem citar a identificação da mesma? Quanto ao registro profissional o que deverá ser informado?

O “Item 12” do Modelo de Proposta de Plano de Trabalho prevê a indicação de três responsáveis da equipe de trabalho da OSC para três funções específicas: a documentação de celebração dos termos aditivos, o monitoramento da execução e a prestação de contas. As OSCs devem informar os nomes destes responsáveis sem expressar no campo de preenchimento a instituição a que pertencem.

Já o registro profissional ocorre com as profissões regulamentadas por legislação específica. A OSC deve preencher esse campo do “Item 12”, caso o responsável indicado tenha profissão regulamentada para seu exercício, citando seu registro válido e ativo junto ao conselho de classe.

Convém ressaltar que a qualificação técnica e experiência profissional de um ou mais responsáveis identificados na proposta é critério para o julgamento e seleção das OSCs. A “Capacidade Técnica e Operacional” está expressa no Edital de Chamamento na cláusula 8 – Da Seleção, Item 3 do Quadro de Pontuação. Cabe às OSCs, para fins de demonstração do critério de julgamento, preparar e enviar a documentação adequada do(s) profissional(is).

  • No item VII Plano de aplicação de recursos, deverá ser utilizado como consta no termo de Colaboração ou podemos utilizar da planilha  que consta no SIGCON, referente ao pessoal e a serviços e material? 

Tanto o item “VII - Plano de Aplicação de Recursos” (Plano de Trabalho) quanto as planilhas de “Detalhamento de Despesas de Pessoal” e “de itens e custos do serviço de forma unitária e global” (referentes à Memória de Cálculo) devem ser cuidadosamente preenchidos, com base nas diretrizes deste Edital.

O item “VII - Plano de Aplicação de Recursos” (Plano de Trabalho) lista, resumidamente, todos os itens de despesa elaborados pelas OSCs para a execução do objeto do Edital de Chamamento 10/2021. Ressalta-se, além da clareza na definição dos itens referentes a pessoal e materiais, que cumpre observar o vínculo das despesas com as metas e suas respectivas etapas.

Os detalhamentos das despesas com pessoas e materiais, na Memória de Cálculo, destrincham o Plano de Aplicação e também transparecem a coerência com o conjunto das ações elaboradas pela OSCs.

  • No modelo que consta no SIGCON sobre a DECLARAÇÃO DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA podemos utilizar os Atestados de Capacidade Técnica que a entidade já possui, uma vez que será quase que impossível obtermos os atestados de acordo com o demonstrado no SIGCON, pois são atestados mais antigos, mas estão com a declaração dos municípios e assinatura do representantes legais da época, sobre a execução do proposto? Serão incluídos os contratos firmados entre a contratante e a entidade contratada? 

Sobre a comprovação da experiência prévia da OSC, conforme consta em checklist padrão disponível no site do SIGCON, e também no item 6 do Edital (Da Documentação), a Comissão de Seleção interpreta que a "Declaração de experiência prévia" é uma das formas permitidas para as OSC comprovarem sua experiência prévia, sendo portanto permitido que utilizem também as outras formas elencadas. Importante destacar que para todos os anos de experiência que cada OSC decidir comprovar, é essencial a adequada escolha e organização documental para que a Comissão de Seleção possa identificar com praticidade e clareza cada ano comprovado, observando bem os critérios expostos no quadro de pontuação - o OBJETO das experiências, áreas atendidas, público-alvo, etc. 

  • Na impossibilidade de enviarmos toda a documentação da Pasta 2 em um único e-mail, seria possível enviar mais um outro e-mail para complementação da documentação, no mesmo dia? Podemos enviar os arquivos compactados pelo WinRAR? 

Conforme dispõe a cláusula 7.4.3 do Edital de Chamamento 10/2021 (7 – Da Inscrição), a Comissão de Seleção permite às OSCs enviar os documentos solicitados em quantos e-mails forem necessários. Contudo, convém enfatizar, os e-mails devem ser enviados no mesmo dia, com a adequada identificação de assunto conforme Edital, preferencialmente por mesmo remetente e mencionando que se trata de uma complementação. Enfatiza-se também que nos conteúdos não deve haver a identificação da OSC, mas não há impeditivo para que o e-mail de envio seja o oficial da OSC, já que vários servidores diferentes trabalham na organização dos documentos depois de enviados ao e-mail indicado no Edital.

Sobre compactar os arquivos digitais pelo WinRar, não há impeditivo para que OSCs utilizem esse ou qualquer outro programa idôneo, a fim de adequar o seu tamanho para posterior envio aos organizadores do Edital de Chamamento 10/2021.

 

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade