Paradesporto

A Subsecretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais – Subesp executa e articula ações esportivas específicas para as pessoas com deficiência, assim como desenvolve políticas de inclusão por meio de programas com oferta de atividade física e esportiva abrangendo o público com e sem deficiência.

Missão
Aprimorar as condições para que as pessoas com deficiência evoluam de uma situação de vulnerabilidade para autonomia social através de ações esportivas, priorizando a concepção e a execução de políticas de inclusão aplicadas às regiões de maior vulnerabilidade social, racionalizando o uso de recursos e focando esforços em esportes inclusivos.

Visão de futuro
Ampliar a participação das pessoas com deficiência nas políticas públicas ofertadas pela Subesp auxiliando no processo de inclusão e melhoria da qualidade de vida das mesmas, despontando talentos para o paradesporto assim como auxiliar na trajetória esportiva das pessoas com deficiência.

Ética: atuar em ações relativas ao esporte e atividade física observando os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, interesse público e economicidade.

Transparência: tornar suas ações disponíveis e acessíveis à sociedade.

Sustentabilidade: atuar visando qualidade de vida com responsabilidade social, econômica, cultural, ambiental e fiscal.

Inovação: Programas inclusivos e específicos para pessoas com deficiência em busca do desenvolvimento de ações a partir da percepção da demanda da população com deficiência.
A Subesp oferta programas ou projetos que procedem de políticas públicas voltadas para as pessoas com e sem deficiência, sendo elas:
Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG
Jogos do Interior de Minas – JIMI
Geração Esporte
Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Lei de Incentivo ao Esporte
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS Nº 02/2019 -  LEI ESTADUAL DE INCENTIVO AO ESPORTE –(Encerrado dia 10 de outubro de 2019 - quinta-feira). Atividade físicas e esportivas para pessoas com deficiência. Para mais informações, clique aqui.

Modelo Padrão

Serviço:
Esporte para pessoas com deficiência - Paradesporto
Você também pode conhecer acessar esses serviços em:
Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG
Jogos do Interior de Minas – JIMI
Geração Esporte
Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Lei de Incentivo ao Esporte

O que é?
Paradesporto são modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência.
Curiosidade
Paralímpico são as modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência que fazem parte do quadro de modalidades reconhecidas pelo comitê Paralímpico Brasileiro. 
Portanto, todas as modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência recebem a nomenclatura de paradesporto e/ou paradesportiva e dentre elas algumas são Paralímpicas.

Quem pode utilizar estes serviços?
Pessoas com deficiência.

Como participar:
A inscrição é realizada através dos sites dos Programas.

Etapas do serviço:
São definidas conforme cronograma de cada programa.

Contato para maiores informações:
(31) 3915-4637/4608/

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

Coordenação de tecnologia, informação e comunicação

 

Selo OGE

 

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - BH / MG

CEP: 31630-900