Ação busca ampliar o conhecimento e melhorar a utilização dos profissionais que atuam diretamente com o Sibec
Entre os dias 23/11 e 15/12, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) promoveu capacitação para profissionais que operam o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) no estado. A parceria com a Caixa Econômica Federal possibilitou a capacitação de seis turmas de servidores de 71 municípios mineiros. Foram certificados mais de 80% dos participantes do curso.
A capacitação foi realizada presencialmente, em Belo Horizonte, e contou com a participação de operadores do Sibec que atuam no setor do Cadastro Único nos municípios, preferencialmente aqueles que fazem a gestão de benefícios. A seleção dos profissionais para a capacitação considerou o Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M), tendo sido priorizados os municípios com os menores indicadores.
Novas turmas
Em 2024 serão ofertadas novas turmas para ampliar a qualificação sobre o sistema e suas novas funcionalidades para os profissionais que utilizam o Sibec em Minas Gerais.
Sibec
O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é uma ferramenta que permite a administração dos benefícios do Programa Bolsa Família. Neste sistema são realizados bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, suspensões e reversões de cancelamento e de suspensão nos benefícios das famílias atendidas, além de consultas e extração de arquivos, como relatórios gerenciais, calendário operacional e de pagamentos dos programas sociais.
Para mais informações sobre as capacitações sobre o Sibec, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Gestão do Cadastro Único e Programas Socioassistenciais pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..