Iniciativa promove capacitação e troca de experiências para profissionais e gestores da assistência social em 592 municípios mineiros.
Para apoiar os municípios de Minas Gerais na qualificação da gestão e na melhoria dos serviços socioassistenciais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promove, ao longo de 2024, uma série de Encontros Regionais. Organizados pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), os encontros já atenderam às 22 Diretorias Regionais da Sedese, beneficiando 1.809 participantes, incluindo técnicos, gestores e profissionais que atuam diretamente no Sistema Único de Assistência Social (Suas) em 592 municípios.
Com o tema “O Sistema Único de Assistência Social – Suas na Prática”, os encontros fazem parte de um conjunto de ações de educação permanente e foram pensados para fortalecer a gestão pública e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população mineira. Todos os 853 municípios do estado foram convidados a participar das atividades, que são planejadas de acordo com as necessidades e fragilidades identificadas em cada região.
A importância dos Encontros Regionais
A subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, destaca a relevância dos Encontros Regionais para o fortalecimento do Suas em Minas Gerais.
"Esses encontros levam reflexões e promovem a qualificação dos gestores e dos trabalhadores da assistência social, sempre discutindo o Suas na prática e os desafios do cotidiano dos profissionais responsáveis pela proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social", destaca Mariana.
O diretor de Vigilância Socioassistencial da Sedese, João Paulo Freire Jardim, participou dos encontros realizados em Varginha, São João Del Rei, Governador Valadares e Timóteo, onde foi abordada a temática da Vigilância Socioassistencial. Para ele, o apoio técnico oferecido nos encontros é fundamental para capacitar os gestores municipais e entender a realidade de cada localidade.
"Há muita demanda dos municípios para momentos como esses. Eles conseguem, a partir desse apoio técnico, qualificar a gestão e a oferta dos serviços. Por outro lado, é fundamental para nós, técnicos e gestores estaduais, conhecermos as realidades locais, para atuarmos de forma mais assertiva e eficiente", reforça João Paulo.
Espaço para diálogo e troca de experiências
Os Encontros Regionais também oferecem um espaço de escuta ativa para todos os municípios do estado. Além de promoverem a troca de experiências e boas práticas entre os participantes, os encontros permitem que a Sedese, por meio de suas Subsecretarias e Diretorias Regionais, apresente as diferentes políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Minas.
Com essa iniciativa, a Sedese busca não apenas capacitar, mas também aproximar os técnicos e gestores municipais da gestão estadual, criando um ambiente colaborativo que favoreça a construção de políticas públicas mais eficazes e adequadas às necessidades da população mineira.