Parceria entre Sedese, Cedca e FJP vai beneficiar os 853 municípios mineiros. Aula inaugural está marcada para quarta-feira (10/7) e vai discutir o fortalecimento da atuação dos conselhos tutelares e de direitos no estado.
No próximo dia 10/7, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com o Conselho Estadual do Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (Cedca-MG), e da Fundação João Pinheiro (FJP) promove a aula inaugural do "Curso de formação para os (as) conselheiros(as) tutelares e conselheiros(as) de direitos". O evento será realizado no auditório da Fundação João Pinheiro, marcando um passo significativo para o fortalecimento dos conselhos tutelares e de direitos no estado.
Com o tema “Fortalecendo a atuação dos conselhos tutelares e dos conselhos de Direitos”, a aula inaugural será dividida em painéis que vão abordar o desafio do trabalho em rede e o papel dos conselhos de direitos e tutelares. Também será apresentada a estrutura metodológica, a importância da formação continuada e a plataforma Moodle, onde o curso de formação será disponibilizado.
Estão convidados a participar conselhos tutelares, conselhos de direitos e as gestões municipais responsáveis pela política de direitos da criança e adolescentes, bem como outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Para participação presencial, os interessados devem realizar a inscrição através do link https://serdh.mg.gov.br/inscricao, utilizando o código de inscrição SEDESE898. O evento também será transmitido pelo YouTube da FJP, pelo link.
O curso
O curso vai beneficiar todos os 853 municípios mineiros. O intuito é consolidar o trabalho em rede e reforçar a atuação dos conselhos tutelares e dos conselhos de direitos da criança e do adolescente.
A iniciativa é fruto de projeto financiado por meio do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA) e faz parte do Plano de Ação do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (Cedca-MG) na busca de aprimorar a gestão municipal responsável pela política de direitos das crianças e adolescentes.
A formação será oferecida integralmente de forma virtual, e terá duração de quatro meses. Serão estabelecidos fluxos, protocolos, referência, contrarreferência e a intersetorialidade necessária para a adequada atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente.
Ao todo, serão oferecidas 6.793 vagas, distribuídas em seis grupos de 1.040 alunos cada. O primeiro grupo iniciará as atividades no dia 22/7, e os demais grupos terão um intervalo de início de dois meses entre cada turma.
Aula inaugural
Além de representantes da Sedese, do Cedca e da FJP, a aula inaugural contará com a presença de representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e , da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), bem como do Colegiado dos Fóruns e Associação Estadual de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares.
Confira aqui a programação completa.