O estado de Minas Gerais aderiu, no último sábado (8/08), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), ao Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve). A adesão, também realizada por outros gestores estaduais, foi formalizada em uma cerimônia virtual, que fez parte da programação da Semana Nacional da Juventude.
Instituído pelo Estatuto da Juventude e atualizado pelo Decreto nº 10.226/2020, o Sistema Nacional de Juventude é um mecanismo de articulação e organização da União, dos Estados, dos Municípios e da sociedade civil para a promoção, participação social e realização de debates acerca de políticas públicas para os jovens.
O estado de Minas Gerais foi representado no evento por Juliane Prado, assessora da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh) da Sedese. Ela ressalta que a ferramenta terá atuação importante na implantação de políticas públicas para a juventude, além de ampliar a divulgação de melhorias alcançadas. “O Sinajuve vai atuar como facilitador para melhorar a capilaridade das ações para a juventude no território mineiro, e através dessa parceria com o Governo Federal, conseguiremos avançar na condução dessas políticas dentro do nosso estado. Iniciativas como estas são o caminho para termos políticas mais efetivas”, destaca.
Além de Minas Gerais, participaram também representantes dos estados do Amapá, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Goiás. O evento foi transmitido ao vivo, e está disponível no canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.