Investimento do Governo de Minas fortalece presença de atletas no paradesporto nacional
Mineiros são convocados para semana de treinamento paralímpico com apoio de projeto estadual
Com apoio do Governo de Minas, por meio dos Núcleos de Fomento ao Paradesporto (NFP), o município de Três Corações alcançou um feito inédito: foi o único representante mineiro na 2ª Semana de Treinamento de Lançamentos, Fundo, Cadeira e Petra – 2025, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
A convocação para o evento do professor Juarez Luiz Abrão e do atleta Tiago Tomé de Oliveira, integrantes do projeto Superando Desafios, é reflexo direto do trabalho desenvolvido no município com apoio do NFP, que desde 2019 já destinou mais de R$ 180 mil em recursos para a formação e manutenção do núcleo local.
O professor Juarez Luiz fez questão de agradecer essa oportunidade, "O NFP veio para estruturar, consolidar e ampliar mais ainda as ações envolvidas aqui em Três Corações. Nós só temos a agradecer ao estado de Minas e à Sedese por nos proporcionar essa oportunidade de sermos parceiros no desenvolvimento do esporte paralímpico em Minas Gerais,” declara o professor.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela destaca que esse é apenas o começo dos avanços que tem pela frente.
"O investimento do Governo de Minas, por meio dos Núcleos de Fomento ao Paradesporto, é um exemplo claro de como a união de esforços pode transformar a realidade dos atletas com deficiência. A inclusão no esporte é uma poderosa ferramenta de cidadania e desenvolvimento, e estamos muito orgulhosos do sucesso alcançado em Três Corações, que representou Minas na 2ª Semana de Treinamento Paralímpico. Esse é apenas o começo de muitas outras ações que estamos promovendo em todo o Estado, "afirma a secretária.
Avanços no paradesporto em Minas
O evento aconteceu entre os dias 4 e 10 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Reuniu atletas de alto rendimento e da base, com acompanhamento técnico da Seleção Brasileira e avaliações conduzidas por especialistas em ciência do esporte.
Os representantes mineiros foram os únicos selecionados do estado para participar da programação, que incluiu treinamentos específicos em arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.
O núcleo de Três Corações é mantido pela Secretaria Municipal de Esportes e se tornou referência em inclusão por meio do esporte. A cada edital, amplia a formação de atletas com deficiência e promove resultados expressivos no cenário nacional.
Um dos beneficiados pelo projeto é o atleta Tiago Tomé de Oliveira, convocado para a semana de treinamento paralímpico. Segundo ele, o apoio do Governo de Minas foi decisivo para essa conquista.
"Foi com o apoio do núcleo de fomento ao paradesporto que tive acesso a melhores condições de treino e pude disputar competições importantes. Graças ao projeto Superando Desafios, essa convocação se tornou possível. Hoje, sigo confiante de que novas oportunidades vão surgir para que eu realize o sonho de ser um atleta paralímpico", afirma o atleta.
No edital de 2024, o município foi selecionado, com o valor de repasse de quase R$ 100 mil. O novo convênio será formalizado após o encerramento do atual, referente ao edital anterior.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social destaca o papel dos NFPs na construção de uma política pública voltada para a cidadania e a excelência esportiva, com foco na formação de talentos e no fortalecimento da inclusão.