Oficinas, jogos, palestras e feira estão na agenda preparada pelo governo de Minas para incentivar a participação de jovens na construção de políticas públicas voltadas especialmente para este grupo
A Semana Estadual das Juventudes será realizada de 12 a 18/8, com programação na capital mineira e também em cidades do interior do estado. As ações, elaboradas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), contam com parceria do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), das Secretarias de Estado de Educação (SEE), e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Fundação Roberto Marinho, por meio da Co.Liga, escola digital, e apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A agenda oferece serviços como segunda via de documentos e encaminhamento de currículos por meio do Sine, além de vasta programação educativa e cultural.
Durante toda a semana, jovens mineiros poderão participar de eventos e discutir com gestores e sociedade civil medidas para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade social entre a juventude. Temas como participação social, saúde sexual e mental, dignidade menstrual, empregabilidade, empreendedorismo e acesso à cultura serão abordados por meio de palestras, exposições, feira, oficinas e jogos que consideram as especificidades, diversidades e pluralidades dos jovens mineiros. Como resultado, a expectativa é a construção conjunta e execução de políticas públicas que sejam alinhadas às demandas das juventudes, baseadas em evidências efetivas, visando a transformação social.
A abertura oficial da Semana será na quarta-feira (16), às 9h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte. Estará presente a secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana de Oliveira Pimentel, que enfatiza a relevância do evento, com a participação dos jovens como atores protagonistas na construção de ações efetivas para o desenvolvimento social da população do estado.
“Construir políticas públicas de forma transversal é sinônimo de sucesso nas entregas. Juntos, órgãos governamentais, iniciativa privada e sociedade civil chegaremos mais longe. A Semana Estadual das Juventudes se propõe a estreitar laços com os jovens mineiros, apresentar ações e discutir temas voltados para este grupo, que exerce fundamental importância para o processo de mudança e evolução da sociedade como um todo”, ressalta Mariana.
Dia Internacional da Juventude
Neste sábado, (12/8) é comemorado o Dia Internacional da Juventude. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e tem como objetivo enaltecer o papel dos jovens para gerar mudanças e conscientizar sobre os desafios da juventude.
A juventude compreende a faixa etária dos 15 aos 29 anos. Segundo o Atlas das Juventudes, 23,4% da população de Minas Gerais é de jovens.
Em 2023, a Semana das Juventudes será realizada em Belo Horizonte e em algumas cidades de várias regiões do estado. Confira:
Programação
12/8:
Portal Ser-DH publica artigo: Conselhos da juventude: a participação social na construção e gestão democrática política
13/8:
Portal Ser-DH lança Cartilha Digital: Políticas Públicas para as Juventudes
14/8:
Juiz de Fora
CRDH Itinerante - Trabalho e Juventude
Ouro Branco
Casa da Juventude
Evento empreendedorismo com jovens
15/8:
Teófilo Otoni
8h às 9h30: Palestra Sobre Diversidade
Local: Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo
Endereço: R. Helmuth Neuman, 500 - São Jacinto
Belo Horizonte
14h: Jogos Amistosos da Juventude
Local: Centro Universitário UNIBH - entrada lateral. Rua Líbero Leone, 259 - Buritis
16/8:
Belo Horizonte
Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Endereço: Rua Guaicurus, 50 - Centro
9h às 17h: PERIFEIRA - Feira de Economia Solidária
Iniciativa de economia criativa, por meio de construção coletiva entre jovens artistas e empreendedores de Belo Horizonte e região metropolitana.
Durante todo o evento, a PERIFEIRA estará aberta para que os jovens das escolas selecionadas possam ter contato com os produtores da feira, que conta com expositores de diversos segmentos e venda de produtos de gastronomia, arte, literatura e moda.
9h às 11h20: Abertura e ciclo de palestras
9h30: Oficina de Produção Audiovisual (Co.liga) - Cinema de Gambiarra da Co.Liga
11h20 às 12h: Apresentação de SLAM
Slam (ou Poetry Slams) são batalhas de poesia falada que comemoraram nos anos 1980 nos Estados Unidos. Muitos chamam de “esporte da poesia falada” e, como aparece no documentário-lançado Slam: Voz de Levante, o responsável pelos recém-nascidos o primeiro Slam, Marc Kelly Smith, alega que esperava utilizar a lógica da competição como forma de chamar a atenção para o texto e performance dos poetas.
14h às 16h: Ciclo de palestras
14h: Oficina de Produção Audiovisual (Co.liga) - Cinema de Gambiarra da Co.Liga
16h às 16h30: Apresentação de SLAM
16h30 às 17h: Oficinas de Forró do Kilamba
16h30 às 17h: Oficina de funkultura do Cabana
17/8:
Belo Horizonte
Auditório da Uemg e transmissão on-line
9h às 16h30: Formação com Gestores e Diretores Regionais
Endereço: Av. Prudente de Morais, 444, andar térreo - Cidade Jardim
18/8:
Belo Horizonte
Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Endereço: Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte
9h às 17h: PERIFEIRA - Feira de Economia Solidária
Iniciativa de economia criativa, por meio de construção coletiva entre jovens artistas e empreendedores de Belo Horizonte e região metropolitana.
Durante todo o evento, a PERIFEIRA estará aberta para que os jovens das escolas selecionadas possam ter contato com os produtores da feira, que conta com expositores de diversos segmentos e venda de produtos de gastronomia, arte, literatura e moda.
9h às 11h: Ciclo de palestras: Comunidades e esportes
10h30 às 11h: Apresentação de Hóquei
15h às 16h: Ciclo de palestras: Comunidades e juventude
15h às 16h: Oficina de Capoeira
16h às 17h: Oficina Vogue femme do Fica Vivo Serra
Serviço
Semana Estadual das Juventudes 2023
Data: 12 a 18/8
Horários: de 8h às 17h
Locais: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Branco e Teófilo Otoni