Encontro reúne diretores e equipes para aprimorar diálogo com municípios e qualificar políticas de desenvolvimento social
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promoveu o 2º Seminário de Integração de 2025, reunindo servidores do Núcleo Estratégico de Integração, Regionalização e Inovação (NEIRI), da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e do Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna). O evento, organizado pela Diretoria de Coordenação Regional (DCREG), ocorreu nos dias 19 e 20/8.
O Seminário contou com a participação do secretário adjunto da Sedese, Ricardo Alves, e da chefe de gabinete, Joana Horta, que destacaram a importância do trabalho das diretorias regionais no território de Minas Gerais. O papel delas é regionalizar as ações da Sedese e dialogar com as subsecretarias para aprimorar as políticas públicas da Secretaria, a partir das percepções apresentadas pelos municípios.
A representante da NEIRI, Paula Gabriela, abordou o tema “Dinâmicas para Apresentações e Eventos de Sucesso”. O objetivo foi apresentar diretrizes e boas práticas para ajudar as equipes do Núcleo Estratégico a planejar e conduzir os eventos.
Já o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), da Subas, representado pela Superintendente Roberta Figueiredo, promoveu um alinhamento técnico sobre a gestão orçamentária e financeira do SUAS. O foco foi no BB Ágil e Agiliza SUAS, nova sistemática de prestação de contas no SUAS, e no Piso Mineiro de Assistência Social. O propósito é aprimorar o fluxo de apoio técnico aos municípios sobre essas temáticas, tanto pelas equipes das diretorias regionais quanto pelas equipes da Subas.
O impacto nas diretorias regionais
De acordo com Ana Paula Sá, Analista da Regional Diamantina, aprender ainda mais sobre dinâmicas para apresentações de sucesso foi importante. Isso porque a diretoria regional sempre realiza eventos com os gestores e técnicos municipais, e o foco da equipe, no dia a dia, é no conteúdo técnico a ser exposto. “As sugestões dadas sobre o planejamento do evento, a intenção de fala, a postura corporal e as técnicas de engajamento do público ouvinte têm potencial de melhorar ainda mais o trabalho de quem está na ponta representando a Secretaria”, destacou a Analista.
Apoio no combate à violência contra a mulher
Luíza Santiago e Sarah Carvalho, representantes do CERNA, dialogaram com as equipes das diretorias regionais sobre o fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência. A ideia é fortalecer o apoio aos municípios mineiros para estruturar os fluxos municipais.
A DCREG abordou os desafios da gestão interna das unidades regionais e do apoio técnico que os servidores realizam junto aos gestores e técnicos municipais sobre a operacionalização das políticas de desenvolvimento social a nível local. O objetivo foi identificar boas práticas a serem compartilhadas entre as unidades para aprimorar o trabalho desenvolvido em todas as regiões de Minas.
Para a diretora Patrícia Diniz, da Regional Divinópolis, a apresentação do CERNA trouxe a realidade do acompanhamento da mulher que está em situação de violência e os desafios nas intervenções do poder público. “A temática auxiliou as regionais a pensar sobre como aplicar o fluxo de atendimento à mulher em situação de violência no SUAS e instrumentalizar as equipes do CRAS e do CREAS para atender a esse tipo de violência”, ressaltou Patrícia.
Já para Camila Martins, Assessora Técnica da Regional Timóteo, valeu a pena viajar para participar do 2° Seminário de Integração de 2025 da Sedese, pois é um momento em que as 22 diretorias regionais estão reunidas. Isso unifica ideias, aumenta o vínculo entre as equipes de diretores e de técnicos e gera envolvimento com as políticas públicas da Secretaria.
Desde 2019 a DCREG realiza encontros anuais com as Diretorias Regionais Sedese na capital mineira. A iniciativa potencializa a comunicação interna, gera troca de experiências entre as equipes e fortalece o desenvolvimento das políticas promovidas pela Secretaria em todas as regiões de Minas Gerais.