Evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro na Universidade Federal de Viçosa, com objetivo de envolver os 64 municípios da área de abrangência da Diretoria Regional local
Nos dias 25 e 26 de outubro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Rede de Apoio à Pessoa Idosa do Estado de Minas Gerais (Rapi-MG), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a Diretoria Regional de Muriaé, vai promover o Seminário Regional e Minicursos AE Minas Gerais, com foco em atingir os 64 municípios de sua abrangência. O evento vai tratar das “Ações e Políticas para o Envelhecimento Ativo e Saudável no Estado de Minas Gerais”, e integra a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa. Clique aqui e veja a programação completa.
O seminário será realizado no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Viçosa (IPPDS/UFV), enquanto os minicursos serão ministrados no Departamento de Administração e Contabilidade (DAC/UFV). As inscrições podem ser feitas clicando aqui até o dia 23/10. O público-alvo envolve acadêmicos(as), gestores(as) e servidores(as) públicos(as), conselheiros(as) de direitos da pessoa idosa, ativistas dos Direitos da Pessoa idosa, investidores(as) sociais e demais pessoas interessadas.
O evento será uma oportunidade para gerar reflexões, compartilhar e trocar conhecimentos e fortalecer redes de apoio à pessoa idosa no estado, e contará com a participação efetiva do governo de Minas Gerais, por meio da Sedese, e envolverá unidades acadêmicas e administrativas da UFV e de universidades parceiras.
Programação
O primeiro dia será dedicado à realização do Seminário sobre a Agenda do Envelhecimento Ativo e Saudável no Estado de Minas Gerais – “AE Minas Gerais”, com início previsto para 13h30 e encerramento às 17h30. O objetivo é contribuir para fortalecer as ações e políticas no estado e a sua ampliação, e sensibilizar demais instituições e sujeitos a aderirem ao compromisso de fortalecer as políticas e promover o envelhecimento ativo e saudável.
Já o segundo dia será dedicado a dois minicursos, com os seguintes temas: Criação e Fortalecimento de Fundos de Direitos da Pessoa Idosa; e Diagnóstico Situacional para a Política da Pessoa Idosa.
Poderão se inscrever 50 pessoas para cada minicurso. Os participantes inscritos no Seminário AE Minas Gerais irão receber no e-mail cadastrado o link para escolha e inscrição em um dos minicursos oferecidos. Os minicursos serão ministrados simultaneamente, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h, de forma presencial, com aulas no DAC/UFV. Os participantes receberão um certificado confeccionado pela Universidade.
O Seminário Regional e Minicursos AE Minas Gerais é uma realização conjunta da Rede de Apoio à Pessoa Idosa do Estado de Minas Gerais; Sedese; Diretoria Regional de Muriaé; Grupo de Trabalho Espaços Deliberativos e Governança Pública (Gegop); Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi/UFV) e UFV.
O evento ainda tem apoio dos seguintes grupos: Fundação Arthur Bernardes (Funarbe); Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS); Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH/UFV); Departamento de Administração e Contabilidade (DAC/UFV); Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Departamento de Nutrição e Saúde (DNS/UFV); Plataforma Longeviver e Universidade Federal de Lavras (UFLA).