Evento busca ampliar a participação social em todas as regiões do estado. Conferências municipais devem ser realizadas até 30 de agosto.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) intensifica a mobilização dos municípios para a realização da 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que será realizada nos dias 25 e 26/9, em Belo Horizonte. As etapas municipais, intermunicipais, regionais e livres devem ocorrer até o dia 30/8.
A conferência tem como objetivo fortalecer e ampliar a garantia dos direitos humanos em todas as regiões do país. Para isso, serão debatidos seis eixos temáticos:
- Enfrentamento das Violações e Retrocessos;
- Democracia e Participação Popular;
- Igualdade e Justiça Social;
- Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos;
- Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional;
- Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
A diretora de Políticas de Promoção à Cidadania e Educação em Direitos Humanos da Sedese, Juliana Alcântara, destaca a importância da conferência como espaço de construção democrática.
“A Conferência Estadual será um espaço para escuta, articulação e pactuação de diretrizes que reflitam as realidades mineiras, ampliando a participação social e fortalecendo políticas públicas inclusivas e efetivas”, afirma a diretora.
Como participar
A Sedese orienta que os municípios interessados em realizar conferências municipais ou intermunicipais sigam as diretrizes de organização, metodologia e prazos, que estão disponíveis no portal do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH).
Para os municípios que não conseguirem organizar o evento de forma individual, é possível unir esforços com outras cidades para realizar uma conferência intermunicipal. Nessa modalidade, pelo menos três municípios devem se articular, seguindo os mesmos critérios das conferências municipais, inclusive a eleição de delegados. As etapas podem ser realizadas de forma presencial ou virtual, desde que haja comunicação prévia com a organização estadual.
A 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos é uma etapa preparatória para a 13ª Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 10 e 12/12, em Brasília (DF). O evento nacional será o momento de consolidação das propostas construídas nas etapas locais e estaduais, fortalecendo a defesa e promoção dos direitos humanos em todo o país.
Mais informações:Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH-MG)(31)3270-3280 - 3270-3278Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.