O Protocolo Fale Agora é ferramenta de enfrentamento à violência sexual contra a mulher nos espaços de lazer e turismo de Minas Gerais. Desenvolvido pela SEDESE, o Protocolo reúne informações e orientações sobre como prevenir e lidar com ocorrências desse tipo de violência, como prestar primeiro atendimento humanizado às vítimas e sobre quais são os fluxos de atendimento, com indicação de serviços e órgãos de referência no estado. Foi baseado no protocolo “No Callem”, desenvolvido pelo governo de Barcelona em 2018 para combater agressões sexuais e violência machista em espaços de lazer da cidade, e adaptado para o contexto mineiro.
Pode ser aplicado em qualquer caso de violência sexual cometido contra vítima maior de 18 (dezoito) anos, em função das especificidades do acolhimento e encaminhamento dos casos de vítimas menores de idade.
Acesse aqui Protocolo Fale Agora
OBJETIVOS
Capacitar os colaboradores dos espaços de lazer e turismo de Minas Gerais sobre como prevenir e lidar com ocorrências de violência sexual;
Orientar sobre como oferecer um primeiro atendimento humanizado às vítimas;
Conscientizar os frequentadores quanto a se tratar de local que combate à violência sexual e presta apoio às vítimas, para que estas se sintam seguras em pedir ajuda aos colaboradores;
Contribuir para que os espaços de lazer e turismo sejam seguros para as mulheres mineiras.
A política é executada através de capacitações presenciais ou EAD, rodas de conversa com diferentes públicos, campanhas, materiais informativos, e possui diversos eixos, como violência contra mulheres no meio esportivo, no ambiente de trabalho e em datas comemorativas como o carnaval.
Para mais informações e/ou solicitação de capacitações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..