Minas Programando

O projeto Minas Programando é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais com o objetivo de ofertar vagas em cursos de qualificação profissional na área de tecnologia da informação para mineiros e mineiras. 

Oferta

O projeto tem objetivo de promover a inclusão digital e produtiva de públicos em situação de vulnerabilidade social, e espera qualificar 2.000 pessoas – prioritariamente mulheres – até o final de 2022, em cursos com cargas horárias entre 160 e 280 horas/aula. Dentre os cursos previstos, estão:

  • Operação de Computador
  • Programação Web
  • Administração de Banco de dados
  • Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
  • Programação de Dispositivos Móveis
  • Programação de Sistemas
  • Administração de Redes

Além do curso de qualificação profissional, participantes do Minas Programando terão acesso a atividades como seminários, workshops, mentorias e conteúdos voltados para orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais.

Desigualdades no mercado de trabalho de TI

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está aquecido e vem oferecendo oportunidades de emprego. Entre 2012 e 2018, o número de estabelecimentos e o de vínculos formais de emprego nesse setor cresceram 7% e 9%, respectivamente, em Minas Gerais. Somado a este cenário, estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indica que até 2024 o Brasil poderá ter um déficit de 270 mil profissionais na área de TIC, sendo que habilidades e competências de programação são apontadas como mais demandadas pelas empresas. Ainda assim, as mulheres representam menos de 40% dos profissionais de TIC, e mulheres negras tem uma participação ainda mais restrita, o que sugere um contexto de desigualdades de gênero e raça no acesso aos postos de trabalho do setor.

Dessa forma, são fundamentais projetos de inclusão produtiva, como o Minas Programando, para que os empregadores não sofram com escassez de mão de obra qualificada e para que toda a população, principalmente a mais vulnerável, tenha as condições de acessar essas oportunidades e se beneficiar do crescimento proporcionado pelo setor.

Inscrições abertas

Curso: Programador Web - 60 vagas

Instituição ofertante: Utramig

Carga horária: 200 horas

Período de inscrições: até 16 de abril

Início das aulas: 10/05/2021

Para se inscrever, clique aqui!

 

LOGO BRANCA

 

   Selo OGE

 

 

 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

CNPJ: 05.465.167/0001-41

 

Endereço:

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves 

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143

Prédio Minas, 14º andar

Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG

CEP: 31630-900

 

Siga nossas redes:

 facebook     twitter instagram   

 

Horário de funcionamento:

08:00h às 18:00h 

 

Aspectos legais e responsabilidades

Política de Privacidade