Evento voltado para gestores e técnicos municipais será realizado nos dias 13 e 14/8
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SedeseMG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), realiza, nos dias 13 e 14/8, o seminário “Diálogos sobre a articulação entre Serviços, Benefícios e Diversidade na Proteção Social Básica”. O evento é direcionado a gestores e técnicos dos municípios mineiros. As inscrições já estão abertas até o dia 11/8.
A proposta do seminário é promover o debate e qualificar as equipes municipais quanto ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, com foco em recortes de gênero, raça, cor, etnia e origem. A iniciativa busca promover um olhar mais sensível e articulado aos diferentes públicos atendidos pelas políticas públicas de Assistência Social, especialmente no âmbito da Proteção Social Básica.
Contexto
Minas é um estado marcado por uma rica diversidade cultural e social. No entanto, essa pluralidade ainda convive com desigualdades históricas e estruturais que impactam diretamente na vida de muitas pessoas e comunidades.
O seminário busca contribuir para o aprimoramento das estratégias de atendimento e acolhimento nos serviços ofertados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com foco especial na articulação entre serviços e benefícios como o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e os benefícios eventuais.
Para enriquecer o debate foram convidados palestrantes com atuação e reconhecimento nacional na área da política pública de Assistência Social, que irão abordar a importância da interseccionalidade no atendimento às demandas sociais.
PAIF e SCFV: serviços fundamentais da Proteção Social Básica
O seminário também vai abordar os principais serviços oferecidos no âmbito da Proteção Social Básica, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O PAIF é desenvolvido pelas equipes socioassistenciais dos CRAS, com foco na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Já o SCFV, complementar ao PAIF, promove atividades em grupo para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com o objetivo de estimular a convivência intergeracional e fortalecer os laços sociais.
Inscrições
Para participar, é necessário realizar inscrição clicando aqui. Serão disponibilizadas 500 vagas para participação presencial, sujeitas à lotação do espaço. As inscrições presenciais serão encerradas assim que a capacidade do local for atingida.
O evento também vai contar com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Sedese no YouTube. As vagas para participação virtual são ilimitadas, para receber o link da transmissão, é necessário também se inscrever.
Confira aqui a programação completa.