A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi a grande vencedora do 7º Prêmio Inova Minas Gerais na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”. O projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi considerado um modelo de sucesso na implementação de políticas públicas.
A iniciativa foi escolhida a partir de votação popular. Ao todo foram 117 trabalhos inscritos e a Ciptea foi uma das seis selecionadas para concorrer ao Prêmio. A Carteira de Identificação garante a inclusão e o acesso das pessoas com autismo na área de saúde, educação e assistência social, viabilizando o atendimento preferencial dessa população em serviços públicos e privados.
Para o subsecretário de Direitos Humanos, Duílio Campos, a conquista do prêmio representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, pensado para melhorar a vida das pessoas. “Ser vencedor do Prêmio Inova no momento em que realizamos a XIII Semana dos Direitos Humanos e das Juventudes, tem um sentido ainda mais especial, de estarmos no caminho certo, de conexão direta com os anseios da sociedade”, comemora.
A implementação da Ciptea em Minas garantiu às pessoas com autismo e seus responsáveis legais o acesso a um documento oficial de identificação reconhecido nacionalmente, padronizado em âmbito estadual e emitido com segurança e proteção.
Já foram emitidas 6.672 carteiras. O documento ampliou a autonomia e a liberdade dos usuários, como de Katariny Matos Esteves, que expediu a Ciptea para a filha, Clara. “Com a carteira fica muito mais fácil comprovar a necessidade da minha filha. Antes eu precisava carregar laudo médico para cima e para baixo toda vez que precisava de um atendimento. Agora eu apresento o documento e não preciso mostrar mais nada”.
A Ciptea
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um documento que contém informações de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, contato de emergência e pode conter informações de seu representante legal/cuidador, para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço.
Para desenvolver a Ciptea, a Sedese contou com a colaboração de associações, conselhos, representantes da sociedade civil e futuros usuários do serviço que foram ouvidos para que a implantação do serviço fosse assertiva.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Sedese, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), e estruturação do Laboratório de Inovação do Governo (Lab.MG).
A Ciptea é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto-atendimento e a prioridade no atendimento mediante a apresentação do documento pelo cidadão. O documento pode ser solicitado de forma virtual, pelo site https://cidadao.mg.gov.br ou de forma presencial, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI).
Para mais informações sobre o serviço clique aqui.