Emissora exibe as partidas do segundo turno do torneio, das categorias masculina e feminina, e estreia programa dedicado ao esporte
A Rede Minas dá mais um passo marcante na transmissão de jogos de vôlei e traz as partidas do segundo turno da Superliga, das categorias masculina e feminina, a partir desta quinta-feira (9/1). O primeiro confronto será entre os homens, com o duelo entre Sada Cruzeiro e Praia Clube.
E antes do apito inicial, uma novidade na programação da emissora: o programa Meio de Rede, atração dedicada ao esporte, reúne jornalistas e especialistas das quadras para traçarem um panorama dos jogos. A secretária-adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais, Bárbara Botega, explica a importância do espaço dedicado ao esporte.
"Além de ser uma estratégia para ampliar o alcance e a audiência da emissora, ter mais programação esportiva na Rede Minas é uma iniciativa coerente com outras ações do Governo de Minas, pela promoção do esporte como ferramenta de transformação socioeconômica, saúde e, também, como entretenimento", diz Bárbara Botega.
O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, comenta a valorização do esporte na programação da emissora. “Encerramos 2024 transmitindo importantes competições, como o campeonato mineiro e o Mundial de Vôlei. Agora, entramos em 2025 mostrando as partidas da Superliga e dedicando um programa a esse esporte. Hoje, podemos falar que somos a casa do vôlei”.
Clubes festejam a programação
As equipes mineiras que participam da competição comemoram a iniciativa da emissora. “O nosso esporte já é muito popular no Brasil, muito seguido, mas acho que passar na TV aberta vai dar potencialidade e maior popularidade. Pode chegar a pessoas que ainda não seguem nosso esporte. Isso é muito bom, muito positivo!”, festeja Nicola Negro, técnico do Gerdau Minas.
No comando do Itambé Minas, Guilherme Novaes também celebrou a parceria. “A gente fica muito feliz. Primeiro, por ser uma emissora aberta transmitindo os jogos e, segundo, por terem um programa semanal falando de voleibol. Que seja um casamento de muito sucesso porque tenho certeza que tanto o voleibol como a Rede Minas têm muito a ganhar com essa parceria”.
O presidente do Mackenzie, Carlos Rocha ‘Jacaré’, considera a iniciativa da Rede Minas um marco para o voleibol no estado, que “levará as partidas e histórias dos nossos clubes para um número ainda maior de pessoas, em uma emissora pública e acessível, ampliando o alcance do vôlei, inspirando novas gerações e fortalecendo os clubes mineiros. A Rede Minas demonstra, mais uma vez, sua importância como emissora pública ao dar voz e visibilidade ao vôlei mineiro e à Superliga”.
Já o diretor esportivo do Sada Cruzeiro, Flávio Pereira, o desejo de que o esporte se popularize ainda mais, e a importância da iniciativa da emissora para que isso aconteça. “Quando uma rede com tanto alcance – afinal, o sinal chega a mais de 500 municípios mineiros – demonstra interesse no nosso esporte é muito bom para todos. Saudamos e agradecemos o apoio da Rede Minas ao nosso vôlei”.
Meio de Rede
Com 30 minutos de duração, o programa Meio de Rede vai ao ar semanalmente, em dias e horários excepcionais, sempre antecedendo algumas das partidas transmitidas pela emissora.
Para marcar a estreia, o jornalista Guilherme Reis recebe Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e as comentaristas Ana Malloy e Laura Dolabella, que fazem a análise dos jogos e comentam o desempenho dos clubes. Nesta quinta-feira, a atração vai ao ar às 20h30.
O público também pode acompanhar o programa Meio de Rede e a disputa entre Cruzeiro e Praia Clube pelo site redeminas.tv e plataforma de streaming Minasplay.