Parceria entre Sedese e Ouvidoria-Geral do Estado levou milhares de vagas de empregos e serviços essenciais gratuitos à população de Belo Horizonte

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) e da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), realizou nesta terça-feira (18/11) o Feirão de Empregos e o Mutirão Cidadão, em um grande evento conjunto no Centro de Referência das Juventudes, no Centro de Belo Horizonte. A ação ofertou milhares de vagas de emprego e dezenas de serviços essenciais gratuitos, beneficiando cerca de 1300 pessoas.
Santa Regina é cuidadora de idosos e foi ao evento para fazer a emissão da nova carteira de identidade. “Estava tentando há muito tempo, e não consegui agendar, e aqui foi muito fácil. Eu só cheguei e fiz. É um evento que poderia ter o ano todo para a gente”, comemorou.
Daniela Sabino estava desempregada e agora se tornou encarregada após conseguir um novo emprego no evento, após seis meses de procura. “Estou saindo daqui empregada. O Governo está oferecendo algo que não tinha na minha época, então é muito bom”, afirmou.
A iniciativa, que contou com diversos parceiros, também teve a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador, Mateus Simões. Entre os serviços oferecidos estiveram a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e da Carteira de Trabalho Digital, além de orientações da Cohab Minas para mutuários e atendimento do Sine para encaminhamento de vagas de emprego e atendimento jurídico pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais, (OAB/MG).
A população também recebeu orientações sobre serviços da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) e agendamento de serviços pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Tiveram também às ouvidorias e atendimentos do Ministério Público de Minas Gerais, da Copasa e da Cemig, que também realizou troca gratuita de lâmpadas por LED.
No evento ainda foram disponibilizadas informações sobre seguro-desemprego, divulgação de cursos de qualificação e serviços como trancista, barbeiro e maquiagem, além de orientações sobre direitos humanos, CadÚnico, doação de roupas pelo Servas.
Para completar a carta de serviços, os cidadãos também receberam orientações da Polícia Milita de Minas Gerais sobre prevenção à violência doméstica, do Corpo de Bombeiros Militar sobre segurança contra incêndio e pânico. Produtores rurais tiveram atendimento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O ouvidor-geral adjunto do Estado, Matheus Cheib, agradeceu o convite da Sedese pelo evento conjunto e destacou que a parceria fortalece a cidadania e amplia o acesso da população aos serviços públicos. “O Governo de Minas esteve unido em prol do cidadão mineiro, buscando em conjunto oferecer aquilo que a população mais precisa: oportunidade de emprego e resolução de pendências em um mesmo lugar”, afirmou.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, também destacou a relevância da parceria com a OGE no Mutirão Cidadão: “A parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado é fundamental para levarmos serviços essenciais diretamente para quem mais precisa. O Mutirão Cidadão amplia o alcance do Feirão de Empregos e garante que as pessoas encontrem, em um só lugar, atendimento, orientação e acesso a direitos. É dessa união de esforços que nasce um atendimento completo e transformador para a população mineira.”
Próximas ações do Mutirão Cidadão
O “Mutirão Cidadão – Uma praça de serviços procê” é realizado mensalmente em diferentes municípios mineiros. O próximo município a receber a ação será Juatuba.
Acompanhe a programação completa em: https://ouvidoriageral.mg.gov.br/ouvidoria-movel


