Programa de qualificação profissional da Sedese oferece mais de 8 mil vagas em outros 100 municípios mineiros
“Eu particularmente tenho um sonho de ter uma loja e eu agradeço muito a prefeitura de Ouro Preto e ao Governo de Minas por esta oportunidade, porque hoje em dia o marketing digital faz diferença”, comemora Natália Graziele da Cunha, uma das mais de 40 pessoas que concluíram o curso de qualificação profissional pelo Minas Forma, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) que está transformando a vida das pessoas em diversas cidades.
Ainda segundo a jovem, todos hoje devem entrar no mundo digital e se envolver com novos aprendizados. “ Esse é o primeiro passo e, se Deus quiser, virão muitos outros”, espera Natália da Cunha.
Nessa quinta-feira (5/9), a histórica cidade de Ouro Preto foi palco da formatura dos alunos beneficiados pelo programa Minas Forma que oferece mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos em 101 municípios mineiros.
A cerimônia, organizada no Paço da Misericórdia, celebrou a conclusão de três turmas dos cursos de Ferramentas de Marketing Digital, Processos Operacionais de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem e Técnicas para Garçom.
Os alunos receberam seus certificados e agora estão prontos para aplicar o conhecimento adquirido e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, fortalecendo o setor de turismo e serviços em Ouro Preto e em toda a região.
"O Minas Forma é um marco para a qualificação profissional em Minas Gerais. A formatura em Ouro Preto é um exemplo do compromisso do Governo de Minas com a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico, preparando nossa população para os desafios do mercado de trabalho", destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
A secretária reforça que o programa é uma grande oportunidade para quem mais precisa de qualificação profissional. “Sabemos o quanto é difícil encontrar um emprego num mercado cada vez mais exigente, e é por isso que o Minas Forma foi criado, para dar oportunidade a quem mais precisa. Minas está no caminho para gerar 1 milhão de empregos até 2026, e nós estamos qualificando essas pessoas para que elas façam parte dessa conquista histórica’, pontua Alê.
Qualificação para o mercado de trabalho
O Minas Forma é um programa inovador da Sedese que visa capacitar mineiros em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a formação necessária para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos em Ouro Preto fazem parte da primeira fase do programa, que se concentra nos setores de Turismo e Cultura e busca preparar profissionais para atuar em áreas como hospitalidade, atendimento e marketing.
Para o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Arthur Campos, o sucesso das primeiras turmas em Ouro Preto demonstra o impacto positivo que o programa pode ter na vida das pessoas. "Estamos celebrando não apenas a formatura, mas a transformação de vidas. São novos profissionais capacitados e prontos para contribuir com o crescimento da economia local e do setor de turismo em Minas Gerais", destaca Arthur.
O subsecretário reforça ainda que este é um momento muito especial, não só para o Governo de Minas, mas principalmente para todos esses jovens, mulheres, essas pessoas que vão pegar o seu certificado de conclusão de curso.
“Daqui para frente é pensar no futuro, fazer intermediação de mão de obra, para que eles possam gerar o seu próprio dinheiro, a sua própria renda. E é isso que o governo quer com o Minas Forma, transformar a vida das pessoas, por meio do trabalho, por meio da qualificação”, afirma Arthur.
Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Edivaldo César Rocha ressalta a importância da parceria com o Governo de Minas na realização do Minas Forma na cidade de Ouro Preto. “Essas pessoas que formaram agora terão uma oportunidade de trabalho, de liberdade e a possibilidade de uma vida melhor. Então, a gente acredita que essa parceria veio para ficar”, enfatiza Edivaldo.
Transformando vidas por meio da qualificação
Outra pessoa que teve a vida transformada foi Vanda Socorro da Silva. Ela fez o curso de Técnicas para Garçom e conta que a qualificacao está ajudando muito na atual profissão. Com o currículo atualizado, Vanda já sonha com novos objetivos. “Eu trabalho em casa de família e agora eu pretendo trabalhar em algum restaurante, hotel ou alguma recepção. Agradeço muito pelo curso, porque me ajudou bastante!”, comemora Vanda.
O Minas Forma tem como público-alvo pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), especialmente jovens de 18 a 29 anos, mulheres acima de 40 anos e qualquer pessoa que esteja em situação de vulnerabilidade social, incluindo aquelas com deficiência.
Bolsa de estudo
Os alunos do Minas Forma têm acesso a uma bolsa-auxílio para cobrir despesas com transporte e alimentação durante as aulas. O benefício varia de R$ 210 a R$ 600, dependendo da carga horária do curso.
Inscrição
Os interessados podem se inscrever de forma online, no site da Sedese, e de forma presencial, nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac-MG) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios contemplados pelo programa.
Para mais informações sobre como se inscrever e os municípios atendidos, os interessados devem consultar o cronograma de execução do programa ou entrar em contato com as unidades do Senac participantes. A lista completa de cursos e cidades está disponível no site da Sedese-MG, onde também estão disponíveis os cronogramas e outras informações sobre o Minas Forma.