Acessibilidade

Com foco nos adolescentes e jovens, Semana Estadual de Prevenção às Drogas aposta em vida saudável

Com evidências em torno do aumento do consumo de bebidas alcoólicas neste período de pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) dá início na próxima segunda-feira (22) à Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Com o tema “Eu acredito é na rapaziada #Prevençãoésoluçãosim”, a ação neste ano busca sensibilizar a população, especialmente adolescentes e jovens, para evitar o consumo excessivo, além de intensificar a difusão de informações sobre os problemas de saúde decorrentes do uso/abuso de substâncias psicoativas, especialmente o álcool e mobilizar a população a participar das diversas atividades, que serão realizadas em ambientes virtuais, ao longo da semana.

De acordo com pesquisa coordenada pela Fiocruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Unicamp, 18% dos 44.062 entrevistados relataram o aumento do uso de bebidas alcoólicas durante este período de pandemia. Além disso, relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), publicado em maio deste ano aponta que as medidas adotadas pelos governos de todo o mundo para conter a Covid-19 levaram, de alguma forma, à interrupção generalizada do acompanhamento das rotas de tráfico de drogas ilegais, principalmente por via terrestre e aérea.

Durante a Semana acontecerão várias lives, salas de bate papo e palestras, as quais podem ser acompanhadas por meio do Youtube e Facebook da Sedese. Como forma de convidar e mobilizar o público para a programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, vários vídeos produzidos por influenciadores culturais, esportistas e artísticos, que têm grande poder de mobilização entre jovens e adolescentes, foram divulgados nesta semana.

“Gostaria de conclamar a população mineira a acompanhar nas mídias sociais da Sedese toda a agenda da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, que aposta na perspectiva da promoção da saúde, valorização da vida, da qualidade de vida, de um projeto de vida saudável. É uma aposta na vida!”, enfatiza Soraya Romina, Subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sedese. Ela acrescenta que neste contexto complexo que estamos vivendo, sobretudo naquilo que se refere ao uso/abuso de álcool, várias propagandas que têm sido veiculadas em lives acabam incentivando o uso de bebidas alcoólicas.

“É muito importante esta ação da Sedese, neste contexto da pandemia de Covid-19, que impõe às pessoas o distanciamento e o isolamento social e traz desafios de toda ordem e, em especial, naquilo que se refere à promoção e cuidado com a saúde. Estou dizendo do uso abusivo, especialmente de álcool neste cenário de pandemia”, afirma a subsecretária.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania, do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais (Conead), do Instituto João Ayres, do Quarteirão Eletrônico, do Projeto Saúde: Trem Bom D+, do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), dentre outros atores estratégicos.

Confira aqui programação completa.