No próximo dia 8/4, evento vai contar com emissão de documento de identificação e orientação jurídica à população
Neste mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realiza o Encontro Abril Azul: Diálogos pela visibilidade e conscientização sobre o TEA. A iniciativa, marcada para a próxima terça-feira (8/4), propõe uma ampla discussão sobre o direito à inclusão e à cidadania plena para pessoas autistas.
O evento acontece na Escola Superior Dom Helder Câmara, das 9h às 17h, em Belo Horizonte, é gratuito e aberto ao público. O encontro vai reunir pessoas com TEA, familiares, cuidadores, servidores públicos, promotores de Justiça, profissionais da saúde e da educação, estudantes e pesquisadores.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, convida toda a sociedade a se envolver nessa causa. “Promover o diálogo, garantir o acesso a direitos e fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas com TEA e suas famílias são compromissos que estamos colocando em prática em Minas Gerais. Este encontro é mais uma oportunidade para avançarmos nesse caminho da inclusão, com escuta, orientação e acolhimento”, destaca a secretária.
Durante o encontro, o público terá acesso à orientação jurídica, com apoio do MPMG, e poderá emitir e esclarecer dúvidas sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea), documento gratuito emitido pelo Governo de Minas e que garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Destaques da programação
Um dos pontos altos do evento será o painel temático “Caminhos e perspectivas para a promoção dos direitos da pessoa com TEA”, com a participação de especialistas e mães atípicas que atuam diretamente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O evento conta ainda com um painel cultural, desenvolvido por Patrícia de Castro Assis, autista, professora de Aquarela, enfermeira especialista em Terapia Intensiva e em TEA, além de apresentação cultural, celebrando a diversidade e o potencial criativo das pessoas com TEA.
A expectativa é que o Encontro Abril Azul contribua para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas, sensibilize a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas autistas e suas famílias, e reforce o compromisso do Governo de Minas com a promoção de direitos e da inclusão social para todos.
Programação completa
8h às 9h – Credenciamento e café de boas-vindas
9h às 10h – Abertura oficial
10h às 12h15 – Painel: “Caminhos e perspectivas para a promoção dos direitos da pessoa com TEA”
12h15 às 14h – Intervalo para almoço
14h - Painel Cultural com Patrícia de Castro Assis - Autista, professora de Aquarela, enfermeira (PUC-MG), especialista em Terapia Intensiva (PUC-MG) e em TEA (UFMG).
14h às 16h – “TEAproxima”: promovendo a inclusão social da pessoa autista e o acesso a direitos
- Orientação jurídica com promotores do MPMG
- Emissão da Ciptea e tira-dúvidas com equipe técnica da Sedese
16h às 16h30 – Coffee Break
16h30 às 17h - Apresentação cultural
Serviço
Encontro Abril Azul: Diálogos pela visibilidade e conscientização sobre o TEA
Data: 8 de abril (terça-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Ministério Público de Minas Gerais (Avenida Álvares Cabral, nº 1690, bairro Santo Agostinho - Salão Vermelho)
Público: Pessoas com TEA, familiares, cuidadores, servidores públicos, promotores de Justiça, profissionais da saúde e educação, estudantes e pesquisadores
Serviços disponíveis: Emissão da Ciptea, orientação jurídica, tira-dúvidas com equipe técnica da Sedese