O Monitor do Mercado de Trabalho Mineiro é uma iniciativa da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, por meio da Diretoria de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho, que tem por objetivo ser um instrumento de consulta aos principais dados sobre a temática de trabalho e emprego de forma eficiente, simples e acessível. A proposta consiste em fornecer análises instantâneas, dinâmicas e interativas do mercado de trabalho de Minas Gerais, oriundas da junção de variáveis de determinadas bases. Com isso, é possível contribuir para o planejamento de políticas públicas baseadas em evidências na área do trabalho.
O monitor fornece:
- Movimentação do mercado de trabalho (admitidos, desligados, saldo de empregos) com diversos níveis de desagregação social e regional;
- Vínculos ativos com todos os níveis de desagregação social e regional possíveis;
- Caracterização de determinados públicos dentro e fora do mercado de trabalho formal;
- Análise quantitativa dos setores econômicos de Minas Gerais;
- Recortes demográficos;
- Caracterização do público empregado em cada setor econômico.
Para isso são utilizadas as bases do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/Ministério da Economia), Relação Anual de Informações Sociais (Rais/Ministério da Economia), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/IBGE) e o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol). Em breve novas bases serão incorporadas à ferramenta e sua atualização será feita periodicamente.
Contato equipe responsável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para acessar o Monitor do Mercado de Trabalho Mineiro, clique aqui.
Para acessar Diagnóstico do Mercado de Trabalho, clique aqui.