O CREAD tem como competência planejar, coordenar e implementar os processos de produção de dados, de disseminação da informação e de atendimento a pessoas que usam/abusam de álcool e outras drogas, seus familiares e rede de apoio.
Atividades desenvolvidas pelo Cread
- Orientações qualificadas;
- Acolhimento psicossocial;
- Grupos de orientação familiar – direcionados aos familiares e amigos de pessoas que usam/abusam de álcool e outras drogas, independente de quem usa a substância estar ou ter passado por tratamento;
- Grupos de prevenção de recaídas – direcionado às pessoas que usam/abusam de álcool e outras drogas, em abstinência, após passar por algum tipo de tratamento ou não;
- Grupos reflexivos, conforme demanda de áreas parceiras;
- Direcionamento para acolhimento temporário em Comunidades Terapêuticas Acolhedoras que possuem Termo de Colaboração com o Governo do Estado de Minas Gerais por meio da SEDESE/SUBPOD, desde que a pessoa:
- apresente quadro de uso/ abuso ou dependência de álcool e/ou outras drogas,
- tenha a vontade de ser acolhida em uma Comunidade Terapêutica Acolhedora (princípio da voluntariedade),
- apresente avaliação de saúde quanto à sua aptidão para ser acolhida temporariamente neste modelo de instituição (a equipe técnica fará as orientações necessárias).
- Assessoramento técnico aos serviços e redes municipais;
- Atividades informativas e de prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas como: palestras, cessões de cinema comentado, rodas de conversa e dinâmicas;
- Gestão da plataforma de Ensino a Distância – Formação-SUBPOD/CREAD.
Para acessar qualquer serviço do Cread, é só entrar em contato por um de nossos canais:
Telefone - (031) 3273-6204 E-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadora do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas – CREAD
Michelle Ralil da Costa
Telefone - (31) 3915-4622 E-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.