Competição reuniu mais de 5,3 mil atletas e movimentou setores de turismo, transporte e serviços no Triangulo Mineiro

O Governo de Minas encerrou, nessa terça-feira (28/10), a edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com balanço positivo e forte impacto econômico em toda a região. A competição reuniu 5.356 jovens atletas, categoria de 12 a 14 anos, representando os 26 estados e o Distrito Federal, e marcou o retorno da etapa nacional a Minas Gerais, após quase duas décadas.
Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o evento contou com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento do esporte escolar e o incentivo à formação de novos talentos. A Sedese coordenou as ações de apoio logístico, garantindo a infraestrutura necessária para receber as delegações de todo o país.
“O esporte escolar é uma das principais ferramentas de desenvolvimento social e educacional que temos. Sediar os Jogos Escolares Brasileiros foi uma honra para Minas e uma oportunidade de ouro para os nossos jovens. Vimos não apenas a excelência esportiva, mas também a integração e o espírito de equipe entre atletas de todo o país”, afirmou Alê Portela.
O subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes, destacou a relevância dos JEBs.
“Finalizamos os Jogos Escolares Brasileiros em Uberlândia, mostrando a importância da oportunidade do esporte escolar na vida dessas crianças. Além disso, geramos uma movimentação turística e econômica extremamente relevante para o município. Hotéis, restaurantes e o mercado municipal sentiram diretamente o impacto, comprovando o papel do turismo esportivo por meio de um evento como esse. Em nome do Governo de Minas, agradecemos a todos os participantes e a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para o sucesso dos Jogos”, declarou o subsecretário.
JEBs movimentam economia e turismo no Triângulo Mineiro
Além dos resultados esportivos, os Jogos Escolares Brasileiros também geraram impacto positivo na economia local, com destaque para os setores de serviços, turismo e transporte. A hospedagem de atletas, técnicos, árbitros e equipes de apoio mobilizou 32 hotéis em Uberlândia e região, que receberam os mais de 6 mil participantes diretos do evento.
De acordo com a Fundação Visite Uberlândia, durante quase um mês de competições, a taxa de ocupação hoteleira atingiu 95%, com cerca de 50 mil diárias geradas. A estimativa de movimentação financeira no período foi de aproximadamente R$ 40 milhões, considerando o turismo esportivo e o fortalecimento dos serviços de hospedagem, alimentação e transporte.
Somente no restaurante oficial dos JEBs, foram servidas cerca de 70 mil refeições aos participantes. A operação contou ainda com a mobilização de mais de 200 veículos, entre ônibus, vans e carros, garantindo o deslocamento seguro e eficiente das delegações entre os locais de competição, hospedagem e alimentação.
Minas Gerais no pódio
No total, foram 2.979 medalhas distribuídas, sendo 939 de ouro, 941 de prata e 1.099 de bronze. A competição também definiu os representantes brasileiros nos Jogos Sul-Americanos Escolares, principal torneio internacional da categoria sub-14.
O presidente da CBDE, Robson Lopes Aguiar, destacou o sucesso da parceria e a receptividade mineira. “Saímos com a sensação de quero mais. Uberlândia nos recebeu de braços abertos, foi uma cidade escolhida com acerto pelo Governo de Minas para sediar esse grande evento. Foram mais de 5 mil alunos-atletas, com equidade de gênero e mais de 7 mil pessoas envolvidas no total — um marco para o esporte escolar e para a CBDE”, afirmou Robson.
Foram 21 dias de competições, em 19 modalidades esportivas, realizadas em 12 espaços diferentes, que envolveram disputas individuais — como atletismo, judô, taekwondo, natação e xadrez — e coletivas, como futsal, handebol, vôlei e basquete.
A delegação mineira teve desempenho de destaque. Composta por 269 integrantes, de 54 municípios e 113 escolas, Minas encerrou a competição com 80 medalhas conquistadas, reforçando o protagonismo do estado nas categorias de base.


