O programa tem como princípio a política pública baseada em evidências e o diálogo constante com os gestores locais e, dessa forma, em cada Regional ocorrerá o ciclo de implementação que buscará compreender as especificidades da região, todavia, produzindo planejamentos específicos para cada município. Abaixo é possível ver os marcos do nosso Processo de Implementação, a ordem dos acontecimentos e no que consiste cada etapa:
Para compreender um pouco mais sobre o Processo de Implementação, assista nosso vídeo.
Assinatura do Acordo: A implementação do Percursos começa com a apresentação do programa para as gestões municipais da Regional de referência e, em seguida, com a assinatura do acordo de cooperação entre a Sedese e o Município.
Diagnóstico local: Identificação dos principais desafios sociais e potencialidades nas regiões selecionadas através de diagnóstico local, realizado a partir de dados secundários e dinâmicas de pesquisa juntamente com os municípios.
Desenhos da ações: A partir dos dados do diagnóstico local, a equipe da Sedese irá selecionar quais ações irão compor o portfólio de projetos da regional. Os projetos escolhidos poderão ser tanto internos da Sedese quanto de outras secretarias. Todavia, os projetos externos à Sedese passarão por avaliação executiva dos secretários envolvidos.
Planejamento local: validação do planejamento dos projetos com as equipes técnicas das gestões municipais . Os produtos dessa fase são dois documentos que apresentam os cronogramas dos projetos e a forma de atuação do Percursos Gerais na região.
Início da implementação - A partir da validação do planejamento serão iniciadas as atividades dos projetos de forma coordenada.
Para mais informações, assista o vídeo sobre o Planejamento Local.
Monitoramento e Avaliação dos resultados: durante a execução dos projetos serão realizados ciclos de monitoramento interno da Sedese e demais secretarias e, ao final, uma avaliação dos resultados alcançados.