Estudantes-atletas mineiros estreiam nos Jogos da Juventude e já se preparam para os Jogos Escolares Brasileiros e Paralimpíadas Escolares
Após conquistarem a edição histórica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), promovidos pelo Governo de Minas, estudantes-atletas mineiros se preparam para representar o estado na maior competição estudantil do Brasil. Já a partir desta quarta-feira (10/9), os campeões do Jemg entram em quadra nos Jogos da Juventude, em Brasília, que seguem até 25/9 e reúnem as maiores promessas do esporte nacional.
A delegação mineira é acompanhada de perto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e conta com 222 integrantes, sendo 180 estudantes-atletas, de 15 a 17 anos, que representam 82 escolas de 40 municípios.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância desse momento para o futuro do esporte em Minas.
“Com uma edição histórica do Jemg, os estudantes mineiros chegam aos Jogos da Juventude prontos para transformar talento em resultados e inspirar novas gerações. O esporte é um caminho de oportunidades e prosperidade, capaz de formar cidadãos, fortalecer comunidades e projetar Minas Gerais em âmbito nacional e internacional”, ressalta a secretária.
Caminho histórico até Brasília
O Jemg 2025 foi a porta de entrada para as etapas nacionais e mobilizou, de forma inédita, os 853 municípios mineiros, com mais de 50 mil estudantes competindo em todo o estado.
A campeã do Jemg, Gabriela Matias, de Belo Horizonte, já vive a expectativa de representar o estado nos jogos. “Estou representando Minas pela terceira vez nos Jogos da Juventude. Ano passado consegui uma medalha de ouro e esse ano estou indo buscar de novo essa medalha”, celebra a estudante-atleta do Colégio Santa Maria Minas.
Além do tiro com arco, Minas Gerais também vai competir em outras 19 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling, nos naipes masculino e feminino – módulo II. Na ginástica rítmica, a disputa será apenas no feminino; no triathlon, apenas no masculino.
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude são uma vitrine para jovens talentos de todo o país, abrindo portas para seleções nacionais e para o esporte de alto rendimento.
Próximos desafios
Além dos Jogos da Juventude, os atletas mineiros também vão representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em outubro, e nas Paralimpíadas Escolares, marcadas para novembro.