Será lançada cartilha inédita para apoiar gestores e rede de proteção para fortalecer o atendimento, garantindo direitos das mulheres mineiras
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promove, no dia 15/10, o seminário “A atuação do SUAS no enfrentamento à violência contra as mulheres: desafios e possibilidades”, no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A iniciativa vai reunir gestores, técnicos e representantes da rede de proteção para debater estratégias de fortalecimento do atendimento às mulheres em situação de violência no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
As inscrições podem ser realizadas até 13/10 clicando aqui e está sujeita à disponibilidade de vagas do auditório. Serão ofertadas até 500 vagas e as inscrições serão encerradas assim que a capacidade for atingida.
A organização do evento é da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) que reforça que o objetivo é qualificar o trabalho das equipes municipais de assistência social e ampliar a reflexão sobre como o SUAS pode atuar de forma cada vez mais efetiva no acolhimento às mulheres que enfrentam situações de violência.
Com programação extensa, o encontro vai abordar temas como a violência de gênero enquanto violação de direitos, o papel do SUAS na linha de frente do atendimento, por meio dos serviços ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além da importância da articulação intersetorial para assegurar proteção e acesso a direitos.
O seminário também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Sedese, mas é preciso realizar inscrição para acesso ao link.
Lançamento de cartilha orientadora
Durante o evento, a Sedese lança a publicação “Atendimento às mulheres em situação de violência no SUAS”, uma cartilha elaborada em parceria pelas Subsecretarias de Assistência Social e de Políticas de Direitos das Mulheres (Subpdm). O material reúne orientações práticas para os profissionais da rede, detalhando os serviços disponíveis e fortalecendo a atuação integrada na defesa dos direitos das mulheres mineiras.
A publicação reafirma o compromisso do Governo de Minas em ampliar o acesso à informação, fortalecer a rede de proteção e garantir um atendimento humanizado.
Data: 15 de outubro de 2025
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Auditório JK – Cidade Administrativa, Rodovia Papa João Paulo II, 4.001 – Serra Verde, Belo Horizonte/MG