Evento promoveu ações culturais e destacou acessibilidade e inclusão, com demonstração de esportes paralímpicos e orientação sobre o documento para pessoas com transtorno do espectro autista
Nesse sábado (7/9), o Parque do Palácio, em Belo Horizonte, foi o cenário da “Festa Francesa - Minas Paris 2024", um evento que uniu cultura e esporte em uma celebração única. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) aproveitou o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris para promover um dia de inclusão.
A Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), marcou presença com uma exposição de troféus e medalhas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP).
Para os amantes do esporte, houve ainda demonstrações de várias modalidades, como atletismo, canoagem de velocidade, ginástica de trampolim, rugby, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei, judô e breaking. As atividades, organizadas por monitores das federações de cada esporte, incentivaram a participação ativa do público, que teve a oportunidade de vivenciar a prática esportiva.
“É muito importante a Sedese estar presente em eventos como esse, em partceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Foi um dia muito importante para o esporte de Minas Gerais. Muito legal essa conexão do esporte de Minas com Paris 2024, dando a oportunidade para o público conhecer alguns esportes que foram praticados durante as Olimpíadas e Paralimpíadas”, destaca o subsecretário de Esportes da Sedese, Tomas Mendes.
Inclusão
Quem passou pelo parque também recebeu orientação sobre a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Essa iniciativa, organizada pela Subsecretaria de Direitos Humanos (SubDH), garantiu que as pessoas com TEA e suas famílias tivessem seus direitos reconhecidos e incluídos em um ambiente de festa e celebração.
Música, arte e gastronomia
Nos palcos do Parque do Palácio, as atrações musicais animaram o público com um repertório diverso e envolvente. A gastronomia foi outro ponto alto da festa, com estandes oferecendo comidas típicas de diversos países, incluindo delícias da culinária francesa e mineira. Com curadoria de Gláucia Nogueira, uma exposição fotográfica apresentou 32 trabalhos de fotógrafos esportivos mineiros, como Eugênio Sávio, Leandro Couri e Pedro Vilela, proporcionando uma experiência visual única.
A “Festa Francesa - Minas Paris 2024” foi realizada pela Box Bold Xperience, em parceria com a Embaixada da França, com apoio do Governo de Minas Gerais e patrocínio da Cemig, e deixou um legado de inclusão, acessibilidade e celebração da diversidade cultural e esportiva.