Noticias

As Diretorias Regionais de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, Salinas, Paracatu e Montes Claros promoveram na última quinta-feira (16/9) o Encontro Regional sobre o "Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI". Com o objetivo de promover um diálogo sobre a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o evento contou com mais de 130 participantes, entre gestores e técnicos municipais da Assistência Social da região.

Mediado pela diretora regional da Sedese de Patos de Minas, Mariama Sousa, o encontro contou com uma palestra da Analista de Gestão de Políticas Públicas em Desenvolvimento da Sedese, Patrícia de Fátima Pantaleão. “É muito importante que a equipe tenha clareza quanto ao papel e competência do Creas e trabalhe em conjunto, compartilhando informações, experiências e conhecimentos. É necessário que pactuem fluxos e protocolos para a qualificação das ações, considerando os princípios éticos e o respeito ao sigilo profissional”, enfatizou Patrícia Pantaleão.

A ocasião contou com um espaço para esclarecimento de dúvidas mediado por Any Karoline, Analista de Gestão de Políticas Públicas em Desenvolvimento da Sedese Montes Claros e respondidas pela Patrícia Pantaleão. O servidor Rafael Andrade, Analista da Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Subsecretaria de Assistência Social, também participou fazendo contribuições relevantes ao tema.

Para a diretora Regional de Montes Claros, Janice Borem, a realização do evento com a temática do PAEFI foi muito importante para o aprimoramento dos serviços socioassistenciais dos territórios que possuem o Creas. “Realizar ações de apoio técnico é uma das funções das Diretorias Regionais e poder fazer parte de uma ação em parceria com outras diretorias só fortalece o nosso trabalho e proporciona momentos de orientações e troca de saberes”.

Durante a realização do evento, os gestores e técnicos municipais destacaram a importância destes encontros: “Evento esclarecedor. Muito proveitoso. Muito obrigada pela oportunidade” e “Parabéns Patrícia pela bela explanação, o trabalho social com famílias no Creas é bem complexo, demanda muito estudo”.

Estão abertas as inscrições para 90 vagas em cursos de capacitação profissional nas áreas de pedreiro de alvenaria, eletricidade predial e corte e costura nas cidades de Uberaba (10 vagas), Barbacena (60 vagas) e Sete Lagoas (20 vagas).

As vagas são destinadas para pessoas maiores de 18 anos em busca de recolocação no mercado de trabalho e, preferencialmente, que estejam abaixo da linha da pobreza. Os cursos são oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As capacitações fazem parte do Projeto Recomeço, iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que tem como objetivo unir quem emprega a quem precisa trabalhar.

O projeto visa conectar as vagas de emprego abertas nas empresas com o público-alvo do projeto, fragilizado especialmente pelos impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19.

A partir de parcerias firmadas também são oferecidos cursos para o ensino de um ofício e capacitações, possibilitando assim oportunidades de emprego e renda para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho.

A inscrição é feita diretamente na unidade do SENAI que está ofertando as vagas em cada município.

Uberaba – 10 vagas

Iniciação em Noções de Corte e Costura e Aperfeiçoamento em Corte e costura de roupas

Inscrições: "SENAI Uberaba CFP Fidelis Reis

Rua Praça Frei Eugênio, R. São Benedito, 85, Uberaba - MG

Mais informações: https://bityli.com/tznK3

Barbacena – 60 vagas

Iniciação em Noções em Pedreiro e Aperfeiçoamento em Pedreiro de alvenaria

Iniciação em Noções de Segurança em Eletricidade e Aperfeiçoamento em Eletricidade Predial

Inscrições: "SENAI Barbacena CFP Olavo Machado

Praça Dom Bosco, 88 - Carmo, Barbacena - MG

Mais informações: https://bityli.com/mkF5M

Sete Lagoas – 20 vagas

Iniciação em Noções de Segurança em Eletricidade e Aperfeiçoamento em Eletricidade Predial

Inscrições: "Senai Sete Lagoas Fundação Zerrenner

Av. Cornélio Viana, 992a - Nossa Sra. do Carmo II, Sete Lagoas - MG

Mais informações: https://bityli.com/gwtTM

Na tarde desta terça (14/9) a secretária de Estado de Desenvolvimento Social Elizabeth Jucá participou de uma reunião virtual com gestores e técnicos da Regional Sedese de Passos. Com a temática “Liderança, desafios e entregas da gestão” a secretária fez um panorama sobre o trabalho realizado pela Sedese, apresentou os desafios enfrentados e destacou o papel das regionais para a aproximação do governo com os municípios. “A regionais são os olhos e ouvidos da região de vocês. Nós estamos aqui para apoiar todos os municípios. Queremos crescer com eles”, afirmou Elizabeth Jucá.

O diretor da regional de Passos Fernando Reis afirmou que a câmara técnica de assistência social é um espaço de diálogo franco entre gestores e técnicos para que o apoio técnico seja mais efetivo.

De acordo com a secretária, é de extrema importância que as lideranças estejam alinhadas para que todos os desafios sejam enfrentados com planejamento. “Hoje, em Minas, temos 1,7 milhão de famílias abaixo da linha da pobreza. Em janeiro de 2020, tínhamos 1, 2 milhão. Os estudos mostram que podemos chegar a 1,8 milhão até 2022”, afirma Elizabeth.

No entanto, Jucá afirmou que estes dados ainda não estão refletidos no CadÚnico e que eles podem causar impactos em diversas áreas. “O CadÚnico é base para todas as outras políticas e isso vai refletir no planejamento de ações, não só da assistencial social”. Complementando a secretária, Fernando Reis afirmou que os números são indicadores para que os gestores comecem a pesquisar onde está a causa, além de auxiliar no entendimento da realidade de cada município.

No que se refere ao papel de liderança exercido pela atual gestão na política social a secretária ressaltou que o estado busca induzir a autonomia das famílias, para que elas deixem a situação de vulnerabilidade social.

Na ocasião, também foi apresentado o Projeto Recomeço que tem o objetivo de unir quem emprega a quem precisa trabalhar. O projeto surgiu da preocupação do estado com o empobrecimento da população após o fim do auxílio emergencial, no fim de 2020.

“Os desafios são enormes. Lidamos com pessoas. A gente precisa entender, se colocar no lugar deles”, finalizou Elizabeth Jucá.

Participaram também do encontro o prefeito de São José da Barra, Paulo Sergio Leandro de Oliveira, Henrique Rodarte da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio do Rio Grande (Ameg) e o superintendente de Segurança Alimentar da Sedese, Henrique Carvalho.

A competição virtual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (e-JEMG) iniciou as disputas de 8 Ball Pool, famoso jogo on-line de sinuca, acessível através de computadores ou smartphones. São dois módulos de categoria mista, com total de 200 estudantes inscritos. 

Os primeiros confrontos foram disputados na terça-feira, 14/9, e seguem acontecendo hoje (16/9). As informações foram divulgadas no Boletim 1 de 8 Ball Pool, que contém o emparceiramento da modalidade. O Boletim 2 será divulgado na próxima sexta-feira, dia 16, neste link

O e-JEMG, iniciativa do Governo de Minas realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Todas as novidades sobre o e-JEMG podem ser acompanhadas pelo site da Sedese, ou nas redes sociais da Secretaria.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Estado de Esportes (Subesp) divulgou, nesta terça-feira (14/9) o Relatório dos Dados dos Índices Definitivos do ICMS Esportivo com a listagem dos municípios habilitados e as pontuações referentes ao ano-base 2020. Os Municípios contemplados receberão os recursos em 2022.

Para obter o resultado do ranking, a Diretoria de Fomento e Organização de Políticas Esportivas (DFOPE) analisou as informações e o conjunto de documentos comprobatórios dos programas/projetos cadastrados tempestivamente pelos municípios habilitados no Sistema de Informação ICMS Esportivo (icms.esportes.mg.gov.br).

Em 2021, relativo ao ano-base 2020, as análises dos programas/projetos esportivos executados pelos municípios foram realizadas a partir do Sistema de Amostragem. Concluída a análise, a DFOPE procedeu pela aprovação total ou parcial, ou a reprovação dos programas/projetos.

Os municípios tiveram até o dia 8 de julho de 2021 para contestarem a decisão da DFOPE. Estes recursos foram julgados pela instância superior da Sedese e os municípios receberam, via e-mail do gestor cadastrado e pelo Sistema de Informação ICMS Esportivo, o resultado dos recursos.

Cabe ressaltar que após a decisão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social não há mais possibilidade de recurso na esfera administrativa. O resultado das impugnações foi incorporado no Relatório dos Dados dos Índices Definitivos do ICMS Esportivo – ano-base 2020, disponível em: https://bit.ly/relatorioanobase2020

 

Os municípios que tiverem dúvidas sobre o resultado final de pontuação no ICMS Esportivo – ano-base 2020 – podem entrar em contato com a DFOPE pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Sistema de Informação ICMS Esportivo. 

ICMS Esportivo – Ano-Base 2020 em números:

374 municípios habilitados para comprovação de programas/projetos;

4.077 programas/projetos comprovados;

261 programas/projetos impugnados

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 Marca Participacao PNPC

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade