Parceria visa agilizar assistência, acolhimento e inserção no mercado de trabalho para imigrantes
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) recebeu nesta sexta-feira (12/9), representantes da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para uma reunião focada no aprimoramento da assistência social e dos direitos humanos no apoio a cidadãos americanos em Minas Gerais. Durante o encontro, a criação de um protocolo de atendimento foi discutida como uma das principais ferramentas para otimizar essa cooperação.
A reunião contou com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, da subsecretária de Direitos Humanos, Jânia Costa, da diretora Estadual de Políticas de Migração, Ana Carolina Rocha, e da asssessora de assuntos jurídicos do Gabinete, Tatiana Affonso. A delegação americana foi composta pela Chefe da Seção Consular, Jennifer Sudweeks, pela Gerente de Casos, Andressa Morais.
A proposta de protocolo visa estabelecer fluxos de atendimento mais eficientes para americanos em situações de vulnerabilidade, como desabrigo ou falta de recursos. O acolhimento será pensado de forma abrangente, incluindo a possibilidade de encaminhamento para a Subsecretaria de Trabalho e Renda da Sedese, que buscará atender a demanda por emprego. O acordo também prevê a assistência a brasileiros nos Estados Unidos, criando uma via de cooperação mútua.
"Nós viemos aqui porque existem vários casos de cidadãos americanos que acabam sem ter onde ficar, na rua, precisando de assistência social. A construção desse contato é importante para que vocês saibam o que podemos fazer e para que possamos contar com vocês para auxiliar essas pessoas", afirmou Andressa Morais.
A secretária Alê Portela ressaltou a importância da parceria para o estado. “Para a Sedese, é fundamental que tenhamos parcerias internacionais fortalecidas. A criação deste protocolo não só atende os cidadãos americanos, mas também nos capacita a aprimorar nossos próprios fluxos de atendimento, o que impacta positivamente toda a população mineira”.
Este encontro reforça o compromisso do Governo de Minas em prosperar a melhoria dos direitos humanos, criando fluxos cada vez mais eficazes para o acolhimento de todos.