Com geração de 26.983 postos de trabalho, o setor de serviços liderou os números de contratação

O estado ficou na 2ª posição do ranking das unidades da federação com maior saldo, ficando atrás apenas de São Paulo, que gerou 65.356 postos de trabalho. No comparativo com o mesmo período do ano passado foi registrada geração de 38.251 empregos formais. E no acumulado do presente ano, a geração de empregos totaliza 25.164 postos, resultado de 413.764 admissões e 388.600 desligamentos.
Numa análise por atividade econômica, o setor que liderou a geração de empregos foi o de Serviços (16.539), seguido de Indústria (6.000), Agropecuária (3.363), Construção (2.558) e Comércio (-1.477).
A diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), Amanda Siqueira Carvalho, avalia os motivos do saldo positivo. “A análise do cenário demonstra que esses destaques verificados nos segmentos de indústria e serviços, que lideram as aberturas das vagas de emprego, podem ser atribuídos à atração de investimentos realizada pelo Governo de Minas nos últimos anos”.