Evento destaca inovação como ferramenta para inclusão e promove debates sobre diversidade e igualdade
A 15ª Semana de Direitos Humanos de Minas Gerais foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (10/12), na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos em um evento repleto de reflexões e propostas para um futuro mais inclusivo.
Com o tema "Rede de oportunidades: inovar para incluir!", a campanha reafirma o compromisso do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) com a promoção da igualdade e o respeito à diversidade.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, participou da abertura e reforçou que os órgãos públicos têm a responsabilidade de manter portas abertas para diálogos e conhecer as demandas da população.
“A essência dos Direitos Humanos envolve lutar pela dignidade das pessoas. E essa luta envolve inclusão e respeito por toda a vida no planeta, sempre alinhados à escuta e ao amor ao próximo”, disse a secretária Alê Portela.
Na sequência, o painel inaugural, intitulado "Humanizar a inovação, uma tarefa urgente", trouxe o pesquisador Francisco Morales e o procurador Regional da República, José Adércio Leite, para debater as abordagens necessárias para a construção de um mundo mais inclusivo e justo, superando desafios contemporâneos.
Programação diversificada
Com uma agenda repleta de atividades, a Semana de Direitos Humanos continua até quinta-feira (12/12), com uma programação que inclui painéis, rodas de conversa, exposições e apresentações culturais.
Entre os destaques dos próximos dias, estão debates sobre os direitos das mulheres e a maternidade, a juventude e seus desafios, os direitos de migrantes e refugiados, além de discussões focadas em populações idosas, LGBTQIA+ e pessoas em situação de rua.
Além dos debates, serão lançadas publicações e guias voltados ao fortalecimento de políticas públicas inclusivas. Apresentações artísticas e exposições celebrarão a diversidade cultural de Minas Gerais, promovendo um ambiente acolhedor e reflexivo.
Construindo pontes
A 15ª Semana de Direitos Humanos é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com os Centros de Referência em Direitos Humanos e as Diretorias Regionais. O evento celebra o compromisso constante do Estado, sempre no avanço da promoção da igualdade, da inclusão e do respeito aos direitos humanos.
Serviço
A programação que segue até 12/12, na Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628 – Santa Efigênia, Belo Horizonte) é gratuita e aberta ao público. Mais informações podem ser obtidas no local do evento ou pelo site da Sedese.